Estratégias de Marketing

7 coisas que precisa saber sobre marketing digital e vendas

25 Junho, 2018 |

Se ainda não está familiarizado com esse meio virtual, leia essa lista abaixo com alguns dos principais conceitos do marketing digital e vendas para esses novos consumidores.

A internet pode se transformar em uma grande aliada das micro e pequenas empresas se for bem aproveitada. Mas para que isso seja possível, é essencial que o empresário entenda alguns conceitos que marketing digital e, principalmente, entender a diferença entre marketing e vendas.

O primeiro deles, e talvez um dos mais difíceis de compreender, é que marketing não é sinónimo de vendas, mas ambos os conceitos são complementares.

A venda é a transferência da posse ou direto sobre um produto mediante um pagamento. Para que a empresa conquiste bons resultados de vendas é preciso ter o controle de todo o processo. Marketing é o processo que envolve as etapas de planeamento, pesquisa e criação de estratégia para que a venda aconteça.

O marketing identifica as necessidades e desejos não realizados dos clientes e proporciona oportunidades para que as empresas ofereçam produtos e serviços que superam essas expectativas. O marketing digital vai mais além. Não basta estar na internet. É preciso entender o funcionamento desse mundo digital e também o comportamento do consumidor nesse ambiente.

Se você ainda não está familiarizado com esse meio virtual, leia essa lista abaixo com alguns dos principais conceitos do marketing digital e vendas para esses novos consumidores.

1. A internet tem mais audiência do que qualquer outra media

Avalie o seu dia a dia e contabilize quantas horas você passa conectado à internet, seja no computador, tablet ou smartphone, e quantas horas você passa em frente à televisão, lendo revistas impressas ou ouvindo rádio. Sem dúvida a internet oferece a maior audiência.

2. Hoje é essencial ter um site na internet

Um site é como a fachada de uma loja ou empresa física, aquilo que torna o negócio visível, mesmo quando não está aberto ao público e a funcionar. É importante que todas as empresas construam a sua presença digital, seja através de um site institucional, blog ou loja virtual, mas que transmita a mensagem que a marca deseja passar. É muito importante também que esse site seja compatível com dispositivos móveis já que a cada dia que passa o acesso através desses aparelhos cresce mais.

3. Atrair, encantar e converter

Uma boa estratégia de marketing precisa seguir essas três etapas: atrair visitantes, encantar e converter em vendas. É preciso entender a diferença entre esses conceitos e identificar o problema da empresa para definir a melhor estratégia para solucioná-lo.

Se o seu problema é não ter visitantes então suas ações precisam ser de atração de clientes. Se você já tem visitantes, mas não tem resultados, sua preocupação precisa ser de melhorar o engagement como ter melhores argumentos de vendas, facilidades, etc. Com essas duas etapas bem desenvolvidas, a conversão em vendas será natural.

4. Facebook e Google dominam a audiência

Os maiores investimentos são aplicados em Google e Facebook, afinal são as duas plataformas mais utilizadas pelas pessoas. Para muitas empresas, ter estratégias direcionadas para esses dois medias são suficientes para gerar ótimos resultados. Mas ambas são medias proativas, ou seja, para oferecerem melhores resultados exigem investimentos, mas o custo benefício vale a pena.

5. Marketing de conteúdo e redes sociais andam juntos

Ter uma estratégia de marketing de conteúdo significa oferecer conteúdos relevantes e de qualidade sobre os interesses dos seus clientes, para atraí-los para o seu canal de divulgação de produtos e serviços. É importante contar com as redes sociais para disseminar esse conteúdo já que dificilmente uma pessoa entra num blog todos os dias para ver as novidades. Para ter resultados mais rápidos você deve patrocinar as publicações.

6. Monitore e otimize os resultados sempre

Uma das principais vantagens do marketing digital é a possibilidade de medir o resultado de cada ação de maneira rápida e objetiva. As principais ferramentas de marketing geram informações fantásticas sobre os clientes e visitantes que ajudam bastante a encontrar melhores soluções de atração e oportunidades de vendas.

7. Organização e controle facilitam o processo de vendas

No marketing digital é fundamental que você conheça o perfil do seu cliente e para isso, ter um banco de dados das compras efetuadas, dados de registo, preferências é essencial. Além disso, a empresa precisa ter organização sobre seus stocks, produtos em geral, informações sobre custos e preços de venda para evitar problemas de vender algo que não tem em stock, prejudicando a imagem da empresa.

Para isso uma dica interessante é utilizar um software de gestão empresarial integrado que oferece recursos de controle de estoque, registo de clientes, vendas diretas, controle financeiro, além de muitas outras atividades operacionais, facilitando o acompanhamento das informações e a gestão da empresa.

Conclusão:

O marketing digital e as vendas são inseparáveis. Entende-se que para ter lucro você precisa de investimento e a internet pode ser sua grande aliada nessa questão. O marketing, quanto bem planeado, não requer valores exorbitantes, mas o resultado nas vendas pode ser impressionante.

Para isso, é importante que você faça uso dos sete passos e obtenha, não só visitantes, mas também resultados na sua empresa.

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