E-commerce

Black Friday 2018: 5 Regras Básicas para o Seu Ecommerce

30 Outubro, 2017 |

Para que tenha uma noção melhor do volume de venda que a Black Friday movimenta, em Portugal, em 2016 o mercado assistiu a um volume de vendas que ascendeu a 1,8 milhões de euros em apenas 24 horas. Então se você tem uma loja online e está a preparar-se desde o início do ano, devo dizer que essa […]

Para que tenha uma noção melhor do volume de venda que a Black Friday movimenta, em Portugal, em 2016 o mercado assistiu a um volume de vendas que ascendeu a 1,8 milhões de euros em apenas 24 horas. Então se você tem uma loja online e está a preparar-se desde o início do ano, devo dizer que essa é uma ótima decisão.

Mas, se ainda não se preparou ou ainda não sabe se vale a pena, esta é a sua oportunidade. Algumas ações preventivas podem deixar a sua loja em pleno funcionamento e garantir as vendas durante a Black Friday. Vamos lá!

1. Stock

É imprescindível que para um evento como este o seu stock esteja abastecido de produtos. Ter um stock seguro significa ter a quantidade adequada para suprir as vendas, mas não o bastante para ter stock em excesso. Para isso use a inteligência e verifique quais produtos tendem a vender mais.

Ter um uma boa relação com fornecedores é essencial para que, em momentos de crise, todos possam trabalhar juntos, aumentando o seu poder de negociação de preços e até mesmo prazos mais curtos de reposição.

2. Preço

Evite as más práticas no seu negócio. Nos anos anteriores a Black Friday ganhou o apelido de “black fraude” depois de algumas lojas serem “apanhadas” a aumentar os preços, dias antes do evento, para dar a impressão de que os descontos eram atraentes.

É preciso estar atento a isso, já que existem órgãos regulamentadores e ferramentas que monitoram os preços durante todo o ano, divulgando lojas que praticam falsos descontos.

No geral a regra é: foque-se em oferecer descontos reais e possíveis. Preços muito baixos podem levar a sua loja online “à falência” e preços manipulados podem acabar com a reputação da sua marca.

 3. Infraestrutura de TI

A Black Friday gera um grande volume de visitas num curto espaço de tempo, e é comum vermos lojas online com a navegação a ficar extremamente lenta ou até “em baixo” porque não trataram adequadamente dos seus servidores de alojamento.

Uma solução bastante usada atualmente é o cloud computing, que detecta automaticamente o aumento do volume de visitas e amplia a capacidade do servidor, mantendo a loja sempre on-line.

Para lidar com as sobrecargas, considere utilizar também um serviço de CDN, que permite armazenar e distribuir o conteúdo da sua loja online em diversos locais, reduzindo o tempo de navegação.

É preciso que haja monitorização durante as 24 horas da Black Friday em relação à loja online, sobretudo as funcionalidades de venda, como: pesquisa do produto, pedido, pagamento e confirmação do pagamento. Tudo precisa estar em perfeito funcionamento e sem lentidão.

4. Marketing

Estruturar uma boa campanha de marketing com antecedência é uma das principais formas de preparar o seu público para o que está por vir.

É importante que tenha desenvolvido no seu negócio o business analytics, para o ajudar a tomar melhores decisões. Alguns desses dados podem ser obtidos através de análise de eventos dos anos anteriores.

Muitas informações também são passadas no relatório trimestral da ACEPI, associação portuguesa de comércio electrónico, realizado pela Netsonda, sendo uma das principais fontes de referência para os profissionais do segmento.

5. Atendimento

Você vai precisar de uma equipa de suporte treinada e especializada para garantir que o seu público seja bem atendido durante a Black Friday.

É essencial que você e sua equipa estejam a postos para solucionar as dúvidas dos clientes durante a pesquisa dos produtos desejados até ao pós-venda.

Considere investir em tecnologia para o atendimento. Hoje há soluções de baixo custo e de fácil implementação, permitindo que a sua loja tenha um telefone 0800, que tenha um chat e até mesmo inteligência artificial. Uma loja online que presta um atendimento multicanal pode garantir uma faturação maior.

P.S. Se quer ter excelentes resultados prepare-se adequadamente para a Black Friday:

Quero inscrever-me »

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.