SEO

Descubra como aumentar a autoridade de um domínio

6 Junho, 2019 (actualizado) |

Trabalhar com marketing digital exige muito conhecimento dos profissionais, que na maioria das vezes necessitam ser multitarefas. Entre os conhecimentos que se fazem necessários está a autoridade de domínio.

Isso justifica-se porque é necessário posicionar muito bem os sites em motores de pesquisa como o Google. Assim, quando as pessoas fizerem buscas sobre assuntos relacionados à área da empresa, a página estará mais bem posicionada do que a de concorrentes.

Mas, afinal, o que é autoridade de domínio? Como ela impacta nos resultados de uma página e quais são as maneiras de realizar essa prática no dia a dia? Acompanhe nos tópicos a seguir!

O que é autoridade de domínio?

A autoridade de domínio, termo que também é conhecido pela sigla em inglês DA, que significa “Domain Authority”, é uma métrica do marketing digital que demonstra a quantidade de visitas de um site, links que tem etc. Esse indicador tenta simular o algoritmo do Google, tendo um número que varia entre 0 e 100.

A empresa americana MOZ desenvolveu uma ferramenta gratuita, que permite que qualquer pessoa consulte a autoridade de domínio de uma página na internet. Assim, é possível verificar que autoridade um site tem e planejar estratégias para que a DA melhore.

A ferramenta MOZ, de maneira geral, leva em consideração uma série de fatores para considerar a autoridade de domínio. Os principais deles são os relacionados a seguir:

  • idade do domínio: conforme o tempo passa e o site se torna mais antigo, ele ganha em autoridade para o Google;
  • reputação do site: reúne uma série de factores, como a quantidade de acessos, taxa de abandono etc.;
  • links que apontam para o site: outros sites que apontam para o seu domínio;
  • links internos: links de subdomínios com links para o domínio principal;
  • diversidade de links: os links indicados pela página devem ser variados;
  • análise distributiva: demonstra como o conteúdo é distribuído no site.

Como o domínio impacta nos resultados de uma página?

Quando um site tem uma autoridade de domínio alta, significa que os conteúdos nele publicados são bons e que ele está apto para ficar bem posicionado no Google quando os utilizadores fizerem pesquisas com palavras-chave relacionadas.

De maneira geral, podemos dizer que um site que tem uma autoridade de domínio mais alta que a de seus concorrentes terá vantagem no ranking de resultados no Google.

Quais são as maneiras práticas de aumentar a autoridade do site?

Como pode perceber, a autoridade de domínio é importante para os sites. Por isso, desenvolvemos uma lista com dicas práticas para que saiba como aumentar a DA das suas páginas.

Seguindo-as à risca, as hipóteses dos seus sites ficarem mais bem posicionados são muito maiores. Veja na sequência!

Dê atenção ao SEO

As técnicas de SEO precisam ser muito bem desenvolvidas num site, assim, o Google valorizará mais a sua página e a autoridade será aumentada. Nesse sentido, são diversas as acções que podem ser executadas.

Entre as estratégias de SEO que podem ser realizadas está o desenvolvimento de URLs amigáveis, garantir uma boa semântica no HTML, utilizar alt nas imagens, ter um texto com palavras-chave optimizadas, entre outras.

Pratique o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é imprescindível para que um site tenha uma boa autoridade. Por isso, recomenda-se que haja uma página com um blog nos sites das empresas. Assim, podem ser desenvolvidos conteúdos que sejam de interesse do público.

Um e-commerce que vende artigos desportivos, por exemplo, terá mais relevância para o Google se tiver um blog com dicas e informações relevantes para atletas, público-alvo dessa empresa. Assim, aumenta-se também a autoridade de domínio.

Aplique links internos e externos

Nos conteúdos desenvolvidos no site, também é importante que sejam feitas links internos e externos. Os links internos fazem com que a autoridade do domínio aumente, pois funciona como se uma página estivesse “indicando” a outra, ou seja, certificando de que uma página tem relevância.

A mesma premissa está relacionada os links externos, em que o seu site indica outros sites. Também é interessante fazer parcerias com empresas parceiras para que o site delas indique o seu.

Se pegarmos novamente o exemplo da loja de artigos desportivos, é possível fazer uma parceria com um blogger importante dessa área, para que ele referencie o seu domínio em algum de seus conteúdos.

Tenha cuidado com a manutenção de backlinks

É preciso ter um cuidado especial com os backlinks e a prática do link building para que o seu domínio tenha uma boa autoridade. Logo que se iniciaram os trabalhos voltados aos SEO era comum que os estrategas se registassem em diretórios e comentassem outras páginas, deixando links dos seus sites. Hoje, essa prática é considerada spam e é necessário procurar meios naturais de conseguir ser referenciado por outros sites.

Existem diversas formas de se fazer link building e a mais indicada é através de parcerias com sites que tenham relevância no seu segmento. Desse modo, nos links são inseridos de forma natural e não como se estivesse a tentar “enganar” os motores de busca.

Porém, apenas conquistar links para o seu site não é suficiente, é necessário prezar pela sua manutenção. Isso quer dizer que se um link que seu site direcionou foi modificado ou retirado do ar por qualquer motivo, e indicar uma página que não existe, perderá autoridade de domínio.

É preciso, portanto, identificar os links quebrados ou que já não existem e removê-los da sua página. Outra ideia interessante é praticar o redirecionamento 301, um trabalho no qual o Google é “informado” que uma página mudou de endereço de forma definitiva.

Se seguir todas as nossas dicas, conseguirá aumentar a autoridade de domínio do seu site. Assim, conquistará melhores posicionamentos em pesquisas no Google e outros motores de pesquisa.

Agora que já sabe como ter mais autoridade de domínio, por que não assina a nossa newsletter? Assim poderemos enviar para si conteúdos interessantes de marketing digital. As suas estratégias serão sempre mais relevantes, por conta de nossas dicas. Não deixe de conferir!

2 thoughts on “Descubra como aumentar a autoridade de um domínio

    Avatar
    Diovan
    30 Março, 2020

    Muito útil o texto, me abriu a mente. Obrigado!

      Avatar
      Hugo Pascoal
      8 Julho, 2020

      Que bom que foi útil Diovan. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.