SEO

Saiba como criar uma landing page que converte

7 Junho, 2019 (actualizado) |

Quer gerar novos leads para o seu negócio? Para tanto, é preciso converter pessoas e fazer com que elas queiram consumir cada vez mais os seus conteúdos — e ainda não inventaram uma estratégia melhor para isso que criar landing pages.

Lidamos, diariamente, com um bombardeamento de informações no mundo digital, por isso é importante que cada empresa se posicione estrategicamente para não perder o cliente. Com isso em mente, seleccionamos neste post as melhores orientações para conquistar a atenção do seu público com uma landing page. Confira!

Conheça os principais elementos de uma landing page

A primeira dica é entender que alguns aspectos simplesmente não podem ficar de fora quando criar uma landing page. Isso, pois, eles são essenciais para garantir a atração e a conversão dos seus visitantes.

Título

O ideal é optar por um nome fiel à oferta. Ou seja, precisa ser chamativo, mas também simples, compreensível e, principalmente, fazer jus ao que será oferecido na landing page. Além disso, é importante expressar o tipo de conteúdo que o visitante receberá com o preenchimento do formulário — uma newsletter, um e-book, uma planilha ou uma consultoria, por exemplo.

Oferta

Esse item é primordial, afinal, ninguém entrará na sua landing page e preencherá um formulário com informações pessoais, se não houver uma oferta relevante. Por esse motivo, pense fora da caixa e gere conteúdos muito valiosos para quem entra na sua página.

Descrição

Embora o seu uso seja opcional, acreditamos que sempre é interessante deixar bastante claro ao visitante as informações sobre a oferta. Sendo assim, a descrição deve passar uma mensagem resumida sobre a razão da proposta e os benefícios que ela pode trazer para quem converter.

Call to action (CTA)

A Call to Action, ou CTA, é outro recurso fundamental para criar uma landing page de sucesso. Em poucas palavras, é aquele botão ou texto que convida o utilizador a realizar uma ação, como “descarregue agora”, “agende sua consultoria” ou “receba o material”, por exemplo.

Conteúdos visuais

Com o objectivo de ajudar o público a compreender a oferta da landing page, os conteúdos visuais são elementos mais claros e atractivos do que os verbais. Pode, inclusive, usar um vídeo explicativo sobre o material oferecido.

Formulário

O formulário é a parte da landing page que trará o “pagamento” pela oferta feita. Por isso, facilite a vida do visitante deixando claro todos os campos e dando opções práticas de preenchimento.

Várias informações podem ser colectadas, porém, é necessário lembrar que cada campo é um empecilho para o utilizador. Portanto, o ideal é ser direto e evitar exageros para não espantar o seu potencial lead.

Use uma caixa para envolver o texto mais importante

Quando o assunto é atrair público na internet, é preciso lembrar que alguns princípios de design focados no usuário são fundamentais para uma landing page conseguir inúmeras conversões. Um exemplo disso é o uso de caixas para envolver o conteúdo mais importante, com o objetivo de torná-lo ainda mais visível.

Optar por utilizar uma caixa em volta do formulário destacará muito esse elemento da sua página, tornando impossível de o utilizador não olhar para essa região. Dessa forma, você aumentará muito suas chances de conversão.

Faça contraste com cores para destacar uma área

Para chamar a atenção das pessoas na internet, onde as opções de páginas são diversas, é preciso considerar que o aspecto visual terá um papel determinante. Por isso, as cores para a sua landing page deverão ser escolhidas cuidadosamente. Algumas sugestões são:

  • evitar a mistura excessiva de colorações — isso vai chamar a atenção do visitante para todos os lados e prejudicar a conversão;
  • escolher por combiná-las para causar contraste e destacar uma área da página;
  • usar cores fortes — como o laranja, o azul e o verde — para atrair o olhar do utilizador aos espaços mais importantes e incentivar uma acção;
  • contrastar as cores fortes com tonalidades amenas, como o cinza e o preto.

Utilize setas para guiar o leitor

Já reparou que a nossa mente está acostumada a seguir setas? Além de nos auxiliarem no trânsito, esses elementos podem guiar o olhar do visitante para a direção desejada em uma landing page — no caso, para o formulário e o botão de acção.

Embora essa seja uma forma simples e efectiva de potencializar a conversão, é necessário tomar cuidado para não exagerar nas sinalizações e abusar das cores. Portanto, tome cuidado para não distrair a atenção do utilizador com setas e tonalidades distintas em todos os lados.

Seja objectivo no texto

Lembre-se de ser sucinto na descrição da sua landing page para não correr o risco de perder o interesse do utilizador. Já deve ter percebido o quanto as pessoas tendem a ter pressa na internet, por esse motivo dificilmente estarão dispostas a perderem muito tempo a ler a oferta, mesmo quando atraídas num primeiro momento por ela.

Trabalhe com um design responsivo

Muitas pessoas acedem à internet através de seus smartphones, e essa é uma realidade que não pode ser ignorada por ninguém na concepção de uma landing page. Excesso de informação, fonte ilegível e textos extensos, não optimizados são características de uma página na internet nada responsiva.

Precisa ter em mente que é imprescindível simplificar o processo de conversão ao máximo para efectivá-lo, pois o utilizador não se vai esforçar tanto para conceder os seus dados — na verdade, ele provavelmente ignorará a sua lading page. Portanto, seja mobile friendly.

Enfim, não existe uma fórmula mágica para criar landing pages de sucesso, uma vez que cada negócio possui um público próprio que apresenta necessidades e preferências particulares. A nossa sugestão é que faça sempre testes para descobrir qual a melhor maneira de gerar leads para o seu negócio.

Criar landing page pode ser, em alguns aspectos, bastante trabalhoso, mas os resultados obtidos depois de um bom planeamento são totalmente recompensadores. Agora, queremos conhecer as suas técnicas para criar páginas. Deixe um cometário a compartilhar as suas dicas connosco!

One thought on “Saiba como criar uma landing page que converte

    Avatar
    Emilia Calohombo
    4 Dezembro, 2018

    Muito bom , gostei bastante, recomendo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.