E-commerce

Conheça as 9 principais ferramentas para e-commerce no WordPress

12 Junho, 2019 (actualizado) |

Abrir uma loja virtual é uma boa oportunidade de expandir as atividades de sua empresa para um novo mercado. Contudo, é preciso ter muita atenção em sua concepção e escolher as ferramentas para e-commerce da maneira correta.

Se está a pensar em abrir uma loja virtual, então está no lugar certo! Neste post, falaremos um pouco mais sobre as principais ferramentas de e-commerce para WordPress, sua importância para a experiência do cliente e daremos algumas dicas para montar a sua loja online. Confira!

Qual a importância de ferramentas para lojas virtuais?

A experiência de utilizador num e-commerce é um dos principais factores que influencia nos resultados de venda, afinal, se tiver uma má experiência de navegação, dificilmente irá concluirá a compra.

A fim de proporcionar boas experiências e potencializar resultados, é preciso investir nas ferramentas certas e realizar muitos testes. Infelizmente, não existe uma receita de bolo que indique quais são as ferramentas que servirão para o seu e-commerce, mas existem algumas que são essenciais. Veja abaixo.

Quais as ferramentas de e-commerce mais utilizadas?

Num site com base em WordPress essas ferramentas são chamadas de plugins, que nada mais são do que programas que rodam diretamente na plataforma com o objetivo de adicionar uma funcionalidade.

Para te ajudar na escolha, separamos abaixo alguns dos principais plugins:

WooCommerce

O WooCommerce é uma das ferramentas mais utilizadas no WordPress para a criação de lojas virtuais. Ela permite a venda de produtos físicos e virtuais de maneira simples, além de possuir diversos plugins auxiliares que facilitam ainda mais a experiência dos clientes.

Outra vantagem dessa é a grande compatibilidade que ela possui com diversas soluções de pagamento, entrega e com softwares de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM).

Shopp

O Shopp, assim como o WooCommerce, é uma ferramenta que transforma seu site em WordPress num e-commerce. Seu grande diferencial é a facilidade de operação que possui, contudo, é mais limitado em relação às integrações com outros sistemas.

Cart66

Ao optar pelo Cart66 terá a possibilidade de vender produtos físicos, digitais e até mesmo serviços. Além disso, essa plataforma oferece um sistema de assinatura que permite cobrar para permitir o acesso determinadas páginas, conteúdos ou materiais em sua loja.

WooCommerce Shipping Gateway

O WSG da Freenet é um gateway que permite adicionar ao WooCommerce diversos serviços de entrega para sua loja virtual, como a Jamef e a Jadlog, sendo essencial para quem trabalha com produtos fora das especificações dos Correios.

O único inconveniente dessa ferramenta gratuita é que ela está disponível apenas em inglês, o que pode dificultar sua configuração caso você não domine essa língua.

JivoChat

Todo e-commerce que deseja oferecer uma boa experiência o cliente precisa ter um chat online para atendimento e essa é a proposta do JivoChat. Com este plugin é possível criar um canal de comunicação de maneira simplificada e avaliar as conversas para extrair insights.

Essa ferramenta possui uma versão gratuita com algumas funcionalidades e a versão PRO, com muito mais recursos e a possibilidade de atendimentos simultâneos.

E-goi

O plugin E-goi + WordPress é uma ferramenta que auxilia na geração de leads e possui integração com outros plugins, permitindo que sua loja abra novos canais de interação com seus clientes como formulários, RSS, SMS, web push e newsletters.

Como criar uma loja online?

Agora que você já conhece as principais ferramentas para e-commerce, veja algumas dicas que separamos para você criar a sua loja!

Contrate um serviço de hosting

Ao contratar um serviço de hosting, certifique-se de que possui estabilidade, velocidade e um suporte técnico em português ou outro idioma que domine. Uma boa maneira de pesquisar é aceder a sites como os comparadores de preço e verificar a reputação das empresas.

Compre um domínio

Além de contratar um serviço de hosting, é preciso adquirir um domínio, ou seja, um nome para o seu site. Realizar essa compra é bem simples, pode aceder ao site de dns.pt, escolher um nome, ver se está disponível, reservá-lo e direccioná-lo para o seu hosting..

Esse não é um serviço gratuito, o valor pode ser de 40€ com renovação anual..

Instale o WordPress

É claro que não poderíamos deixar de citá-lo aqui. Em alguns serviços de hosting existe o serviço de instalação automática, mas caso a sua não tenha, será preciso descarregar a ferramenta no site WordPress.org e instalá-la manualmente.

Escolha um template

Existem dezenas de opções de templates gratuitos para lojas virtuais em WordPress, contudo, se procura algo diferenciado e de maior qualidade, investir em um template pago pode ser uma boa opção.

Instale os plugins necessários

Após escolher um template, precisará de instalar todas as ferramentas necessárias para que a sua loja virtual funcione de maneira correta e ofereça a melhor experiência ao cliente. Pode optar por algumas daqueles que mencionamos aqui no texto.

Escolher as ferramentas para e-commerce para sua empresa pode não ser uma tarefa tão simples assim. Por isso, indicamos que você opte sempre por aquelas que oferecem um bom suporte técnico e em português.

Quer montar seu e-commerce, mas ainda está com dúvidas? Entre em contato connosco agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.