Email Marketing

Os 10 Maiores Erros que Vão Arruinar o Seu Email Marketing

27 Junho, 2019 (actualizado) |

Todo mundo fala que o “dinheiro está na lista”, que o retorno do investimento no email marketing é elevado. Talvez até já tenha ouvido que é o canal com o melhor custo benefício. Tudo isso é verdade. Mas já alguém lhe disse o que NÃO deve fazer para começar da maneira correta? ContentsCertifique-se que não comete estes 10 […]

Todo mundo fala que o “dinheiro está na lista”, que o retorno do investimento no email marketing é elevado. Talvez até já tenha ouvido que é o canal com o melhor custo benefício. Tudo isso é verdade. Mas já alguém lhe disse o que NÃO deve fazer para começar da maneira correta?

Certifique-se que não comete estes 10 erros de email marketing

 

1. Está a enviar e-mails sem permissão

Sem permissão por parte do utilizador não pode haver campanha de e-mail marketing. Simples. Se comprou e-mails ou conseguiu através de outra forma “esperta”, então pode esquecer: já começou de forma errada. Só envie e-mails para quem PERMITIU que o fizesse.

2. Não tem uma Mailing List segmentada

Se não tiver uma mailing list segmentada, mesmo que sejam e-mails obtidos com permissão, as suas campanhas não terão sucesso. Se trabalha com produtos e serviços variados, trabalhe com vários segmentos.

Caso trabalhe apenas com um produto ou serviço, pode segmentar de acordo com a variedade de público que usar o seu produto/serviço. Resumindo, segmente, segmente e segmente.

3. O seu conteúdo não é interessante

Conteúdo desinteressante, (meu Deus!), quantas empresas me enviam e-mails assim… As que me enviam e-mails com conteúdo interessante, eu fico sempre ansioso pelo próximo.

Tem que saber o que é interessante para o seu público, e proporcionar-lhes uma boa experiência. Se o seu público quer conteúdo informativo, dê-lhes isso, se eles querem grandes ofertas, dê-lhes isso. É simples!

Conteúdo interessante é o conteúdo desejado. Crie emails que vão ser lidos.

4. O seu formulário de registo é MUITO grande

Seja o MAIS simples possível no momento de criar o seu formulário de registo. Na grande maioria das vezes a empresa só precisa de duas coisas: nome da pessoa e o e-mail. E pronto! Mas muitos insistem em pedir várias coisas e desta forma a sua taxa de adesão será mínima. Pense assim: “O que é trivial?”

Responda essa pergunta e use só o que for trivial, que geralmente é só “Nome” e “E-mail”.

5. Não faz testes A/B

A internet é um meio poderoso e um dos motivos para que tal aconteça é o teste A/B. Este recurso permite que teste com a sua audiência o que realmente funciona. Se faz e-mail Marketing e não usa o teste A/B saiba que está a perder dinheiro.

Faça teste A/B em TUDO, em títulos, no formato do e-mail, na landing page, etc.

6. Não usa call to actions

O que quer que o usuário faça depois de ler o e-mail que enviou? Quer que ele leia mais no seu site? Quer que ele compre? Quer que ele ligue?

Seja lá o que quer que ele faça, torne claro e simples, ou melhor, torne ÓBVIO. Faça de uma maneira que o utilizador não precise pensar, facilite ao máximo a vida dele.

7. Não usa as landing pages corretas

Erro extremamente simples, mas que alguns ainda cometem. O utilizador entra no e-mail e vê algo que chama a atenção dele, por exemplo, um produto. Em seguida clica no produto e é enviado para… a página inicial.

Como assim? Se ele clicou no produto ele quer ir diretamente para a página daquele produto, ele não tem que chegar ao seu site e procurar o que ele queria ver! Não faça isso!

8. E-mails em imagem ao invés de templates em HTML

Envie apenas e-mails em templates HTML, caso contrário, a metade da sua lista, ou mais, nem verá o e-mail. Use templates de e-mail em HTML com uma boa distribuição de textos e imagens.

9. Perdeu o “Timing”

Pensar que pode enviar os seus e-mails só de vez em quando? Errado! Eles devem ter uma periodicidade. Se envia um email hoje e outro daqui a 2 meses, o utilizador pode interpretar como SPAM.

A mesma coisa caso a pessoa subscreva a sua newsletter hoje e só receba um e-mail 2 meses depois: não faça isso! A pessoa já nem se vai lembrar.

10. Está a ignorar as pessoas que já não querem receber os seus e-mails

É comum quando algumas pessoas pedem para não receber mais os e-mails, e mesmo assim muitas empresas continuam a enviar. Não pode! Se a pessoa pediu para não receber, não deve enviar mais.

Outra coisa é quando nem dá a opção de opt-out no e-mail. Desta forma, o utilizador vai acabar por colocá-lo numa black list, por isso, não faça isso e deixe a pessoa livre para fazer o que quiser.

E você? Já cometeu alguns destes erros em e-mail Marketing?

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