Email Marketing

4 dicas para construir bons templates de e-mail

15 Abril, 2024 (actualizado) |

Neste texto listamos 4 dicas para investir em bons templates de e-mail. Confira!

Muita gente acredita que o e-mail marketing é uma ferramenta ultrapassada. Isso acontece quase sempre porque as empresas não investem numa boa estratégia digital. Além disso, as pessoas também não costumam explorar os vários recursos contidos no contexto do correio eletrónico — entre eles, o template de e-mail.

No entanto, o e-mail marketing está mais vivo do que nunca. Este é um excelente canal para obter as informações dos seus contatos e tem elevado potencial de conversão. Para ter sucesso nas suas campanhas digitais, é essencial ter atenção a algumas práticas recomendadas, como fazer uso de um bom template de e-mail.

Mas o que são templates? Basicamente, tratam-se de modelos práticos, nos quais é possível editar imagem e texto. Este é um recurso já pronto para, por exemplo, criar campanhas de e-mail marketing e envios recorrentes de newsletters. A estrutura permanece a mesma, apenas o conteúdo é modificado.

Neste texto listamos 4 dicas para investir em bons templates de e-mail. Confira!

1. Como os templates influenciam nas campanhas digitais

Numa estratégia digital, é bem provável que existam ações de envios de e-mail marketing. Com o uso de templates, o processo torna-se muito mais otimizado. Ou seja, a equipa terá que se esforçar muito menos na criação das mensagens e poderá concentrar-se em aspectos mais estratégicos.

Dessa forma, contar com templates com design impecável é essencial para criar influência e promover um conteúdo de qualidade, bem direcionado para os interesses e as necessidades dos clientes.

2. Como escolher o template adequado para uma campanha

O template da sua escolha deve estar muito alinhado ao objetivo estabelecido pela empresa. Assim, ele deve variar e seguir algumas orientações de estilo. Existem inúmeras possibilidades, mas tem que nos prometer que vai utilizá-las criteriosamente, conforme o estágio da persona na jornada de compra, ok?

Caso contrário, uma estratégia que poderia ser incrível e render resultados surpreendentes pode ir por água abaixo. Confira algumas ideias de e-mails criativos.

E-mail de apresentação pessoal

Um e-mail de apresentação pessoal, por exemplo, pode ser uma excelente oportunidade para que o contato conheça o seu negócio. Além disso, reforça a sua proposta de valor. Mas tenha o cuidado de enviar esse e-mail num horário estratégico.

Talvez seja interessante fazer o envio antes do almoço ou próximo do fim do expediente, quando as pessoas, em tese, estão mais relaxadas. Afinal, ninguém merece receber e-mail marketing de apresentação de uma empresa às 10 da noite de uma sexta-feira, certo?

E-mail para oferecer um incentivo

No e-mail de boas-vindas, também tem uma ótima oportunidade para incentivar o potencial cliente a realizar a sua primeira compra. Se esse contato se inscreveu para testar o seu produto ou receber a sua newsletter, por exemplo, pode oferecer um voucher ou realizar uma promoção exclusiva para determinado grupo de pessoas.

E-mail sazonal

Se tem a ver com a sua marca, crie e-mail sazonais. Caso o seu produto esteja muito relacionado a épocas como verão, início das aulas, Natal, Dia da Mães ou Black Friday, realize promoções para celebrar essas datas. O e-mail sazonal ainda é uma excelente oportunidade para enviar uma mensagem de aniversário ou oferecer um brinde em troca do reconhecimento da sua marca.

Poderíamos falar de diversos outros tipos de e-mail. Como o espaço é limitado, não foi possível apresentar todos, mas já falamos sobre isso e detalhamos 21 tipos de e-mails marketing criativos para se inspirar. Nesse processo, é essencial ter em mente o que deve ser avaliado, como veremos a seguir.

3. O que é preciso avaliar num template de e-mail

Para que a sua estratégia aconteça sem nenhum tipo de erro — o que, diga-se de passagem, pode causar a repulsa de um cliente —, é indispensável que realize uma checklist dos seus templates de e-mail. Nessa lista precisará ter atenção a alguns pontos a serem considerados, como:

  • largura da newsletter;
  • proporção texto-imagem;
  • tamanho do assunto;
  • cores;
  • fontes;
  • CTA.

Nesse contexto, é essencial lembrar que essas recomendações abrangem aspectos como copy, a parte gráfica e a compatibilidade com os diversos leitores. Lembre-se de que o foco sempre deve estar na otimização da conversão.

Por outras palavras, o que vai fazer com que a sua empresa se destaque de fato é a utilização do e-mail de forma correta, ou seja, o envio da mensagem certa para conquistar o objetivo definido pela organização.

Os templates de e-mail ficam interessantíssimos quando são personalizados e adaptados para que o seu negócio tenha uma identidade única em relação ao design e ao conteúdo. Lembre-se de que, para ter sucesso em e-mail marketing, é necessário promover a união de diversos aspectos, como:

4. Como construir um e-mail de qualidade

Existem alguns erros muito comuns nos envios de e-mail marketing que podem detonar a sua estratégia. Veja a seguir como evitar alguns deles.

Utilize mais do que uma imagem

Usar apenas uma imagem faz com que o e-mail marketing fique muito pobre de informação. Lembra-se do ditado que diz que uma imagem vale mais do que mil palavras? Aqui, no entanto, pode trocar o “uma” por duas, três ou quatro, dependendo do seu objetivo.

Afinal, as fotos podem ser essenciais para atingir o objetivo de se conectar com o cliente, mas é preciso ter muita atenção! As imagens precisam de boa qualidade e estar dentro do contexto. Além disso, tenha em mente que elas precisam ser reais. Afinal, ninguém quer fazer negócio com encenações ou cenários irreais.

Defina um objetivo

Todo o template tem que ter um porquê muito claro. Lembre-se de que o objetivo é sempre fazer avançar o cliente para a próxima etapa da sua jornada de compra. Além disso, é imprescindível que esteja focado em entregar valor ao utilizador. Ou seja, o conteúdo deve, ao mesmo tempo, gerar interesse no leitor e estar alinhado ao objetivo da companhia.

Mantenha um padrão

Talvez fique tentado a mudar os seus templates constantemente. Nada impede que isso aconteça, mas é importante que essas mudanças ocorram de forma muito cuidadosa. As alterações devem ser feitas somente para aperfeiçoar os bons resultados.

Por isso, se estiver satisfeito com os números, é crucial manter a identidade dos seus e-mails. Uma forte identidade visual fará com que todos reconheçam as suas mensagens imediatamente.

Agora que sabe mais detalhes a respeito do template de e-mail, chegou o hora de colocar a mão na massa. Definitivamente, ele é essencial para o sucesso da sua estratégia online. Para ter êxito neste tipo de ação, lembre-se de realizar sempre campanhas de e-mail marketing muito alinhadas às suas metas.

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One thought on “4 dicas para construir bons templates de e-mail

    Avatar
    Jesiel Bautista Campoy
    7 Maio, 2018

    Muito bom o artigo “4 dicas para construir bons templates de e-mail” – De fácil entendimento e interação.

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