Email Marketing

Saiba como fazer seu e-mail não cair no spam em 7 passos

7 Janeiro, 2019 |

Nos últimos tempos, uma das estratégias de marketing digital mais promissora tem sido o envio de e-mails para o público-alvo e os leads de uma empresa, o chamado e-mail marketing.

O investimento no disparo desse tipo de mensagem eletrónica permite divulgar um produto ou serviço e ajuda a criar um relacionamento mais próximo com os consumidores.

Infelizmente, muitas mensagens não chegam sequer ao utilizador e se tornam lixo eletrónico. Para evitar esse tipo de situação, existem algumas maneiras de como fazer para o e-mail não cair no spam e conseguir atingir o seu objectivo.

Pensando nisso, vamos apresentar sete dicas que ajudam a configurar o e-mail para aumentar a eficiência de entrega dos seus disparos e evitar que eles caiam na caixa de spam dos seus leads. Acompanhe a leitura!

1. Construa sua própria base de leads

O software presente nos serviços de e-mail está sempre atento à forma que os destinatários reagem ao recepção da sua mensagem. Dessa forma, esse sistema permite identificar quando uma mensagem está a ser enviada aleatoriamente para um grande número de endereços eletrónicos.

Essa prática leva o remetente a ter uma baixa reputação e, assim, as próximas mensagens poderão ir para a caixa de spam e, até mesmo, serem bloqueadas, resultando num alcance menor.

Confira as práticas mais comuns que geram baixa reputação:

  • e-mails ignorados e excluídos por muitos utilizadores;
  • e-mails marcados como spam pelos clientes;
  • e-mails enviados para endereços eletrónicos inválidos ou inactivos;
  • e-mails enviados para spamtraps (endereço criado propositadamente para identificar spammers).

Por outro lado, se o destinatário abre o e-mail, clica no link, responde, encaminha para alguém, por exemplo, o sistema aumenta a reputação do remetente. E, como consequência, os próximos e-mails têm maior hipótese de entrar na caixa principal (inbox) e, portanto, mais chance de serem acedidos e visualizados.

Não quer que o seu negócio sofra represálias, certo? Por isso, os e-mails devem ser enviados com o consentimento prévio dos consumidores. Assim, evite disparar mensagens para pessoas que não deram autorização para isso.

2. Utilize uma ferramenta adequada para o disparo de e-mails

Escolha uma ferramenta de uso fácil, que disponibilize um suporte eficiente e que faça o disparo de e-mail marketing. Antes de contratar, procure saber a avaliação e a reputação do IP da empresa.

Veja se ela mantém o monitoramento das pontuações dos endereços de IP que ela usa (sender score) e como eles são considerados.

Muitos provedores têm softwares que detectam a reputação do IP que é usado pelo remetente no disparo de e-mails. Se for considerado mau, as chances de alcance ao público serão bem menores.

Se o número reclamações for alto e a quantidade de spamtraps for grande, é um sinal de que a ferramenta tem uma reputação baixa, e o e-mail que for disparado cairá diretamente na caixa de spam ou será bloqueado.

3. Forneça a opção de anulação da inscrição

Manter um bom relacionamento com o público é uma estratégia de extrema relevância. Entenda que os clientes podem não ter mais interesse no seu produto, ou, pelo menos por um tempo. E, sendo assim, eles têm todo o direito de não quererem receber mais o seu contacto.

A insistência contínua no disparo de e-mails indesejados pode causar desprezo e gerar uma imagem negativa no potencial lead. Por isso, é importante que dê ao cliente o direito de retirar o endereço de e-mail dele da sua lista de contactos. Essa medida é resolvida de uma maneira bem simples: por meio de anulação da inscrição.

No próprio corpo do e-mail pode disponibilizar a opção de anulação da inscrição. Pense numa frase simples, como “clique aqui se não quiser mais receber nossos e-mails” e deixe um link disponível para realizar esse procedimento.

4. Faça os disparos com frequência adequada

É importante manter a regularidade no envio do conteúdo. A periodicidade pode variar conforme o segmento do negócio e a preferência e segmentação da sua base de público. Muitas pessoas têm pouco tempo livre para abrir e-mails, assim como aquelas que foram recentemente adicionadas têm maior interesse na frequência maior de envios.

