Email Marketing

E-mail transacional: entenda o que é e como funciona

6 Novembro, 2018 |

Já ouviu falar em e-mail transacional? Basicamente, trata-se de uma modalidade de mensagem electrónicas que pode ser incorporada nas estratégias de e-commerce para gerar um melhor relacionamento com os clientes.

Com frequência, profissionais de marketing ou responsáveis por lojas virtuais e outros negócios que enviam e-mails para seus clientes costumam ter dúvidas sobre essa prática. A pensar nisso, desenvolvemos este post.

A seguir, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o que é um e-mail transacional e como pode utilizá-lo para potencializar o seu negócio. Acompanhe os tópicos abaixo e saiba mais!

O que é um e-mail transacional?

Chamamos de e-mails transacionais as mensagens que são enviadas logo que uma ação é finalizada por um utilizador na internet. Quando alguém faz uma compra num e-commerce e recebe uma mensagem de agradecimento, por exemplo, trata-se de um e-mail transacional.

Portanto, consiste numa estratégia de relacionamento cujo objetivo é fortalecer os laços entre a organização e seu público, bem como fornecer informações relevantes — por exemplo, as formas de uso do produto que foi comprado.

Como funciona esse tipo de e-mail?

Caso tenha uma boa ferramenta para fazer a gestão de e-mails, o e-mail transacional funciona de maneira automática. Desse modo, é possível fazer uma programação para que as mensagens sejam enviadas sempre que uma acção for finalizada.

Ao oferecer um e-book para download no seu blog, por exemplo, pode solicitar ao visitante o seu e-mail. Assim, quando o arquivo for descarregado, receberá um e-mail de agradecimento.

O mesmo ocorre em outras situações como quando alguém responde a uma pesquisa, registra uma conta em uma plataforma etc. Interessa destacar que não se trata de spam, mas sim de uma mensagem personalizada e individualizada.

Quais são os benefícios dos e-mails transacionais?

Os e-mails transacionais estimulam um bom relacionamento entre a empresa e as pessoas que interagem com ela. Esse estímulo é sempre muito recomendado, pois gera maior confiança na marca e ainda passa uma mensagem de que a empresa se preocupa com seu público.

Além disso, os e-mails transacionais podem ser utilizados para que a companhia aumente sua lucratividade, servindo como uma espécie de material publicitário. Isso porque eles podem ser desenvolvidos para divulgar informações que sejam de interesse do cliente.

Imagine a seguinte situação: tem um e-commerce de artigos desportivos e um cliente compra uma bola de futebol. Supõe-se que essa pessoa seja um atleta amador e que, por isso, também poderia se interessar por outros produtos para a prática desportiva. Assim, junto com a mensagem de agradecimento, ofertas de produtos como chuteiras, caneleiras e outros itens utilizados por quem joga futebol podem ser enviadas.

Outra vantagem do uso desses e-mails é que um resumo com os dados da compra — forma de pagamento, código de rastreamento da entrega etc. — também pode ser enviado na mensagem. Todas essas informações são úteis para o cliente e podem economizar o tempo dele, que não precisará procurá-las no site.

Como utilizar e-mails transacionais em estratégias de e-commerces?

Para utilizar e-mails transacionais num e-commerce, o primeiro passo é listar as etapas de prestação de serviços da empresa, bem como as formas de relacionamento que poderiam gerar um e-mail. Tudo isso pode ser organizado num arquivo, para que posteriormente um mapa de mensagens que poderão ser enviadas aos clientes possa ser feito.

Depois desse mapeamento, é importante escolher os tipos de mensagens que serão enviadas e também elaborar os textos do envio. Cumprida essa etapa, é necessário escolher uma ferramenta que controle e faça automaticamente o envio das mensagens.

Ao escolher uma boa ferramenta de e-mail, não precisará ter nenhum conhecimento aprofundado em linguagem de programação, tampouco inserir códigos em HTML caso queira colocar imagens no e-mail, por exemplo. Tudo isso é feito automaticamente.

Quais são as diferenças entre e-mail transacional e e-mail marketing?

Conforme explicamos, os e-mails transacionais são as mensagens enviadas quando um utilizador do seu site finaliza uma ação. Já o e-mail marketing é aquele em que envia conteúdos informativos ou promocionais com a finalidade de angariar mais clientes para o seu negócio.

O e-mail marketing é utilizado em estratégias de inbound marketing, sendo um importante instrumento para que os clientes circulem pelo chamado funil de vendas e assim efectuem compras na sua empresa. Também é importante destacar que o e-mail marketing pode ser enviado de uma única vez para todos os contactos do seu mailing, enquanto o e-mail transacional é enviado de forma individual para cada utilizador.

É claro que as mensagens do e-mail transacional podem seguir um padrão, porém elas precisam utilizar códigos e cookies para interpretar as preferências de cada consumidor. É assim que o sistema consegue detectar que a pessoa que comprou uma bola de futebol também pode se interessar por outros itens da mesma modalidade desportiva, como já mencionamos.

Como aliar e-mail e SMS transacional?

Por sua vez, o SMS transacional tem o mesmo objectivo do e-mail transacional, embora seja um pouco mais limitado, uma vez que as mensagens desse tipo têm menos recursos que o e-mail.

Porém, em alguns casos, como de negócios em que o perfil dos clientes é composto por pessoas que pouco usam e-mail, utilizar o SMS transacional pode ser a melhor maneira de desenvolver essa estratégia.

Nesse sentido, uma boa prática é solicitar, no momento da compra ou da execução de actividade do e-commerce, por qual meio de comunicação o cliente prefere receber notificações. Com isso, pode adaptar a estratégia, entregando as mensagens a cada pessoa pelo canal de sua preferência.

Agora que já entende o que é e como funciona o e-mail transacional, não deixe de executar essa atividade no seu e-commerce. Afinal, os e-mails disponibilizam mensagens importantes para os clientes e, ao mesmo tempo, podem fidelizá-los e trazer maior lucratividade para o negócio.

Como destacamos, é relevante ter uma boa ferramenta para fazer o envio desses e-mails. O E-goi é um software online que oferece serviços em diversos canais, como e-mail, SMS, push, voz, automation, entre outros. Para saber mais sobre nossos recursos, entre em contacto connosco agora mesmo!

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