Email Marketing

8 Dicas Incríveis para Iniciar a sua Jornada no Email Marketing

18 Março, 2021 |

Sabe que é o email marketing é um canal de comunicação incrível mas não sabe como começar? Veja as dicas a seguir!

O marketing digital trouxe diversas técnicas para aumentar a venda de produtos ou serviços, e uma delas é o e-mail marketing.

Porém, alguns empresários não sabem como usar, ou usam essa poderosa ferramenta de forma errada, e não conseguem ver resultados com as suas estratégias.

Para que isso não aconteça com a sua empresa, preparámos esse artigo que mostrará:

  • Como atrair pessoas para a sua lista
  • Como enviar e-mail de forma eficiente, atingindo cada público-alvo
  • Com recuperar clientes inativos
  • Como aplicar as estratégias para aumentar suas vendas
  • Analisar as estatísticas para melhorar as suas campanhas
  • Como usar um sistema para ajudar na gestão dos clientes

Ficou interessado? Veja as dicas a seguir.

1. Atraia pessoas para fazer parte da sua lista de e-mail e tornarem-se leads

O primeiro passo para trabalhar com e-mail marketing é atrair pessoas para fazerem parte da sua lista.

Digo isso, pois um dos erros mais comuns das empresas que estão a começar a desenvolver estratégias de email marketing é comprar listas de e-mail, e isso pode gerar um impacto negativo, pois o recetor da mensagem não sabe como descobriu o e-mail dele.

Para criar a sua própria lista de e-mails, use algumas táticas, como:

  • Colocar janelas de ‘pop-up’ no seu site com um voucher de desconto ou garantindo a receção de uma newsletter, por exemplo, em que o utilizador precisará inscrever o seu e-mail.
  • Disponibilizar gratuitamente iscas virtuais no seu site, como e-books, webinars gratuitos ou outros itens que sejam interessantes para o seu público-alvo.
  • Realizar sorteios, solicitando o e-mail em troca da participação do utilizador.

2. Faça a segmentação dos seus clientes

Para construir uma boa estratégia de e-mail marketing é importante fazer a segmentação dos seus clientes.

Por exemplo, o seu público é composto por empresários e por pessoas que têm interesse em trabalhar como funcionários. Nesse caso, devem ser realizadas estratégias distintas para cada público. Para que a sua campanha de e-mail marketing tenha um bom resultado, é importante enviar conteúdos que sejam interessantes a cada público-alvo.

3. A sua empresa pode recuperar os clientes inativos

Uma grande vantagem de ter um sistema que armazene os dados dos seus clientes é que você pode planear estratégias de e-mail marketing para vender novamente.

Se o cliente já comprou uma vez algum produto ou serviço à sua empresa, você já tem uma grande vantagem: o cliente já conhece o seu produto.

Além disso, não precisará fazer os passos anteriores para captar o e-mail ou segmentar, pois já possui esses dados.

Então, crie uma estratégia para mostrar que ainda se importa com o cliente e envie um e-mail com as novidades e atualizações do produto que ele já comprou.

O ex-cliente é um comprador potencial, então invista em e-mail marketing para ele e garanta que será um cliente ativo novamente.

4. Aplique estratégias no envio dos e-mails e aumente as suas vendas

Agora que a sua empresa já tem uma lista de e-mails segmentada e conseguiu recuperar os clientes inativos, chegou o momento de usar as estratégias de e-mail marketing para aumentar suas vendas.

4.1. E-mails de Boas Vindas e Datas Comemorativas

Ao realizar o cadastro, você pode enviar automaticamente um e-mail de boas-vindas para o novo lead e oferecer um desconto ou apresentar um serviço que possa ser comprado imediatamente.

Além disso, a sua empresa também pode fazer campanhas para o dia dos namorados, natal, dia da mãe e enviar produtos personalizados para essas datas comemorativas.

4.2. Crie descontos para produtos abandonados nos carrinhos

Provavelmente já colocou um produto que te interessou no carrinho de compras, mas por algum motivo não finalizou a compra não é verdade?

Uma estratégia que pode ser usada para que o cliente feche a compra é enviar um e-mail a oferecer um desconto para que o cliente compre o que ficou no carrinho.

4.3. Envie e-mails com novidades do seu blog ou novos produtos

Por exemplo, se tem um curso sobre produtividade, envie uma atualização de um artigo sobre esse assunto e no final do e-mail ofereça o seu curso.

Enviar os novos produtos também é uma forma de manter os clientes atualizados e pode despertar o interesse para adquirir novos produtos.

Outro exemplo é enviar e-mails com novidades do seu blog, como novos artigos ou novos cursos online.

Mas lembre-se que o e-mail sempre deve ter um objetivo no final.

5. Analise as suas Estatísticas

Não basta apenas enviar e-mails para os seus clientes. É necessário analisar as estatísticas para saber como está a aceitação das suas campanhas.

Para isso, verifique alguns dados como:

  • Taxa de abertura dos seus e-mails: O cliente está a apagar de imediato os seus emails porque não tem um assunto atrativo
  • Analise o ROI, e caso o investimento esteja a render mais do que esperava, o ideal é investir cada vez mais nessa estratégia, que é uma das mais baratas e mais lucrativas se for feita de maneira correta
  • Além de analisar a abertura dos e-mails, verifique também qual é a % de pessoas que leu o seu e-mail até ao final. Elas podem abrir porque o título está interessante, mas se o conteúdo não for bom, vão apagar antes de finalizar a leitura.
  • Coloque um call to action no e-mail e verifique quantas pessoas fizeram o que você recomendou.

6. Faça e-mails apelativos

Algumas técnicas devem ser utilizadas para enviar um e-mail e fazer com que a leitura fique agradável para o seu leitor.

Por exemplo, escreva o seu e-mail em parágrafos curtos, coloque as palavras-chave em negrito, apenas 2 ou no máximo 3 CTA de forma agradável ao longo do texto e use templates em HTML com uma boa distribuição de textos e imagens.

É importante utilizar essas técnicas para que a leitura não fique cansativa e o seu cliente leia todo o seu conteúdo até ao final.

7. Defina uma periodicidade para o envio dos seus e-mails

Outro ponto importante é enviar os e-mails periodicamente.

Esse ponto deve ser observado especialmente se alguém solicitar a inscrição numa newsletter, pois deve ser mantida uma periodicidade na comunicação da sua empresa com o seu cliente.

Por exemplo, envie todas as sextas-feiras às 15:00 horas a atualização das notícias da semana do seu blog, os seus principais produtos e alguma promoção especial para o seu cliente.

Manter a periodicidade é importante para o seu cliente se lembrar da sua marca, e também para que possa realizar mais vendas, pois consequentemente terá mais divulgações dos seus produtos ou serviços para os seus clientes.

8. Use sistemas de gestão para controlar o registo dos seus clientes

Ao longo do artigo certamente já percebeu como é importante ter um bom controlo dos clientes, não é verdade?

Para isso, o ideal é adquirir um sistema de gestão integrada, que possa tanto controlar o registo do seus clientes, quanto entender como o cliente se comporta através da análise dos produtos adquiridos.

Esse tipo de sistemas pode, além do controle de cadastro dos clientes, também oferecer:

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