Redes Sociais

6 dicas para aumentar o engagement nas redes sociais

26 Fevereiro, 2019 |

Aumentar o engagement nas redes sociais é um assunto importantíssimo para quem quer ser famoso. Não há nada pior do que desejar ser um influencer, mas viver com posts e perfis sem adesão nenhuma, não é?

Quando o público não responde e/ou não acompanha, é sinal de que algo precisa ser mudado e aprimorado.

Para auxiliar na missão de melhorar o engagement das suas redes sociais, posts, e-mails e afins, preparamos este conteúdo prático com 6 dicas para impulsionar a interação dos seguidores. Pronto para se livrar do monstro do flop de uma vez por todas? Acompanha-nos nesta leitura!

1. Produza conteúdos de qualidade

Para se dar bem nas publicações, é preciso, antes de qualquer coisa, realizar uma pesquisa de mercado. Entender a sua audiência e a “concorrência” — ou seja, os nomes que são referências nesse meio para si — colabora para atender as expectativas e necessidades do seu público-alvo.

Ao ter esses pilares bem estabelecidos, os conteúdos são mais bem direcionados e consequentemente alcançam resultados mais interessantes.

Foco na informação relevante

Os conteúdos que posta precisam estar adequados à proposta das suas redes sociais, da sua personalidade ou da temática que atrai as pessoas que deseja. Sendo assim, ao definir qual informação vai lançar na rede, tente pensar sobre qual é o valor agregado dela para quem vai consumir.

Como assim? Simples: quando ensina algo ou dá dicas de um certo assunto, quem está a assistir aos seus vídeos, a ler o seu blog ou a ver as suas fotos, vai aprender a fazer aquilo ou ser inspirado, ter ideias, enfim, há um mundo de possibilidades. O foco está em tornar o seu conteúdo especial por algum motivo. E aí, acha que consegue?

Cuidado com os atributos das medias

A sua rede pode ser a mais informativa do mundo. Não há santo que aguente ver um vídeo distorcido ou com o áudio horrível, concorda? Quem acha graça seguir alguém cujos posts de fotos são tremidos, desfocados, sem definição etc.?

Por isso, as propriedades das medias, como a qualidade do vídeo e do som, o posicionamento da luz, os textos com boa leitura, as imagens tratadas, entre outros, devem estar no topo das suas prioridades.

2. Seja presente e multicanal

Pesquise as principais redes do público-alvo para ser presente nas redes certas. Qual é o seu objetivo ao publicar na internet? Se quer ter muitos seguidores, é preciso escolher a rede que tem mais a ver com o seu estilo e o das pessoas que quer captar.

Além disso, é muito importante ser activo em diversos canais e interagir com os outros utilizadores. Principalmente se é um heavy user, não é tão difícil separar uns momentos do dia para, espontaneamente, interagir com as pessoas.

Acções como essa só o tornam mais “humano” — e quem não gosta disso? Os indivíduos gostam de saber que há uma pessoa por trás dos posts, da marca ou da promoção que estão a consumir. Relacionamento é a palavra-chave.

3. Impulsione a interactividade

Você conhece as CTAs? Call to action é literalmente convidar alguém a agir. Elas devem ser usadas para impulsionar a interactividade dos seguidores com seus posts. Incentive a pessoa que está atrás do monitor a fazer alguma coisa, lance desafios e não tenha medo de ser feliz nesse sentido.

As provas sociais também são muito usadas. Trata-se de mostrar, através de uma contagem, por exemplo, quantos engagements aquele post já obteve. É uma forma de exibir a popularidade e convidar a pessoa a fazer parte disso. Incentive comentários, avaliações e partilhas!

4. Use um calendário de marketing

A postagem periódica é fundamental para obter engagemento nas redes sociais — e isso já sabemos. É preciso ser constante para não dar aquela sensação de que as suas redes sociais estão abandonadas e a pessoa não tem motivo para continuar a seguir-te.

A pensar nisso, não deixe as boas datas passarem. Qualquer oportunidade temática que se encaixe na sua produção pode ser usada. Aceda ao calendário de marketing e redes sociais para saber qual conteúdo fica em alta em qual época.

Reaproveitamento dos conteúdos

Aproveite seus conteúdos e não os deixe esquecidos. Há sempre uma ocasião para “ressuscitar” um post relevante. Além disso, há assuntos que nunca ficam ultrapassados (no caso de quem é blogger e faz marketing de conteúdo, as palavras-chaves head tail são bons exemplos disso). O remarketing não pode ser ignorado.

Outro ponto importante é integrar as redes sociais e os meios de comunicação. Além do e-mail marketing, que é valioso quando fundamentado por uma boa captação de leads, é seu dever fazer menção aos seus próprios conteúdos. As redes e os canais precisam conversar entre si — portanto, não deixe nada desconexo ou flutuando.

5. Aproveite as ocasiões

Além disso, não deixe de ficar de olho no que os influencers estão a fazer. Às vezes, alguma brincadeira, game ou música fica em alta. Lembra-se do sucesso do desafio do balde de água? E quando estourou o hit “Que tiro foi esse?” e todos os famosos faziam versões da coreografia? A ideia é essa!

Datas podem ser úteis para aplicar promoções, programas de fidelização, sorteios, recompensas etc. Pode estimular o engagement dessa forma. Há algum tempo, o Whindersson Nunes fez um tweet afirmando que a cada mil likes, ele postaria uma curiosidade sobre um país que conheceu (a recompensa).

Nem precisamos comentar que o post bateu marcas de 30 mil likes nos primeiros minutos. Entende como funciona? Se as pessoas não querem tanto assim saber das suas viagens, pode oferecer alguma outra coisa. Coloque a sua cabeça para funcionar, encontre um objecto de desejo das pessoas que te seguem e o ofereça em troca de algo.

6. Colete dados e avalie as métricas

Ter um esquema para atrair e manter muitos seguidores não deixa de ser uma forma de gerir a sua marca. Sendo assim, algumas ferramentas tornam-se essenciais para alcançar o sucesso. Nesse caso, estamos a falar de coleta e avaliação de dados.

Quando envia um e-mail ou faz um post no blog, publica um vídeo ou imagens e stories, por exemplo, consegue obter os números de visualização, interação, entre outros dados. Esses dados, quando bem tratados, dão poder à sua marca.Quando envia um e-mail ou faz um post no blog, publica um vídeo ou imagens e stories, por exemplo, consegue obter os números de visualização, interação, entre outros dados. Esses dados, quando bem tratados, dão poder à sua marca.

Testes são bem-vindos

É fundamental coletar daí informações sobre o que pode aumentar o engagement nas redes sociais. Isso é importante para repetir o que tem sucesso — como uma landing page que converte — e eliminar o que tem alto índice de rejeição. Usando uma boa ferramenta multicanal de marketing, pode visualizar tudo isso de forma mecânica e lançar testes A/B.

Por falar nisso, que tal experimentar a automatização que dá resultado e mantém suas redes humanizadas e organizadas para alcançar mais seguidores e oportunidades reais?

Vem conhecer tudo que o E-goi pode fazer pela sua marca. Estamos aqui para impulsionar o seu crescimento — e o melhor: pode experimentar o serviço E-goi gratuitamente por 30 dias!

2 thoughts on “6 dicas para aumentar o engagement nas redes sociais

    Avatar
    angela amorim
    26 Fevereiro, 2019

    Obrigada pelas dicas!

      Avatar
      Hugo Pascoal
      8 Abril, 2019

      Obrigado pelo feedback Ângela. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.