Redes Sociais

Descubra como ser bem-sucedido com marketing no Instagram

Recentemente, o Instagram anunciou que bateu a marca de 1 bilião de utilizadores ativos. Esse número representa um crescimento acelerado da rede social e confirma a tendência de um consumidor participativo no mobile.

Talvez não seja novidade para ninguém, mas é importante destacar que, cada vez mais, as pessoas acedem às redes sociais e consomem produtos e serviços por intermédio dos smartphones.

É um facto, portanto, que seja mais frequente existirem compras através de smartphones. Além disso, o mobile e o físico estão-se a complementar cada vez mais. É muito comum que os clientes pesquisarem preços nos dispositivos móveis enquanto estão a avaliar um produto no ponto de venda.

Todas essas ideias significam que fazer marketing no Instagram é cada vez mais essencial para a visibilidade, a autoridade e o crescimento da empresa.

Neste texto, vamos apresentar os principais tipos de anúncios disponibilizados por essa rede, que podem ser complementados com estas estratégias para ganhar seguidores. Acompanhe!

Instagram Ads

O Instagram Ads é a plataforma de anúncios do Instagram. Por meio dela, os posts patrocinados são veiculados em forma de fotos, vídeos, slideshow e carrossel. A ferramenta é essencial para gerar cliques, visualizações e conversões.

Criar anúncios no Instagram, além de ajudar a vender, também traz reconhecimento para a sua marca. Trata-se de uma ótima forma de educar seus usuários em relação aos seus produtos e serviços.

Para promover um post pago nessa rede, pode direcioná-lo conforme os parâmetros estabelecidos pela sua empresa-mãe, o Facebook. Dessa forma, os anúncios podem ser segmentados por idade, género, localização geográfica, interesses de consumo, entre outros aspectos.

Todos os links patrocinados podem ser feitos pelo gestor de anúncios do Facebook.

Lembre-se de que usar o Instagram Ads é vital para uma estratégia de negócio de sucesso. Apesar de as postagens gratuitas serem essenciais, os links patrocinados darão um impulso muito maior para sua empresa, além de serem primordiais para conquistar resultados mais rapidamente.

Links nos stories

Os stories (ou seja, a funcionalidade que permite inserir fotos e vídeos que são apagados depois de 24 horas), são ótimos para engajar sua audiência. O formato é um dos preferidos do público que utiliza a rede social e, por isso, é cada vez mais usado pelas empresas que fazem marketing no Instagram. Além de ser possível mostrar produtos, serviços e os bastidores, é possível inserir links dentro das histórias.

No entanto, existem alguns critérios para isso. Infelizmente, somente as contas verificadas ou com mais de 10 mil seguidores podem usar essa ferramenta. No entanto, se a sua conta não se enquadrar nesses pré-requisitos, não fique desanimado. A tendência é que, em breve, o Instagram libere esse recurso para todos. Caso tenha acesso, é muito simples inserir os links:

  1. crie seu story;
  2. clique no ícone em forma de corrente na parte superior da tela;
  3. insira a URL da página;
  4. clique em “guardar”;
  5. continue a editar o seu story.

Anúncios nos stories

Os anúncios nos stories tornaram-se ótimas possibilidades de impactar os seus utilizadores no dia a dia por intermédio de vídeos e fotos. São cada vez mais essenciais para ganhar seguidores reais, aumentar o alcance, o reconhecimento da marca e a venda de produtos e serviços.

Por intermédio desses anúncios, que também são feitos pelo Gestor de Anúncios do Facebook, é possível passar uma mensagem de forma natural e contar com um alto índice de engagement. Para criá-los, precisa que a sua conta no Instagram seja comercial e vinculada à sua página do Facebook.

A rede social vem estudando a inserção do formato carrossel nos stories, como veremos a seguir.

Anúncios carrossel nos stories

Uma das novidades mais aguardadas no Instagram são os anúncios em formato carrossel para o story. A ideia é que sejam publicadas até três fotos ou vídeos de maneira consecutiva. O formato ainda está em fase de testes, e empresas como Coca-Cola, Netflix e Renault já o utilizam.

Em breve, todos os anunciantes terão muito mais espaço para usar a criatividade e as campanhas poderão ser mais profundas, longas e engajadas. Vale lembrar que essa função já é liberada para os usuários e as empresas que trabalham nos stories de forma orgânica.

Posts orgânicos poderão ser transformados em anúncios

O Instagram permite que transforme os seus posts orgânicos em anúncios na plataforma. Já era permitido fazer um impulsionamento de post direto na rede, mas também existe a possibilidade de fazer isso por meio do gestor de negócios do Facebook.

A criação de anúncios por meio dos posts orgânicos está a ser disponibilizada aos poucos para os utilizadores. Em breve, essa atualização estará disponível para todos usuários da rede. Esse tipo de anúncio poderá ser feito em campanhas para envolvimento, reconhecimento da marca, visualizações de vídeo e alcance.

Testes de pagamento pelo próprio Instagram

Uma outra novidade é que o Instagram começou a realizar testes para receber pagamentos diretamente pelo aplicativo. Em vez de o usuário ser redirecionado para o site da empresa por meio do botão “comprar agora”, a ideia que toda transação passe a ser feita exclusivamente pela rede social.

Será necessário ter um cartão de crédito ou débito cadastrado. Para que a segurança seja efetivada, uma guia do aplicativo permite inserir o código PIN antes de cada compra, como uma maneira de autorizar o processo.

Como vimos ao longo do texto, independentemente da sua audiência, o marketing no Instagram, por meio dos anúncios, está cada vez mais abrangente. Por isso, é muito importante que fique atento a todas as atualizações relacionadas a esse media e aproveite para sempre estar um passo à frente da concorrência.

Agora que possui algumas ideias, é o momento de colocá-las em prática, levando o seu negócio para o próximo nível! Lembre-se de que, para ter sucesso no Instagram, é preciso trabalhar com dedicação e comprometimento. Mesmo fazendo anúncios, os resultados mais consistentes acontecem a médio e longo prazo.

Se acha que este conteúdo é realmente valioso e que pode fazer a diferença para os seus negócios, aproveite também para conferir outras publicações nas nossas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e, para não perder nenhuma atualização, marque a opção “ver primeiro”.

2 thoughts on “Descubra como ser bem-sucedido com marketing no Instagram

    Avatar
    Jesiel Bautista Campoy
    12 Julho, 2018

    Excelente conteúdo, parabéns!

    Avatar
    Jesiel Bautista Campoy
    12 Julho, 2018

    Muito bom conteúdo, parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.