E-commerce

Entenda como fazer SMS marketing no e-commerce!

7 Junho, 2019 (actualizado) |

Pensa que a Internet acabou com o SMS? Grande engano! Saber como fazer SMS marketing pode ser um empurrãozinho daqueles para o seu negócio alavancar vendas, converter mais leads e manter um relacionamento próximo (sem exageros) com o público.

Ainda que o SMS não seja tão popular entre consumidores, sua eficácia inegável garante que ele siga sendo uma ferramenta querida pelo marketing.

Duvida? Mas isso tem algumas razões de ser. Em primeiro lugar, o SMS não exige uma conexão de Internet para funcionar. Qualquer aparelho móvel, do mais antigo ao mais moderno, possui SMS a funcionar. Segundo, a taxa de abertura do SMS chega a 98% em até um minuto e meio após recebimento. Muita coisa, não é? Especialmente quando consideramos as taxas de abertura de e-mail marketing ou outros modelos de comunicação mais “atuais”.

Por ser extremamente acessível, o SMS segue forte no universo do marketing e pode turbinar as vendas do seu e-commerce!

O que é SMS marketing

Basicamente, o SMS marketing é uma técnica que utiliza mensagens no celular para aumentar os lucros e manter contato com o público.

Unindo a eficiência e praticidade do SMS a técnicas de marketing, um e-commerce pode explorar as mensagens no celular para fazer propaganda de roupas, relembrar carrinhos abandonados ou, simplesmente, incentivar uma relação cada vez mais próxima com os seus clientes.

Para que a estratégia funcione, no entanto, é muito importante a atenção e o cuidado com certos pontos que podem fortalecer ou mandar o seu SMS marketing por água abaixo. Afinal, sabemos como o público pode sentir-se invadido com mensagens e contatos insistentes por parte de uma empresa.

Como funciona a estratégia

Em primeiro lugar, deve-se desenhar a campanha de marketing, levando em consideração o meio de comunicação. No caso do SMS, um gestor de envio com conexão com à operadora é utilizado para realizar os envios. Você deve ter definidas listas de contactos de acordo com grupos e personas com os quais deseja se comunicar. Por sinal, o esforço de segmentar essa comunicação pode trazer resultados ainda mais positivos para a sua estratégia!

É muito comum que os e-commerces contratem empresas especializadas para cuidar da campanha de marketing e, muitas vezes, da execução do processo. Também no SMS é essencial que o cliente tenha a opção de “opt-out” para se remover caso sinta-se incomodado com as mensagens. Isso dá ao público a sensação de escolha e poder, além de fazer com que confie mais no seu negócio. Além disso, garante que o seu SMS não seja considerado SPAM.

Como estruturar a sua campanha de SMS marketing

Muito mais do que pura propaganda, o SMS marketing pode e deve ser utilizado como método de aproximação entre o seu e-commerce e os seus clientes. Para conquistar essa relação mais “calorosa” ao mesmo tempo que fortalece as vendas, siga os seguintes passos:

1. Definição de objetivos

Antes de mais nada, o que você almeja com essa campanha? Vender mais, pura e simplesmente? Fortificar a venda de produtos que não andam muito bem? Retomar o contato com aqueles clientes que andam meio distantes? Como qualquer outra campanha, é importante estabelecer objetivos claros, que vão delimitar a sua estratégia como um todo e ajudar na mensuração dos resultados.

Pergunte-se: qual é o problema que eu quero resolver? E a partir daí, comece a elaborar o seu planejamento, traçando metas específicas com os números que o seu negócio deseja alcançar.

2. Desenho da estratégia

Uma vez que sabe qual problema do seu e-commerce deseja resolver, é hora de entender como fazer isso. Por exemplo, se você precisa incentivar que o cliente retome um carrinho abandonado, é melhor relembrar o carrinho ou um dos produtos desejados?

Conhecendo o seu público, você deve ser capaz de definir qual será o caminho mais impactante. E ainda, você pode fazer testes A/B para escolher uma estratégia ainda mais certeira!

3. Base de dados

Nada de sair enviando SMS a torto e a direito. As pessoas não gostam de receber mensagens aleatórias de empresas desconhecidas ou com produtos desinteressantes para elas. Por isso, não compre uma base de dados, faça a sua a partir dos seus próprios clientes. Lembrando um ponto já falado anteriormente: quanto mais detalhada, melhor! Assim, você pode versionar ainda mais a sua comunicação.

4. Software de SMS

Na hora de decidir qual é o melhor software de SMS marketing a ser utilizado, é imprescindível o cuidado com alguns pontos. Escolha um serviço que permita saber se os seus SMS foram entregues e a personalização do remetente. Lembre-se: às vezes o barato sai caro, e você escolhe um serviço que custa pouco, mas acaba prejudicando a boa relação que tem com os clientes.

5. Definição de horários e datas

Monte um calendário de envios de acordo com as suas estratégias e com as necessidades do seu problema a ser resolvido. Mais do que definir os dias, defina os horários de envio do SMS, tendo em mente que ninguém curte receber mensagens às 3 da manhã, não importa quão incrível seja seu conteúdo. Atenha-se a horários entre 8 da manhã e 8 da noite.

6. Mensuração

Analisar os resultados da sua campanha é a melhor maneira de identificar problemas e possíveis melhorias na sua estratégia. Você pode analisar dados como:

  • taxas de clique;
  • taxas de rejeição;
  • taxas de conversão.

Quais são os benefícios para e-commerce

Talvez, nessa era tão conectada em que vivemos, seja uma surpresa para descobrir que o SMS marketing é realmente efectivo. Mas ele não só é efectivo, como pode ser particularmente importante para o seu e-commerce. Alguns dos benefícios mais notórios são:

  • divulgar novos produtos;
  • reverter momentos de vendas baixas;
  • criar comunicações segmentadas;
  • aproximar-se dos clientes;
  • economizar com ações de marketing;
  • divulgar promoções e promoções relâmpago.

Viu? O SMS marketing pode ser uma grande saída para alavancar as vendas com seu e-commerce. E agora que você já sabe todos os passos de como fazer SMS marketing, entre em contato conosco para tirar dúvidas e entender maiores detalhes dessa estratégia supereficaz.

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