E-commerce

Como preparar o e-commerce para as vendas de natal

24 Março, 2023 (actualizado) |

Como sabemos, o Natal é uma época em que o comércio aumenta suas vendas de forma bastante expressiva. No mundo virtual não é diferente! A maioria das pessoas faz questão de presentear os amigos e a família. Assim, é essencial que as lojas estejam preparadas para atender à procura e garantir o sucesso das vendas.

Uma das primeiras lições é se antecipar e planear todas as acções para divulgar seus produtos com as mensagens certas e para as pessoas certas.

Isso é ainda mais importante nos meios online, uma vez que as pessoas estão antecipando suas compras cada vez mais, pois têm receio de que a mercadoria não seja entregue a tempo do Natal.

Neste texto, daremos dicas para preparar o e-commerce para o Natal e destacaremos questões sobre como reforçar stock, atrair mais clientes e criar campanhas nas redes sociais, entre outras.

Se quer ter sucesso nas vendas no fim do ano e entrar em 2019 com o pé direito, acompanhe as ideias que preparamos aqui!

Reforce seu stock

Apesar de essa ser uma dica muito óbvia, não poderíamos deixar de falar dela. É essencial que fique atento às tendências da temporada, assim como às necessidades dos seus potenciais consumidores, de forma que possa reforçar seu stock da melhor maneira possível.

O ideal é ter um sistema que seja capaz de prever a procura pelas mercadorias oferecidas.

De qualquer forma, o mais importante é estar preparado para evitar a falta de produtos, o que costuma causar muita insatisfação junto aos clientes.

Sendo assim, é crucial que você redobre sua atenção em relação à gestão de stock. Trabalhe sempre para ter total controle sobre a entrada e a saída de produtos e para entender o que traz mais resultados para o seu negócio.

Explore as redes sociais

Como não poderia deixar de ser, as redes sociais são meios essenciais para o e-commerce estabelecer uma relação directa com seus actuais e futuros clientes.

Portanto, entenda quais são os principais canais em que seus potenciais consumidores estão e crie conteúdos de interesse dessas pessoas, de forma que elas se tornem audiência e, consequentemente, compradoras.

Entre os pontos de atenção, é preciso que tenha um plano de media adequado para lidar com cenários como o Natal. Lembre-se de que a media social é um dos pilares do marketing digital e um espaço para socializar.

Portanto, sempre estimule conversas com as pessoas e sempre responda aos comentários dos utilizadores, ainda que sejam negativos, como reclamações.

Considere o mobile

Basicamente, os dispositivos móveis tornaram-se extensões dos corpos das pessoas. Por isso, cabe a si entender que grande parte da comunicação do e-commerce será consumida por meio de um smartphone ou tablet.

As pessoas, inclusive, até podem finalizar as compras através dos seus aparelhos. Nesse sentido, é essencial que a sua comunicação seja directa e direcionada para os interesses dos seus possíveis clientes.

Essa questão do mobile para as vendas é tão importante e cresce tanto a ponto de alguns negócios criarem os e-commerces, ou seja, lojas virtuais especializadas em atender consumidores no smartphone.

Por essas e outras questões, é crucial que seu negócio trabalhe com uma estratégia que d|e prioridade à melhor experiência do utilizador nos dispositivos móveis.

Treine sua equipa de atendimento

Hoje em dia, mais do que consumir produtos ou serviços, os utilizadores querem viver boas experiências. Nesse contexto, o atendimento ganha cada vez mais importância.

Na internet, é preciso ter ainda mais cuidado com essa questão, uma vez que as coisas acontecem de forma muito rápida e dinâmica. Os atendentes precisam estar preparados para actuar com excelência em canais como chats, medias sociais e e-mail marketing.

Além disso, esses funcionários também precisam desenvolver um alto nível de inteligência emocional, pois existem clientes de todo o tipo, incluindo pessoas muito exigentes.

Em todas as negociações, por exemplo, é recomendado nunca levar questões para o lado pessoal. O foco deve estar totalmente em resolver os problema dos clientes, fazendo com que eles vivenciem a melhor experiência possível, aumentando as hipóteses de fazer grandes vendas.

Prepare-se para receber um tráfego intenso

O e-commerce também precisa de estar totalmente preparado para receber um tráfego intenso na sua loja. Por conta disso, é preciso verificar com antecedência se o servidor suporta receber um grande número de visitas — algo muito comum de acontecer em épocas como o Natal.

Uma dica interessante é aumentar a capacidade de armazenamento na nuvem, além de adoptar mecanismos de escala automáticos, conforme a procura da sua plataforma, a fim de assegurar disponibilidade e estabilidade e garantir que os utilizadores realizem suas compras sem nenhuma barreira.

Prepare a sua logística

A questão da entrega é uma das maiores reclamações das pessoas que estão insatisfeitas com o e-commerce. Nesse cenário, ainda mais por se tratar da data comemorativa mais importante do ano, é de grande importância que o prazo prometido no site seja devidamente cumprido, uma vez que as pessoas esperam ansiosamente receber o produto antes do dia 25 de dezembro.

Dessa forma, para que a entrega seja realizada conforme o combinado, é necessário dedicar plena atenção à logística — tanto nos Correios quanto nas empresas sub contratadas.

Caso contrário, o cliente pode viver uma experiência ruim e isso pode gerar dores de cabeça para o negócio, como impactar negativamente a reputação.

Seja flexível para possíveis devoluções

Uma dica interessante para aumentar as vendas em períodos como o Natal é flexibilizar as políticas de trocas e devoluções de produtos. Algumas empresas acabam por estender o prazo, a fim de aumentar a possibilidade de os consumidores indecisos realizarem suas compras.

Por mais que o ano não tenha sido tão favorável para as vendas, não desanime. O Natal é uma grande aposta para vender mais e aumentar a competitividade no mercado.

Esperamos que aproveite essas dicas para preparar o e-commerce para o Natal e as coloque em prática agora mesmo. Actue com todo o gás para fechar o ano de 2018 com as contas no azul.

Se gostou dessas dicas e acredita que elas podem ser essenciais para empreendedores e o mercado de e-commerce como um todo, compartilhe este post nas suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.