E-commerce

5 Estratégias para Aumentar as Vendas

29 Dezembro, 2017 |

O fim de ano é uma das épocas mais aguardadas pelos mais diversos segmentos do retalho… E, para este ano de 2017, a expectativa está ainda maior. Para garantir que a sua loja aumente neste final de ano, as suas vendas, não deixe de conferir as dicas que preparamos para si a seguir: ContentsDica nº1. Garanta […]

O fim de ano é uma das épocas mais aguardadas pelos mais diversos segmentos do retalho… E, para este ano de 2017, a expectativa está ainda maior.

Para garantir que a sua loja aumente neste final de ano, as suas vendas, não deixe de conferir as dicas que preparamos para si a seguir:

Dica nº1. Garanta que sua loja seja procurada

A época de fim de ano – assim como a Black Friday – representa uma excelente oportunidade para projetar a sua marca. E isso porque se trata de um momento em que já existe no mercado uma grande expectativa pelas ofertas que serão disponibilizadas por cada estabelecimento.

Mas, para garantir que a sua marca se antecipe e aproveite a época, é preciso planeamento! Invista em email marketing, e não deixe de divulgar com antecedência as campanhas promocionais preparadas especialmente para esta data.

Se a sua marca for vista (o retargeting pode dar uma ajuda), ela certamente será mais procurada no momento das compras!

Dica nº2. Cative os seus visitantes

Existe uma infinidade de formas de procurar cativar o seu visitante, garantindo que o seu cliente em potencial vai voltar a visitar a sua página. Uma das formas mais efetivas é recorrer à famosa “Lista de Desejos”.

Ao oferecer esse tipo de funcionalidade na página da sua loja, permite que o cliente em potencial marque os seus itens mais desejados. Essa informação pode ser utilizada sempre que alguma data comemorativa estiver a aproximar-se – como agora, no ano novo – para o envio de emails “relembrando” os clientes dos produtos marcados.

Neste caso, vale a pena uma atenção extra, visto que estes consumidores certamente acompanharam durante algum tempo as oscilações dos preços no seu ecommerce. Ofereça algum benefício ou vantagem para que voltem ao seu site e finalizem a compra.

Dica nº3. Conectividade é tudo

Outras funcionalidades similares à Lista de Desejos podem ser postas em prática para projetar ainda mais a sua marca na rede. Uma delas é a criação de “Listas de presentes”, que possam ser partilhadas com amigos e familiares – tudo online.

Qualquer um que já tenha participado numa confraternização de fim de ano, amigo secreto ou, ainda, que possua uma família grande, sabe o quanto é difícil escolher presentes para todos: a lista de presentes permitiria, assim, oferecer sugestões aos colegas e familiares do que comprar.

Você mesmo pode – e deve – disponibilizar publicações com sugestões de presentes que estão “em alta” ou que mais se adequam ao clima da época do ano. Outras publicações relacionadas ao tema reveillon – como dicas de decoração para a ceia, pratos típicos, textos de reflexão, etc – são extremamente benéficas para a sua marca, na medida em que geram tráfego para o seu ecommerce, tem um apelo maior para serem partilhadas e são facilitadoras de uma maior identificação do cliente com a sua marca.

Dica nº4. Boa comunicação é um diferencial: estabeleça laços

Assegure-se de conhecer bem o perfil do seu público alvo, a fim de poder melhor preparar as suas ações de marketing. Linguagem utilizada, apelo emocional (ou não), formato e tamanho das publicações, canais em que a ação será veiculada: tudo isso será definido de acordo com o perfil que deseje atingir.

A aposta na otimização e automação dos processos de marketing da sua empresa é outra tendência de sucesso que tem despontado no mercado. Com ela, você, gestor, ganha tempo, sem deixar de chegar até aos seus clientes. Especialmente para o ecommerce, a automação de marketing tem obtido excelentes resultados no aumento da taxa de conversão de vendas.

Finalmente, invista em canais de comunicação com o seu cliente, nos quais o fluxo de informação funcione nos dois sentidos: chat, telefone, email, whatsapp – não faltam ferramentas para agilizar a sua comunicação com o cliente. Hoje em dia, só não escuta o cliente quem não quer.

Dica nº5. Controlo de stocks: gestão de qualidade para não errar na hora “h”!

Por fim, mas de forma alguma menos importante, vem a questão: os seus stocks estão preparados para o volume de vendas? Se a sua loja não estiver preparada, a concorrência certamente estará… Para não correr o risco de perder vendas por deslizes deste tipo, que tal investir no controle de stocks?

Um bom sistema ERP cloud vai ajudar a integrar todas as informações mais relevantes para o funcionamento da sua operação: registo de clientes e fornecedores, controlo de stocks, registo de vendas realizadas e emissão de faturas – tudo para garantir que todo o processo da venda se processe sem nenhum tipo de transtorno, com transparência e controlo total para a sua gestão.

Além disso, a geração de relatórios gerenciais pelo sistema permite que você, gestor, avalie melhor a real situação da sua empresa. Planeamento, agilidade e rapidez: tudo para a sua empresa não errar na hora h!

Boas vendas e bom fim de ano!

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