Email Marketing

Conheça 5 importantes métricas de e-mail marketing

Estabelecer objetivos e metas, acompanhar processos e analisar resultados é fundamental para qualquer negócio, independentemente da área de atuação ou do seu tamanho. Dessa forma, é possível verificar se a estratégia está correta ou se há necessidade de mudar o rumo das ações.

Nesse contexto, métricas de variados tipos são essenciais. Elas fornecem, com detalhes e precisão, dados que podem influenciar não apenas os planos em curso, como também planeamentos futuros.

Num importante sector para a grande maioria dos negócios — o relacionamento com o público — há uma forma de comunicação muito eficaz, mas que exige constante aprimoramento: o e-mail marketing. Então logo surge a dúvida: será que estou fazendo de forma correcta?

A maioria das ferramentas de envio de e-mail oferece relatórios completos, cheios de métricas. Mas sabe analisá-las corretamente? Elas guiam a sua produção de mensagens?

Para ajudá-lo a descobrir possibilidades de aprimoramento por meio dos dados, explicamos neste texto cinco métricas de e-mail marketing importantes de serem acompanhadas. Boa leitura!

1. Taxa de abertura

Como o próprio nome já indica, a taxa de abertura é a quantidade de pessoas que abriu o e-mail dividido pelo número de contactos que o recebeu.

Entretanto, essa métrica não é das mais confiáveis, porque praticamente todos os serviços de e-mail consideram uma mensagem como aberta simplesmente pelo fato de o destinatário autorizar a exibição de imagens.

Por isso, é provável que a taxa de abertura real seja um pouco maior ou menor do que a informada pela ferramenta. Além disso, também não é possível saber se a pessoa leu a mensagem inteira ou apenas uma parte.

No entanto, isso não significa que devemos desconsiderar essa métrica. Pelo contrário, ela auxilia muito a definir o melhor assunto para o e-mail ou o melhor horário para enviá-lo, por meio de testes A/B.

2. Taxa de cliques

A taxa de cliques, também conhecida como CTR (do inglês Click Through Rate), é uma das métricas de e-mail marketing mais importantes para saber se a estratégia utilizada está a dar resultado ou não. Ela mede a taxa de cliques em relação ao número de e-mails enviados.

Além de indicar a eficácia das campanhas, ela também aponta a qualidade da sua base de contactos e o interesse do público em relação a determinados conteúdos. A taxa de cliques é calculada da seguinte forma: total de cliques dividido pelo número de e-mails enviados. O cálculo ainda inclui vários cliques de um único usuário.

Essa métrica precisa ser acompanhada frequentemente, pois mostra a performance de cada e-mail enviado. Esse dado muda diariamente, pois um utilizador que não abriu o e-mail ontem pode visualizá-lo hoje ou amanhã, por exemplo.

A CTR também pode auxiliar a definir linguagem e o design que mais agrada o usuário, por meio de testes. Em resumo: a taxa de cliques é capaz de validar sua base de e-mails e indicar o engagement dos utilizadores com o conteúdo que produz e envia.

3. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição indica a quantidade de e-mails que não chentreegaram ao destinatário. Isso pode ocorrer por vários motivos, sendo os mais comuns caixa de entrada lotada, erro de digitação do e-mail ou conta desativada.

A rejeição é classificada em dois tipos:

  • soft: quando acontece por questões temporárias, como caixa de entrada cheia. A mensagem pode ser entregue depois;
  • hard: quando há erro de digitação ou a conta é desativada. Há perda do lead caso esse seja o único meio de contato;

Se a taxa de rejeição estiver muito alta, é preciso limpar a base. Afinal, de nada adianta ter muitos contactos se grande parte deles não recebe as suas mensagens. A maioria das ferramentas faz isso de maneira automática.

Além disso, um alto nível de rejeição pode fazer com os e-mails enviados por e sua empresa sejam considerados spam, o que causa grande prejuízo na continuidade do seu serviço de e-mail marketing. Até porque, tanto quem envia quanto quem recebe quer evitar spam, não é mesmo?

4. Taxa de conversão

Essa é uma das métricas de e-mail marketing mais importantes, pois diz respeito ao objetivo principal do e-mail marketing. O que se espera do leitor? Comprar um produto, descarregar um e-book, seguir nas suas redes sociais?

A taxa de conversão representa a quantidade de pessoas que abriram o e-mail, agiram de acordo com o CTA, foram direcionadas para outro lugar e concluíram a ação pretendida por aquele envio.

Para que essa taxa seja calculada, é necessária a integração com outra plataforma de acessos para medir, exatamente, de onde vêm essas conversões — se é, de facto, do e-mail marketing.

Uma baixa taxa de conversão pode significar várias coisas, como: sua base de e-mails não está coerente com o seu público, sua abordagem não atende às expectativas dos utilizadores ou as pessoas estão a ser redirecionadas para uma página que não está preparada para estimular a conversão.

5. Crescimento da base

A taxa de crescimento da base indica a percentagem de novos e-mails em relação ao total da lista, subtraindo os cancelamentos de assinatura da newsletter e os e-mails rejeitados.

Essa é uma das métricas de e-mail marketing que vai mostrar se a estratégia de atração de leads está a funcionar. Quanto maior for o crescimento, mais eficaz é a abordagem para conseguir o e-mail do utilizador. Por outro lado, se essa taxa for baixa, é hora de rever os planos e investir mais em conteúdo interessante para transformar os visitantes em leads.

Uma diminuição anual de 25% da base de e-mails é natural, e não deve preocupar. Reforçamos que é mais importante ter uma base menor, porém que interage, do que muito grande, mas sem interação.

Como mostramos neste artigo, acompanhar métricas de e-mail marketing é fundamental para analisar se as ações de comunicação com o cliente por esse meio estão no caminho certo. As cinco métricas detalhadas acima indicam o sucesso ou necessidade de alterações em todo o processo, da captação de leads à conversão.

Ainda tem alguma dúvida sobre como aprimorar sua estratégia com base nas métricas de e-mail marketing? Então entre em contato comnosco! Estamos prontos para ajudar a ter um relacionamento com seu público cada vez melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.