E-commerce

Como usar o e-mail marketing para e-commerce?

3 Julho, 2018 |

Já aproveita as vantagens do e-mail marketing para e-commerce? A comunicação com os clientes é parte fundamental de toda estratégia de venda e existem diversas maneiras de fazer isso com eficiência. Mas é comum que empresas deixem de lado essa alternativa econômica e poderosa.

A popularização dos smartphones e a chegada das redes sociais levaram as pessoas a pensarem que o bom e velho e-mail seria esquecido. Entretanto, esse pensamento está longe de ser verdade e se ainda não explora essa ferramenta, talvez seja a hora de reavaliar essa questão para que o seu negócio não continue a perder oportunidades de se comunicar com o público.

Quer saber quais são as vantagens do e-mail marketing para e-commerce e descobrir como usá-lo corretamente? Então acompanhe o post!

O principal objetivo do e-mail marketing para e-commerce

Já parou para pensar que o utilizador que já adquiriu algo no seu e-commerce — que conhece a qualidade do produto e que viabilizou a oportunidade do seu negócio oferecer uma experiência positiva — tem maior chance de concretizar uma venda novamente do que um novo cliente? Por isso, é muito perigoso negligenciar o antigo consumidor.

Visando prolongar esse relacionamento entre a marca e o consumidor é que se elabora uma campanha de e-mail marketing, cujo principal objetivo é a fidelização — algo que, aliás, é tão importante quanto a atração e a geração de leads. Ao fidelizar clientes, a empresa não só continua a funcionar como também consegue aumentar seus lucros e expandir a operação.

Além disso, quando não existe uma loja física, na qual o cliente pode conhecer pessoalmente a marca e saber de seus processos de modo que seja possível conectar-se com ela, toda forma de comunicação é válida e muito bem-vinda.

Nesse sentido, por mais que as redes sociais e sites desempenhem um papel interessante, de qual outra forma, senão por meio do e-mail marketing, seria possível para um e-commerce falar com o consumidor tratando-o pelo nome, de maneira individualizada?

As vantagens de investir na prática do e-mail marketing para e-commerce

Ambiente propício à comunicação pessoal e personalizada

Aproveitando o tópico anterior, por meio do e-mail marketing o e-commerce tem a possibilidade de interagir com o consumidor de maneira pessoal e personalizada — o que é muito importante para não perder a qualidade do relacionamento com o cliente.

Dessa forma, o e-commerce pode aproximar-se do cliente de maneira única, adaptando os conteúdos de acordo com comportamento, gostos e preferências — ou seja, vai muito além de colocar o nome no texto do e-mail.

O e-mail marketing permite conhecer melhor o consumidor e oferecer produtos que realmente possam interessá-lo na sua caixa de entrada. Assim, o negócio tem mais chances, consequentemente, de aumentar as suas vendas.

Possibilidade de envio de descontos de acordo com os hábitos de compra do consumidor

Uma vantagem resultante da personalização é a possibilidade de enviar descontos de acordo com os hábitos de compra do cliente. Afinal, nada mais chato do que abrir uma mensagem no e-mail e receber coupons de desconto em toda a sessão de desportos de aventura quando é dançarino, por exemplo.

Ao enviar descontos que realmente possam interessar o cliente, o aumento da taxa de conversão será uma consequência. Aliás, quem não gosta de pagar um preço mais baixo pelo que deseja consumir? Com o e-mail marketing, o seu e-commerce pode divulgar promoções e descontos de modo mais abrangente e eficaz.

Maiores chances de aumentar as taxas de recompra

Com a constante preocupação de atrair novos visitantes para a loja virtual, um erro bastante cometido no mercado de e-commerce é ignorar a taxa de recompra, a qual, além de ser uma tarefa fácil, exige investimentos mais modestos do que os necessários para cativar novos clientes.

Resultado da fidelização, o aumento das taxas de recompra é uma possibilidade com o e-mail marketing, pois ele permite segmentar a base de consumidores de um e-commerce. Saber o que ele comprou, quais páginas visitou no site da marca, a origem da visita e o valor médio de cada compra são exemplos de informações valiosas para direcionar campanhas com mais eficiência.

As dicas para usar o e-mail marketing em seu e-commerce

Construa uma lista de e-mails saudável

Muitas empresas cometem o erro de comprar listas de e-mails, mas enviar e-mails sem a autorização do utilizador é uma forma de enfraquecer a sua marca, dado que o e-mail enviado será malvisto e provavelmente marcado como spam. Prefira solicitar esse dado em troca de ofertas gratuitas de e-books e whitepapers, por exemplo.

Segmente o disparo

Como já mencionado, uma das grandes vantagens do e-mail marketing é a personalização, portanto use isso a favor do seu e-commerce e melhore a precisão dos seus envios com a segmentação do disparo. Isto é, empregue ferramentas de gestão que entreguem a melhor mensagem possível aos consumidores, de acordo com cada perfil e padrão de comportamento.

Preste atenção na frequência de envios

Sabe aquele ditado que diz que tudo em excesso faz mal? Então, isso aplica-se aqui também. Enviar muitos e-mails pode-se tornar um inconveniente e levar muitas pessoas a remover-se se da sua lista.

Descubra quando enviar o e-mail marketing

É preciso determinar quais são os melhores dias da semana e horários para disparar as campanhas do seu e-commerce, pois o “timing” faz muita diferença nos resultados. Portanto, não tenha medo de fazer testes para definir o momento ideal.

Varie os assuntos dos e-mails

Sabemos que aumentar o ticket médio é algo muito importante, mas não precisa oferecer apenas produtos em campanhas de e-mail marketing. É possível tratar de notícias sobre a sua loja virtual, novidades e tendências do mercado e fazer pesquisas de satisfação, por exemplo.

Tome cuidado para que seus e-mails não pareçam spams

E-mails escritos em vermelho, com excesso de palavras como “free” e “grátis”, título do assunto com mais de 50 caracteres e em caixa alta geralmente são associados a spam. Atente a esses pontos e reduza as chances de suas mensagens serem identificadas dessa forma.

Agora já sabe que o e-mail marketing para e-commerce é uma mina de ouro repleta de oportunidades para serem descobertas. Dê a devida importância que a fidelização do consumidor merece e adote essa estratégia em seu negócio. Não fique para trás!

Precisa de ajuda para potencializar o relacionamento com o cliente do seu e-commerce? Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.