Email Marketing

Automação de e-mail marketing: como escolher a melhor ferramenta?

13 Agosto, 2018 |

O e-mail marketing é essencial em qualquer campanha de marketing digital. Ao investir nesse tipo de estratégia, qualquer empresa pode se relacionar com a sua audiência de forma simples e personalizada.

Antes visto como propaganda, nos dias de hoje este canal destaca-se por contar com caraterísticas valiosas e únicas. Neste sentido, uma das particularidades é o alcance: a maioria da população incorporou o e-mail nas suas vidas.

Com isto, o e-mail marketing passou a ser uma forma de contacto bastante direta e profunda. Nas redes sociais, por exemplo, fala-se para todos e a todo momento, e as conversas inevitavelmente perdem-se no meio de tanta informação.

Já nos e-mails os olhares têm mais cuidado e, em geral, são diários, ainda mais com a explosão do mobile. Por muito que tenhamos que lidar com alguns spams indesejados, há uma grande propensão de acompanhar as mensagens e tudo que é importante é aberto e lido.

Para que as empresas explorem os benefícios da ferramenta de forma efetiva, é importante contar com a automação de e-mail marketing, que assegura que toda base de contactos receba os e-mails de acordo com o momento de compra de cada perfil.

Neste texto vamos explicar o que faz uma ferramenta de automação de e-mail marketing, porque deve investir nela e partilhamos dicas de como fazer a melhor escolha:

O que faz uma ferramenta de automação de e-mail marketing?

Se a sua empresa está a dar os primeiros passos no marketing digital, é possível que tenha encontrado dificuldades para gerir uma extensa lista de contactos ou enviar e-mails em grande escala. Uma ferramenta de automação de e-mail marketing existe justamente para acabar com este problema. Destacamos abaixo algumas das ações que pode fazer através deste sistema:

  • segmentar os contactos: para ter controlo da audiência que receberá os seus e-mails;
  • criar layouts eficientes: para ajudar na criação de templates replicáveis;
  • automatizar as campanhas: para ganhar produtividade e eficiência no disparo de mensagens;
  • acompanhar o desempenho dos envios: para identificar quantas aberturas e cliques as suas campanhas tiveram, entre outras questões.

Como escolher a melhor ferramenta?

Para escolher a melhor ferramenta de automação de e-mail marketing, é imprescindível que fique atento a todas as funcionalidades oferecidas pelo software. Destacamos algumas das particularidades que requerem a sua atenção.

Segmentação dos envios de e-mails

Geralmente, as campanhas segmentadas contam com taxas de abertura e taxa de cliques maiores. É por este motivo que  vale a pena investir um tempo para segmentar o seu público de forma correta. Adaptar o conteúdo das mensagens para cada segmento é uma ótima estratégia para ter melhores resultados ao nível de engagement.

Alguns serviços de e-mail marketing têm ferramentas que permitem que  monitorize comportamentos e perfis de consumidores. Com estes dados em mãos, é possível criar segmentos inteligentes, com base em motivações e interesses muito específicos.

Gestão da lista de contactos

Uma base de contactos é essencial para qualquer empresa realizar uma campanha de e-mail marketing eficiente. De alguma forma, todos os contactos sentem-se interessados pela sua marca, desde que respeite a regra de ouro do e-mail marketing, que é nunca comprar uma lista.

A partir do momento que vai captando leads, a ferramenta ajuda a criar filtros para agrupar os contactos que têm características em comum. Com isto, as hipóteses de ter campanhas positivas aumentam e, consequentemente, as conversões também, uma vez que a sua marca enviará ofertas com foco em necessidades verdadeiras.

Otimização dos resultados das campanhas

Como acontece em qualquer estratégia de e-mail marketing, a otimização do processo é essencial. Pequenas alterações em questões como o assunto e tempo de envio podem ter um impacto significativo para aumentar as taxas de conversão, de abertura e de cliques. Para isso, é preciso acompanhar as métricas que a ferramenta de automação de e-mail marketing oferece.

Nesse contexto, é possível testar o desempenho de e-mails para saber quais são as mensagens que realmente trazem os resultados que espera para o seu negócio. Certifique-se de tentar uma coisa de cada vez e tenha o cuidado de fazer isso durante algumas semanas, de forma a assegurar que as alterações não sejam atribuídas a outras questões. Nestes casos, os testes A/B podem ser ótimas opções.

Integração com outros serviços

Pelo facto de o e-mail marketing ser essencial na estratégia de marketing digital, é muito importante que a ferramenta esteja integrada com outras que também são essenciais para conquistar seus resultados, como CRM, landing pages e Google Analytics.

Entre outros fatores, estas integrações evitam perdas de informações e segmentações não muito precisas(como é o caso de enviar campanhas de um produto já adquirido pelo cliente) e conquistam mais inteligência em relação aos contactos (como saber quais são os materiais as pessoas descarregaram e quais as campanhas de automação participaram e interagiram).

Qual a importância de escolher ferramentas com boa reputação no mercado?

Agora que já partilhámos as principais funcionalidades de uma ferramenta de automação de e-mail marketing, é fundamental conhecer a reputação do software que escolherá para a sua empresa. Tenha total atenção às empresas que já utilizam o sistema, procure casos de sucesso e, se possível, converse com pessoas que utilizam a ferramenta.

Isto é muito importante, pois saberá se a empresa conta com um bom suporte, se a ferramenta é fácil de usar e se a entrega e o relatório das campanhas são eficientes. Além de avaliar a reputação da empresa, verifique também a reputação do IP de envio do e-mail. Pode fazer isso ao conversar com alguém da equipa de vendas da empresa ou através de algum canal de atendimento.

Como vimos no decorrer do texto, investir numa ferramenta de automação de e-mail marketing é uma forma de estabelecer relações muito diretas e próximas com a sua base de contactos.

Seja através de promoções, newsletters ou divulgação de eventos, a comunicação por e-mail é totalmente flexível e, se feita de forma correta, gera ótimos resultados. Uma vez que é muito fácil acompanhar as métricas, consegue saber se a sua estratégia está a gerar bons resultados ou se precisa de repensar a sua estratégia.

Nos dias atuais, com o avanço da tecnologia e a facilidade de uso das ferramentas de automação, é muito provável que o seu concorrente esteja a praticar este tipo de ação. Portanto, não faz  sentido não investir na automação de e-mail marketing. Isso, com certeza, será vital para atingir os seus objetivos e ultrapassar as suas metas.

Se acha que é o momento de investir numa ferramenta de automação de e-mail marketing, entre em contacto connosco. Estamos disponíveis para oferecer a melhor solução para a sua necessidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.