Estratégias de Marketing

Áudio Marketing: a evolução do conteúdo

16 Abril, 2024 (actualizado) |

Sem dúvida, o áudio é o tipo de media que mais se pode adequar à rotina: nem mesmo com a existência de outros formatos de distribuição de conteúdo ele perdeu sua importância.

O marketing, por sua vez, sempre procura criar estratégias para veicular materiais para diferentes meios.

Nesse contexto, o áudio marketing é mais uma ferramenta para trabalhar o engagement das empresas e melhorar a presença online. Através dele, é possível alinhar tecnologia e inovação, entregando aos utilizadores conteúdos de fácil acesso e que podem ser ouvidos em diversas situações.

Apesar de alguns profissionais considerarem outras medias mais importantes e subestimarem o valor do áudio actualmente, ainda existem motivos que o farão pensar melhor quanto à adopção de estratégias para esse meio. Confira alguns a seguir!

Facilidade

O áudio já faz parte de nossas vidas desde o tempo em que pedíamos músicas nas rádios ou ouvíamos notícias através dele. Com os avanços tecnológicos, hoje podemos ouvir qualquer canção do nosso gosto através dos serviços de streaming — e várias estações de rádio estão presentes na web.

Do mesmo modo, temos a hipótese de ouvir podcasts, audiobooks e outros tipos de formatos de áudio. A inovação trouxe uma maneira mais prática de consumir esse formato e enriquecer a facilidade que ele sempre traz.

O áudio marketing entende que o utilizador consome materiais em diversos formatos. Mas uma das vantagens é que podemos acedê-los online ou off-line, tendo a possibilidade de fazermos o download do seu conteúdo.

Inclusive, em diversos tipos de dispositivos, basta ter um leitor. Assim, pode ouvir no aparelho de som do seu carro, em seu smartphone ou em qualquer outro dispositivo móvel.

Adaptação

Uma das razões para investir em áudio marketing é a certeza de que o utilizador pode ouvir o conteúdo em momentos bastante oportunos da sua rotina: enquanto conduz ou enquanto se ocupa das lides domésticas ou, até mesmo, nos momentos em que alguém o deixa à esperando num compromisso.

Hoje em dia, as pessoas buscam por coisas que as façam agir de modo construtivo. Elas querem ter a certeza de que seus esforços não são feitos em vão e estão à procura de meios que possam contribuir para uma ascensão profissional. Essa é uma grande oportunidade de engagement com o áudio marketing.

Captação de clientes

Até agora, vimos que o áudio marketing é uma ferramenta de fácil consumação, certo? Então, chegou o momento de você descobrir como é possível atrair as pessoas para torná-las possíveis consumidoras ou transformá-las em leads.

Vale destacar a possibilidade de ter um retorno ao disponibilizar o áudio marketing no seu blog. Com isso, você aumenta o tráfego da página e faz com que os usuários passem mais tempo navegando por ela.

Através dessa estratégia, é possível ficar mais próximo dos consumidores e fortalecer o relacionamento que está a construir com eles.

Monitoramento de resultados

As métricas são muito importantes para o áudio marketing. É através delas que estabelecemos os objectivos que queremos alcançar com o investimento feito na estratégia de marketing digital.

Avaliar os resultados do impacto do seu conteúdo faz com que visualize pontos que podem ser aprimorados futuramente e aqueles que não têm obtido êxito.

Através desse monitoramento, o profissional consegue saber quem apertou o play para ouvir o conteúdo, quanto tempo o utilizador passou a ouvir e, também, se quis partilhar com sua rede de amigos. Lembre-se de que as pessoas costumam sempre propagar coisas que elas acham úteis para aqueles com quem convivem.

É bom ter cuidado com as métricas de vaidade, pois esses indicadores acabam confundindo a empresa com seus aspectos quantitativos e de nada corroboram para o que interessa qualitativamente.

Lembre-se de que, quando trabalhamos com a distribuição de conteúdos, a qualidade deve sempre prevalecer.

Aproveitamento dos conteúdos

Uma das vantagens do áudio marketing é poder aproveitar conteúdos que disponibilizou em diferentes formatos. É possível transformar um post que preparou para o seu blog num áudio que seja mais autoexplicativo, por exemplo — ou, então, fazer de um áudio determinado assunto específico que esteja contido num e-book criado pela empresa.

Além disso, há a possibilidade de usar o áudio marketing na divulgação de outros conteúdos que seu site disponibiliza. Nele, também pode chamar algum especialista ou profissional de um sector específico da sua equipe para debater sobre determinado assunto que tenha recebido muitos acessos em seu blog ou suas redes sociais.

Isso também serve para ter um monitoramento geral do que já foi postado e tentar focar em assuntos que foram mais vistos. Se um dos seus posts mais acedidos for sobre identidade visual, por exemplo, por que não fazer um áudio de marketing focando nisso?

Tal iniciativa talvez seja útil até para esclarecer algumas dúvidas que os consumidores possam ter.

Bónus: por que não deve subestimar esse formato?

Como pode ver, o áudio marketing tem suas vantagens e, portanto, não devemos deixá-lo de fora das nossas estratégias de marketing digital. Hoje em dia, o utilizador tem um poder de escolha muito grande: podemos dizer que existe uma variedade enorme de consumação de informações no mercado, sendo que cada pessoa escolhe aquela que melhor possa se adequar a ela.

Há indivíduos que não estão presentes em redes sociais e não costumam aceder a seus e-mails com frequência. Existem também os que preferem o rádio como forma de se manterem actualizados sobre o que tem vindo a acontecer no mundo.

Não dá para generalizar tudo com um único formato, pois o consumidor está espalhado em diferentes lugares da web.

Por isso, sempre pense no áudio marketing como uma das alternativas para que sua estratégia tenha mais visibilidade.

Procure estudar sua persona constantemente, para distribuir conteúdos que estejam alinhados à sua necessidade, e não subestime certos formatos sem antes fazer testes com cada um deles ou comprovar suas utilidades.

Se gostou deste artigo, talvez queira saber um pouco mais sobre outros formatos. Que tal descobrir boas maneiras de fazer e postar seus vídeos no YouTube com o nosso guia definitivo? Boa leitura e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.