SEO

Certificado SSL (Grátis!): Melhore a Relevância do Seu Blog no Google

24 Maio, 2017 |

Você já deve ter feito muito trabalho de otimização no seu blog e isso é um bom sinal de profissionalismo e comprometimento. Contudo, além das funcionalidades e do conteúdo, é imprescindível preocupar-se com atributos de qualidade como o desempenho e, principalmente, a segurança dos seus dados e das pessoas que visitam seu blog. ContentsCertificado SSL […]

Você já deve ter feito muito trabalho de otimização no seu blog e isso é um bom sinal de profissionalismo e comprometimento. Contudo, além das funcionalidades e do conteúdo, é imprescindível preocupar-se com atributos de qualidade como o desempenho e, principalmente, a segurança dos seus dados e das pessoas que visitam seu blog.

Certificado SSL – O que é?

O SSL (Secure Sockets Layer) é um padrão de tecnologia que possibilita a comunicação entre servidores e browsers de forma segura através do uso de criptografia.

O uso deste tipo de tecnologia torna a comunicação na Internet muito mais segura ao proteger informações sensíveis como passwords e números de cartão de crédito de crimes cibernéticos como o roubo de informações.

Um blog protegido com o certificado é apresentado com um pequeno cadeado fechado e verde na barra de endereço da maioria dos browsers (veja o exemplo abaixo).

 

Como o SSL pode influenciar o posicionamento do seu blog e melhorar o seu lucro?

Você já deve conhecer os fatores básicos utilizados no algoritmo de rankeamento do Google: conteúdo consistente (feito por humanos e para humanos), a escolha de bons títulos, utilização de meta tags, a boa aplicação das heading tags,  URLs amigáveis, sitemap bem configurado e informado no Google Search Console, além das palavras-chave trabalhadas de forma correta. Obviamente é muito mais do que isso. 😉

Desde o final de 2014, o Google começou a considerar o uso de SSL como um dos fatores para melhorar o posicionamento dos sites, inclusive os blogs.

O motivo para isso? Oferecer mais segurança para quem realiza pesquisas no motor de busca e acede a sites desconhecidos de todos os tipos. Faz todo o sentido, concorda?

Com a competição cada dia mais apertada, toda e qualquer técnica idónea de SEO deve ser considerada para atingir um melhor posicionamento. A adoção do SSL certamente é uma delas e pode ser um fator de desempate caso o Google esteja “na dúvida” entre um site e outro. Lembre-se, para quem utiliza alguma estratégia de monetização, o melhor posicionamento é sempre revertido em mais receita.

Como conseguir SSL para o seu Blog?

Você pode contratar um certificado SSL em vários fornecedores disponíveis na internet, inclusive o próprio servidor de hospedagem do seu blog deve oferecer este tipo de serviço. Se o seu blog já está em funcionamento, você terá que fazer uma série de ações após a instalação do SSL: testar o certificado, trocar de http para https, atualizar o sitemap e Search Console, aplicar redirect 301 etc. Se você não é especialista, procure ajuda de um técnico ou procure informação na internet, porque o processo, apesar de básico, exige algum conhecimento. E qualquer erro nesta implementação pode deixar o seu blog off-line.

Se deseja poupar e ter um certificado SSL de igual qualidade, existem 2 serviços gratuitos:

A Cloudflare é uma empresa especializada em otimizar desempenho e segurança para sites. Oferece no seu Plano Grátis o certificado SSL, que pode ser instalado no seu blog em poucos passos.

Além do certificado SSL, o plano gratuito da Cloudflare permite o uso do recurso CDN (Content Delivery Network ou Rede de Distribuição de Conteúdo) que otimiza a velocidade de carregamento do blog e ajuda também no rankeamento do Google.

Quer mais? Você terá proteção contra ataques de hackers, cada vez mais comuns e que se tornaram desafios de segurança constantes para negócios de todos os portes.

Outro serviço gratuito cada vez mais utilizado é o Let’s Encrypt. Lançado em abril de 2016, o projeto já conta com o apoio de grandes empresas como Facebook, Cisco, Mozilla e até mesmo a brasileiríssima Vtex. Segundo a Let’s Encrypt, “fazemos isso porque queremos criar uma web mais segura e com mais respeito à privacidade”. Desta forma, qualquer pessoa que possua um blog com domínio próprio poderá usar Let’s Encrypt para obter um certificado SSL confiável a custo zero.

Mãos à obra!

Agora você já sabe que proporcionar segurança para os seus visitantes, além de ser um ato de cortesia, também melhora o seu posicionamento no Google e consequentemente pode trazer mais lucros.

Agora que entendeu os benefícios, o que está à espera para ter o certificado SSL em seu blog?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.