Estratégias de Marketing

9 Estratégias para Criar um Blog Lucrativo

17 Setembro, 2019 (actualizado) |

Criar um blog pode ser realmente lucrativo. Estudos apontam que existem mais de 170 milhões de blogs em todo o mundo e outros milhares são criados a cada dia. Não há um assunto que você procure que não tenha um blog dedicado a fornecer dicas, notícias, pesquisas, experiências... Portanto, os blogs são peças fundamentais para preencher a enorme lacuna entre a demanda e a oferta de informação.

Em uma pesquisa simples na internet sobre o assunto você certamente vai se deparar com algum caso onde o blogueiro fatura 19 035 € por mês, vive em frente ao Central Park / Nova York, mas que agora está a viajar (e a trabalhar) no Caribe. Ok, você pode até nem chegar a este nível, mas saiba que até mesmo os pequenos blogs podem trazer uma agradável renda e a liberdade tão desejada. Pense nisso!

Chegou a hora de criar um blog lucrativo

Continue a ler este artigo, pois vou lhe mostrar 8 dicas simples de como criar um blog lucrativo. A dica 6 é essencial para ter sucesso.

 

1. Vai falar sobre o quê? Já definiu o seu nicho?

Blogs que “falam de tudo um pouco” normalmente não têm sucesso e não conseguem ser exibidos nos primeiros resultados de pesquisa do Google. Por isso escolher um nicho onde você vai atuar é o mais recomendado. Você estaria basicamente a gerar soluções para um grupo específico, de pessoas ou empresas.

Para escolher o seu nicho, considere:

  • # Ser algo do seu interesse, que você goste e domine o assunto;
    # Verificar se há público para o assunto;
    # Analisar se o nicho será muito ou pouco competitivo;
    # Trabalhar com um nicho que funcione a longo prazo;
    # Considerar um nicho que promova vendas.

Se você conseguir identificar onde as necessidades não estão a ser atendidas e oferecer soluções, pode ser que encontre o sucesso mais rapidamente.

2. Escolha o nome do seu blog e registe um domínio

Agora que você já definiu o nicho que irá atuar, é hora de escolher um bom nome e registar o domínio.

  • # Escolha um nome relacionado ao seu nicho. É melhor se for um nome curto e fácil de lembrar;
    # Se for um blog empresarial, considere utilizar o http://blog.suaempresa.pt;
    # Pesquise se o domínio está disponível. Se for registrar um domínio local .pt utilize sempre o dominios.pt
    # Se você ficou na dúvida entre alguns nomes, veja no Google Trends quais os termos que possuem o maior volume de pesquisa, de interesse.
    # Avalie se o nome ou endereço do blog é fácil de pronunciar. Se “fica no ouvido”.

3. E qual plataforma de blog utilizar?

WordPress é simplesmente a plataforma mais usada no mundo para construção de blogs, com um market share superior a 50%. Há dois modelos disponíveis para você optar.

O primeiro é o WordPress.org, onde você faz o download gratuito e instala no seu servidor de alojamento. Este modelo permite a total customização do seu blog, mudando o tema, instalando plugins e o que mais desejar. É a opção “mais trabalhosa”, porém é a que eu recomendo.

O segundo modelo é o WordpPress.com, que permite a construção do blog sem que você tenha que contratar um servidor de alojamento. Se por um lado a criação do blog é facilitada, pois você não precisa de conhecimentos técnicos de webdesign e nem de servidor de alojamento, por outro terá um serviço menos flexível, com limitações para a personalização.

4. Alojamento adequado para blog

Se você optar pela plataforma WordPress.org, na versão instalada no seu servidor, o ideal é que seja um servidor de confiança. Um serviço muito utilizado no mundo todo e recomendado pelo WordPress é a Bluehost.

Lembre-se que, quanto mais otimizado for o seu servidor, mais chances você terá de indexar suas páginas no Google e melhorar o seu posicionamento nas pesquisas.

