Estratégias de Marketing

Aprenda a usar o comparador de preços a favor de seu negócio

24 Maio, 2018 |

Quais são as vantagens do comparador de preços? É sobre isso que falaremos no post de hoje. Confira!

A facilidade de comprar pela internet tem atraído muitos portugueses, e a tendência é que esse mercado aumente a cada ano. Para 2018, a estimativa aponta para que o volume de negócio atinja os 660 mil milhões de euros.

Além de ter à disposição uma infinidade de produtos e serviços sem precisar sair de casa, fazer compras online traz outra vantagem: poder comparar preços sem precisar de deslocar-se a várias lojas físicas.

Através de um comparador de preços, os portugueses colocam em prática, também virtualmente, o hábito de pechinchar. Afinal, todo a gente gosta de fazer bons negócios e pagar o menor preço possível pela compra, não é verdade?

Para os clientes ficam claros os benefícios. E para o vendedor? Quais são as vantagens do comparador de preços? É sobre isso que falaremos no post de hoje. Confira!

O funcionamento do comparador de preços

Os comparadores de preço são sites que pesquisam e exibem, num único lugar, lojas que oferecem o produto que o visitante está à procura. Isso permite que o possível comprador tenha acesso a várias opções de preço para um mesmo produto, além de outras informações como prazo de entrega, por exemplo.

O comparador de preços facilita a compra e a vida do utilizador, ao evitar que ele tenha que aceder a várias lojas online para fazer pesquisa de valores. Além disso, o simples facto de um e-commerce aparecer nos resultados de um comparador já dá mais segurança ao possível cliente de que se trata de uma empresa séria.

Os comparadores de preço mais famosos em Portugal

Listamos abaixo alguns dos principais comparadores de preço mais utilizados no país:

Há também comparadores de preço de combustíveis, de bilhetes de avião, aluguer de veículos e de hotéis, entre outros que não são o foco deste texto.

Vantagens para lojas online e e-commerces

Diz o ditado popular que “quem não é visto, não é lembrado”. Considerando que os portugueses têm o hábito de pesquisar preços antes de efetuar uma compra, estar presente nos comparadores de preço é essencial para ganhar visibilidade. Trata-se, portanto, de uma das várias possibilidade de divulgação de uma loja online.

Ao aceder a um comparador de preços, o consumidor tende a estar bem próximo de concluir a compra. Sendo assim, esses sites são um ótimo canal de vendas. No entanto, isso só é válido se os seus preços forem competitivos. Afinal de contas, de nada adianta aparecer nos resultados das pesquisas se o seu preço nunca for o melhor — e é isso que o comprador está à procura, principalmente.

O uso do comparador de preços a favor do seu negócio

Estar presente nos comparadores de preço é uma boa opção de marketing. Esses sites já são muito conhecidos e atraem um volume alto de tráfego diariamente. No entanto, ter a sua marca e produtos nesses sites não é gratuito. As lojas online precisam ser registadas e geralmente o serviço é cobrado por clique gerado.

Mas atenção, registar o seu e-commerce na ferramenta é apenas o primeiro passo. Depois, é preciso colocar em prática estratégias para se destacar, pois o número de visitantes é alto, mas o de lojas também. Além disso, separámos algumas dicas para otimizar a presença do seu e-commerce num comparador de preços.

Concorrência

Fique atento aos concorrentes e monitorize os preços. É importante estar atento e fazer alterações para ser sempre o mais competitivo possível. Acompanhe as campanhas de perto, principalmente se está a atingir os objetivos esperados.

Segurança

O comparador pode levar um potencial cliente à sua loja, atraído pelo bom preço. Mas se o seu site não transmitir confiança, não há valor que faça o consumidor concluir a compra. Não deixe de lado a questão da segurança de dados.

Informação

Quanto mais informações sobre o produto você colocar, melhor. Facilite ao comprador encontrar exatamente o que está à procura: produto, marca, modelo, cor, garantia etc. Abuse dos detalhes para que o consumidor esclareça todas as dúvidas sobre a mercadoria.

Atualização

Não há nada mais desagradável do que ver um bom preço no comparador e quando acede à loja para efetuar a compra o valor está diferente — e mais alto. É frustrante, não é verdade? Quando isso acontece, as possibilidades de um consumidor não voltar a confiar nas informações do seu e-commerce e não já regressar à sua loja são grandes.

Por isso, atenção total à atualização das informações. O que aparece no comparador de preços tem que corresponder ao que está na sua loja online.

Destaque-se da concorrência

Para não ser apenas “mais um no meio da multidão”, é preciso destacar-se. Para além do preço competitivo, faça promoções, ofereça portes grátis e descontos, dê brindes. Com certeza isso fará com que se destaque da concorrência.

Quando o comparador de preços não vale a pena

Se o seu produto é exclusivo ou o preço baixo não é o posicionamento da sua marca e da sua loja online, então não provavelmente não faz sentido para si estar presente num comparador de preços. Esses sites são utilizados, na maioria das vezes, por consumidores à procura de produtos oferecidos por várias empresas. Desta forma, comparar preços faz sentido.

Por outro lado, quando ele procura algo exclusivo, diferente, ele tende a ir diretamente a alguma loja que já conhece ou a qual foi recomendado. Ou seja: vende bijuteria artesanal, produzida manualmente? Então é melhor usar outras estratégias de marketing, focadas no seu público-alvo.

Cuidados que devem ser tomados

É preciso acompanhar de perto, diariamente, os resultados. Se uma campanha não gerar vendas logo ao início, é melhor suspendê-la ou alterá-la do que ficar à espera que gere algum resultado. É gastar dinheiro à toa.

Monitorando os resultados, torna-se mais fácil parar o que não está a render e aumentar o investimento no que realmente dá retorno. O essencial é saber interromper uma ação que não funcionou tão bem a tempo.

No artigo de hoje, aprendeu um pouco mais sobre o comparador de preços e as vantagens que oferece aos lojistas, além de dicas para otimizar o uso a favor do seu negócio.

Aproveite a sua visita e continue a sua aprendizagem com “4 segredos sobre planeamento de custos que você deve saber”.

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