Estratégias de Marketing

Blog B2B: 9 Estratégias para Aumentar as Suas Conversões

15 Setembro, 2023 (actualizado) |

B2B (business to business) são negócios comerciais estabelecidos entre empresas. Estas operações de compra e venda, atualmente acontecem através da internet ou de redes privadas. E nesse exato momento, pode ter certeza, muitos empreendedores estão na internet a procurar soluções para as suas empresas. Assim, o blog com o foco na comunicação B2B, tornou-se uma ferramenta […]

B2B (business to business) são negócios comerciais estabelecidos entre empresas. Estas operações de compra e venda, atualmente acontecem através da internet ou de redes privadas.

E nesse exato momento, pode ter certeza, muitos empreendedores estão na internet a procurar soluções para as suas empresas.

Assim, o blog com o foco na comunicação B2B, tornou-se uma ferramenta essencial para atração de empresas, aumentando o relacionamento, conquistando mais prospects e mais clientes.

No B2B, normalmente o processo de venda tende tornar-se mais complexo e demorado, mas pode ser compensatório, pois as vendas mostram-se mais recorrentes, havendo ainda tickets maiores por cliente. É preciso, então, saber explorar tais vantagens.

Há resultados satisfatórios, acredite!

Considerados os pilares essenciais do marketing, que têm a função de criar oportunidades de negócios, é preciso saber qual o perfil do cliente-empresa que você deseja atingir, a persona. Só assim será possível elaborar conteúdo atraente e que, de fato, agregue valor. Então defina bem a sua proposta de valor e tenha em mente que a sua empresa deve ser uma provedora de soluções.

Estratégias para o seu blog B2B

1. Tenha um foco e torne-se melhor no seu nicho

“Não tente ser tudo para todos”. A empresa precisa ser especialista em determinada área, tornando-se referência em determinado assunto.

Se você atua numa pequena ou média empresa, escrever para o seu nicho será mais vantajoso, pois você estaria a falar com verdadeiros interessados e não disputaria a audiência com grandes players que falam sobre tudo.

E mais, você irá fortalecer a sua marca demonstrando foco e domínio sobre o seu negócio e provavelmente terá mais participação dos leitores.

2. Entenda a jornada do comprador

Reconhecimento do problema, procura de informações (principalmente na internet), consideração e por fim, a decisão de compra. Ou seja, tenha em mente o funil de vendas: alcance o prospect, engaje através de conteúdo educativo e converta, transformando esse envolvimento em vendas e lucros.

É importante ter conteúdo criativo e estratégias voltadas para cada uma dessas etapas.

3. Um blog B2B não é um canal de vendas diretas

Cuidado para não afugentar o visitante do seu site com publicidade. É preciso saber que o blog é um canal que apoia o crescimento e o desenvolvimento do cliente. Portanto, torne-se referência no assunto e assim, com a reputação construída, converta essa relação em vendas.

No momento certo os seus canais de venda serão requisitados. Por isso seja eficiente nos processos de venda online e offline. Ter um número 0800 demonstra credibilidade e cuidado com os clientes.

4. Tenha parcerias com influenciadores no seu mercado

Geralmente, são pessoas com autoridade no assunto que têm muitos seguidores interessados no tema, o que pode aumentar muito a sua visibilidade e alavancar o crescimento do seu negócio.

Procure estes influenciadores em blogs, canais no Youtube, grupos de redes sociais e até mesmo em fóruns e congressos. É importante que o influenciador seja adequado ao perfil da sua empresa, que tenha boa reputação e que possua audiência qualificada.

5. Comunique-se melhor e atenda mais rapidamente

Responda às perguntas e demandas do seu cliente potencial. Foque em melhorar o tempo dos processos operacionais e comerciais, reduza os erros e tente ser muito eficiente. E mais, tenha flexibilidade para atender a cada modelo de negócio.

Sair do básico telefone e e-mail é essencial. Hoje o mercado oferece inúmeras ferramentas, de fácil implementação, que podem otimizar o seu atendimento. São serviços que vão de um simples chat ou organizador de tickets até o CRM (Customer Relationship Management), que permite gerir a relação com cada cliente, detalhando todo o processo de forma precisa.

6. Utilize a automação de marketing

O relacionamento precisa ter continuidade com todos os contatos realizados, por isso vale a pena apostar na configuração de e-mails de formato pessoal, nutrindo o seu lead com mais materiais do interesse dele, facilitando a aprendizagem e a conversão.

Por isso é importante ter a segmentação da sua lista de contatos em dia, separando os grupos de leads por cada um dos seus interesses.

7. Publicidade Online

Fazer um anúncio no Adwords ou no Facebook Ads é outra oportunidade interessante para atrair mais visitantes para seu blog B2B. Requer investimento, mas otimizando as suas campanhas e estudando bem a concorrência no seu nicho de mercado, pode conseguir comprar leads com valores bem baixos.

A grande vantagem do Adwords e do Facebook Ads é poder segmentar bem o seu público-alvo: pela localização geográfica, pelo idioma, pelos interesses etc., ajudando a manter o foco no seu nicho.

8. Mostre e conte histórias de outras empresas que foram ajudadas pela sua

Tenha depoimentos, estatísticas de incremento nas vendas ou resultados alcançados. Assim os seus clientes em potencial estarão mais convencidos do seu valor, principalmente se contar histórias de sucesso de empresas que atuam no mesmo nicho ou área de negócio.

Quer um exemplo? Segundo o Dr. Caio Cardoso, a “utilização do Marketing Automation no consultório médico, melhorou a comunicação com os clientes e gerou um incremento de 47% nos agendamentos de consulta, comparado ao ano passado 2016. A evidente melhora tornou esta estratégia obrigatória para o negócio”.

9. Leve o lead (cliente-empresa potencial) ao próximo nível

A ideia é que cada estratégia possa ir aproximando o lead da decisão de compra. Então, não se esqueça dos call to actions, chamada para agir, direcionando à realização da venda. Nesse momento é preciso ter uma equipa de vendas preparada para oferecer as melhores soluções.

É extremamente importante acompanhar a implementação de todas estas estratégias e avaliar o que correu bem em relação aos seus objetivos, refinando as ações quando necessário.

Como está o blog da sua empresa quanto a essas estratégias? Você pode estar a perder oportunidades. Pense nisso!

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