Estratégias de Marketing

Estratégias para converter visitantes online em clientes

29 Março, 2018 |

Mais de 70% das pessoas atualmente abandonam os carrinhos! E a principal “arma” das empresas é implementar estratégias para converter visitantes online. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura para conferir as nossas dicas!

converter visitantes online

O e-commerce não pára de crescer: só em 2017, o setor cresceu 12% em relação ao ano anterior, facturando quase 60 mil milhões de reais, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrónico (ABComm).

Isso quer dizer que não faltam consumidores adeptos de compras pela internet! No entanto, algumas lojas virtuais têm dificuldade em conseguir converter visitantes online e, assim, aumentar as suas vendas. O que acontece é, que, geralmente, o site até tem muitos acessos, mas o utilizador não finaliza a compra. Para ter uma ideia do quanto isso é recorrente, mais de 70% das pessoas abandonam os carrinhos! É muita coisa, não é verdade?

Esse número deve-se a uma série de motivos, mas o principal é a concorrência. Pense bem: no e-commerce o utilizador pode pesquisar por produtos semelhantes ou até mesmo idênticos em diversas lojas. Por causa disso, a principal “arma” das empresas é implementar estratégias para converter visitantes online. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura para conferir as nossas dicas!

1. Elabore estratégias de SEO

Acabámos de falar a respeito da concorrência, principalmente pela possibilidade do consumidor de fazer pesquisas rápidas em pouco tempo, sem nenhum trabalho, certo? Essas pesquisas são realizadas, normalmente, em motores de busca como o Google. Por causa disso, é preciso que os sites estejam nos primeiros resultados, pois já é de conhecimento dos utilizadores que estes são os mais relevantes.

Desse modo, é essencial melhorar o posicionamento da página com técnicas de Search Engine Optimization (SEO) para aumentar os visitantes e, consequentemente, gerar mais conversões. Vamos ver quais são as principais delas?

  • deixe seu site “legível” para os motores de busca. Portanto, para evitar interferências, evite o uso do Flash;
  • evite conteúdo duplicado, pois pode ser considerado plágio pelos motores de busca;
  • nomeie os produtos e as categorias de maneira adequada. Isto é, pensando em como o potencial cliente procurará por determinado produto;
  • insira títulos e meta tags únicos para cada página;
  • utilize URLs amigáveis, por exemplo: https://www.lojavirtual.pt/tenis-corrida-nike

2. Use call to action (CTA)

A call to action ou “chamada para ação” é usada para induzir o consumidor a realizar uma determinada ação através de um link. No e-commerce o CTA pode ser visto facilmente nos botões de “comprar”, porém, não precisa ser necessariamente utilizado dessa forma. Pode ser para preencher um formulário ou mesmo fazer um download.

Desse modo, a estratégia precisa ser bem definida, já que o CTA tem alto poder de persuasão ao convidar o utilizador a clicar no botão e, nesse caso, finalizar a compra. Veja algumas dicas para utilizar o CTA no seu e-commerce:

  • use frases que deem a impressão de senso de urgência, como: “adquira agora”;
  • prefira verbos no imperativo. Em vez de “comprar”, use “compre”;
  • seja claro no que quer que o utilizador faça. Para isso, aposte em frases curtas;
  • utilize números. Por exemplo: ganhe 30% de desconto;
  • escolha cores do botão que chamem a atenção do utilizador;
  • posicione o CTA de forma a que ele seja facilmente visualizado.

3. Realize testes A/B

Os testes A/B servem para testar versões de uma mesma página ou elemento específico, de forma que seja possível identificar qual delas agradam mais os utilizadores, ou seja, geram mais conversões.

Além disso, é possível entender as preferências e padrões de comportamento dos seus clientes e potenciais clientes para que o ambiente da sua loja seja cada vez mais agradável. A seguir mostraremos o que pode testar no seu e-commerce para encontrar a melhor versão:

  • página de checkout: textos, ordem de apresentação das informações, impacto das informações importantes, como portes, descontos, prazo de entrega;
  • imagens e vídeos: quais elementos convertem melhor, ou mesmo se os dois juntos têm resultados mais eficientes;
  • descrição dos produtos: conteúdo da descrição, formatação do texto, uso de imagens na explicação etc;
  • selos de segurança: em qual local da página de finalização de compra eles devem ser posicionados;
  • formulários de registo: tipo de informações solicitadas, número de campos a serem preenchidos, ordem dos campos etc.

4. Pense na experiência do utilizador

Muitas vezes o visitante desiste de permanecer ou finalizar a compra num e-commerce por pequenos detalhes que podem parecer simples, mas que fazem toda a diferença. A experiência do utilizador consiste no que a pessoa sente ao interagir com determinado sistema, nesse caso, com o site da sua loja virtual.

Com isso, é preciso pensar a todo o momento na satisfação do cliente no momento que ele está a navegar na página, isto é: fazer com que ele encontre os produtos com facilidade, obtenha um atendimento de qualidade, consiga comprar de forma fácil e rápida, entre outros fatores. Entenda a seguir como pode melhorar a experiência do utilizador do seu e-commerce para converter visitantes online:

  • mantenha o site rápido;
  • mostre que o site é seguro;
  • simplifique o checkout;
  • ofereça atendimento rápido. Ex:. chatbots;
  • dê informações claras e precisas.

5. Use ferramentas de automação de marketing

Além das dicas dadas até aqui, é preciso ter um trabalho forte de marketing, e isso consiste no envio de newsletters com conteúdos úteis e interessantes para clientes e potenciais clientes, e-mail marketing com vouchers de desconto e ações para carrinhos abandonados, criação de formulários, gestão de listas de contactos, além do agendamento e monitoramento das publicações nas diversas redes sociais.

São muitas atividades para fazer com que um e-commerce funcione e gere resultados. Desse modo, é preciso dispor de ferramentas que automatizem esses processos para facilitar o dia a dia das empresas. Afinal, tempo é dinheiro!

Para isso, existem no mercado plataformas que ajudam a aumentar a eficiência dessas estratégias e, ao mesmo tempo, diminuir o trabalho e tempo gastos com as tarefas. Isso porque, com a ajuda de uma ferramenta de automação de marketing, consegue disparar e-mails específicos, criando listas de contactos de acordo com a sua necessidade, criar formulários para aumentar a sua base de dados, criar campanhas, agendar as publicações nas redes sociais, entre outras funções importantes.

A E-goi, por exemplo, dispõe de tudo isso e, ainda, integra com os principais softwares de e-commerce, como o WooCommerce, Magento, Shopify e Prestashop. Por isso, avalie a possibilidade de investir numa ferramenta de automação de marketing.

Vale a pena salientar que para todas as estratégias direcionadas a converter visitantes online, é fundamental medir os resultados das ações. Desse modo, consegue avaliar o que foi positivo e o que precisa ser melhorado.

Além disso, é preciso ter em mente que tudo que tem relação com a internet e tecnologia, muda constantemente. Portanto, é preciso ficar atento às tendências e inovações, procurando implementar novas estratégias para conquistar melhores resultados. Lembre-se que pode sempre vender mais!

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