5. O design é tão importante quanto o conteúdo

O design é o elemento que irá valorizar o seu conteúdo e fazer com que o visitante tenha mais interesse pelo seu blog. Ter um bom tema transmite a ideia de confiança, profissionalismo e autoridade no assunto.

Themeforest é um marketplace com infinitas opções de tema profissional.

Veja mais dicas:

  • # Escolha um tema adequado ao seu nicho e ao seu público-alvo;
    # Escolha um tema responsivo, que funcione no desktop, tablet e celular.

6. Os plugins mais importantes para iniciar o seu blog WordPress

Yoast SEO – O WordPress já é uma plataforma excelente para SEO (otimização para mecanismos de busca). Mas com este plugin o seu blog pula para níveis profissionais.

Smart Marketing for WP – Permite adicionar com extrema facilidade os recursos de automação de marketing do E-goi ao seu blog.

7. Hora de ganhar dinheiro. Sabe o que é um Programa de Afiliados?

Qualquer blog pode divulgar produtos e serviços de diversas empresas e ser remunerado por isso, através de cliques em links ou banners, gerando vendas online, exibindo informações ou registando clientes interessados. A forma mais fácil e rápida de ter estes anunciantes é participando em programas de afiliados.

Um dos mais antigos e tradicionais programas é o Google Adsense, que oferece anúncios relevantes ao seu conteúdo e público-alvo. Segundo o Google, em 2015 foi pago aproximadamente US$ 10 bilhões aos editores (blogs ou qualquer outro site de conteúdo).

Alguns programas de afiliados como Awin, Afilio ou Lomadee também podem ajudar a lucrar com o seu blog divulgando produtos que são vendidos em lojas virtuais. São empresas que intermediam grandes marcas, como Extra, Americanas, Netshoes, Walmart, Vivo e outros, com blogueiros.

Se acha que o seu blog se pode adaptar melhor com infoprodutos, aqueles que são digitais e são vendidos em forma de curso online, ebook, aplicativos etc., você pode encontrar boas oportunidades em três empresas: Hotmart, Monetizze e Eduzz.

Mas se a sua intenção é criar um blog de marketing, comunicação ou design, certamente o programa de afiliados do E-goi é o mais recomendado. Nele você ganha 30% dos clientes angariados e 30% multinível sem limites, sendo um dos programas mais rentáveis do mercado.

8. Construa o seu mídia kit com a ajuda do Google Analytics

Você espera ter um blog de sucesso sem saber as estatísticas sobre ele? O Google Analytics oferece uma análise eficaz do seu blog, respondendo questões como: De onde vêm os meus visitantes? Quais as palavras-chave que atraem mais? Qual o assunto que desperta mais interesse? Qual o perfil do meu leitor?

Estas e outras informações são essenciais na sua estratégia de marketing. E se você pensa em algum dia comercializar espaços no seu blog, como banner e publieditorial, é bom que tenha um mídia kit completo, comprovando todos os seus números e gerando total transparência.

9. Blog atualizado é blog vencedor

Estudos apontam que blogs que recebem mais de 5 atualizações por semana, podem gerar até 5 vezes mais tráfego do que aqueles que atualizam menos de 4 vezes por semana.

Mas é comum ver situações onde blogueiros esgotam as suas ideias, passam a escrever menos e muitos acabam por abandonar o blog. Obviamente o prejuízo é maior quando se trata de um blog corporativo, onde a reputação da marca está em jogo. Ou seja, não adianta ter um blog e não atualizá-lo com frequência.

Se você está sem tempo para escrever, mas acredita muito no seu blog e está disposto a investir nele, também é possível terceirizar a criação de conteúdo e contratar serviços como a Rock Content ou Chili Inbound.

3 thoughts on “9 Estratégias para Criar um Blog Lucrativo

    Avatar
    ultradicas
    19 Maio, 2018

    Olá pessoal somos do blog ultradicas e gostamos muito de ver o conteúdo do seu blog. Vamos acompanhar mais vezes seu blog porque gostamos muito. Vamos assinar o feed
    abraços
    equipe ultradicas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.