Por outro lado, se a frequência dos envios for pequena, o utilizador perderá interesse na sua marca e poderá migrar facilmente para o concorrente, marcando o seu e-mail como spam.

Além da frequência, pesquise e invista na segmentação do público e esteja atento à qualidade do conteúdo enviado. Sites que usam mecanismos de busca, como o Google, conseguem ranquear melhor um conteúdo por meio da frequência das publicações feitas, por exemplo.

5. Configure o DKIM e o SPF da ferramenta

Criar uma estratégia de e-mail marketing de forma que esses e-mails não sejam considerados inúteis ou spam exige uma série de cuidados técnicos. Para isso, utilize ferramentas eficientes.

Diante disso, é importante configurar as entradas DKIM e SPF da ferramenta. A DKIM (Domainkey) é a chave de autenticação do seu domínio que fica no servidor de DNS. Por sua vez, SPF (Sender Policy Framework) é a autorização que permite o envio de e-mails em seu nome.

Dessa forma, as mensagens têm maiores chances de chegar até a caixa de entrada do cliente. Essa configuração também permite que o servidor envie e-mails em nome do domínio que foi escolhido.

6. Evite enviar conteúdo impróprio

Tenha cuidado com a qualidade do conteúdo que será enviado. Utilize texto e imagens do e-mail. O conteúdo deve ser claro, objectivo e despertar a atenção do leitor. Assim, as hipóteses de a sua mensagem ir diretamente para a caixa de entrada do público são maiores.

Proponha uma acção a ser feita, como clicar em um produto ou descarregar um e-book. Isso ajuda a manter o consumidor mais tempo atento à sua marca.

Hoje em dia, grande parte dos acessos acontece por meio de dispositivos móveis, como o smartphone. Por isso, não se esqueça de elaborar um design responsivo.

7. Evite comprar listas de e-mails

O investimento não vale a pena. Listas prontas com e-mails organizados não costumam funcionar e têm o poder de manchar a imagem da sua marca.

O principal objetivo do e-mail marketing é que o público abra e leia o conteúdo enviado. Se ele foi enviado e foi movido para a caixa de spam, ele não cumpriu o seu objetivo — informar, atrair, convencer e fidelizar o cliente.

Além disso, o destinatário pode sentir a sua privacidade ameaçada, principalmente porque não consentiu com a divulgação dos dados para a sua empresa. E, logo, marcará o e-mail como spam, reduzindo, assim, a sua reputação perante o servidor.

Portanto, não dispare mensagens para destinatários que não deram autorização para isso. Essa prática pode ter o efeito contrário ao que está à espera.

Os profissionais de marketing devem estar atentos no momento de realizar ações de marketing e precisam saber como fazer para o e-mail não cair no spam. Portanto, invista nessas estratégias. Vai perceber que os e-mails vão gerar resultados positivos e deixar de cair no lixo eletrónico. Além do mais, a empresa se torna mais confiável e ética no ponto de vista dos provedores.

Não perca mais tempo e aposte em campanhas de e-mail marketing para a sua empresa. Experimente gratuitamente a nossa plataforma!

3 thoughts on “Saiba como fazer seu e-mail não cair no spam em 7 passos

    Avatar
    Arnaldo Alves Pacheco
    7 Janeiro, 2019

    O conteúdo é muito bom e traz dicas bem interessantes para a divulgação de e-mails marketing, bem didático e fácil de entender.
    Eu tenho um e-commerce e tenho muita dificuldades em fazer campanhas de e-mail marketing porque minha lista é pequena e aqui mesmo no e-goi não consegui enviar por causa das adequações que teria de fazer e não entendi direito como funciona o sistema, deixei de lado e quero voltar a procurar saber como funciona para criar algumas campanhas, me ajudem por favor.

      Avatar
      Daniel Bento
      10 Janeiro, 2019

      Obrigado Arnaldo por considerar este artigo útil, e obrigado por nos contactar com essa dificuldade.
      Na sua conta E-goi pode obter apoio através no menu Ajuda.

      Avatar
      Hugo Pascoal
      8 Abril, 2019

      Arnaldo, procure o nosso suporte através do menu Ajuda da sua conta para podermos atender você. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.