Publicidade online

Facebook ads: o que é e como funciona? Aprenda a usar!

24 Março, 2023 (actualizado) |

Não é novidade para ninguém que as redes sociais são importantes ferramentas para divulgação de produtos, serviços e até mesmo ideias. Qualquer empresa que queira ser relevante na internet e fora dela deve apostar numa presença digital eficiente.

A possibilidade de mostrar o que pode oferecer e interagir com seu público-alvo — fidelizando clientes e atingindo potenciais compradores — é um dos benefícios de manter canais ativos nas redes sociais.

Em grande parte do mundo, o Facebook é a rede social mais acedida pelas pessoas. Entretanto, para as páginas institucionais (empresas, governos, influenciadores etc.), a rede não tem facilitado as coisas.

No início de 2018, a empresa divulgou um comunicado a informar que privilegiaria conteúdo produzido por pessoas comuns e diminuiria o alcance das páginas. Ou seja, posts de familiares e amigos terão mais destaque do que o conteúdo de marcas, por exemplo.

Nesse contexto, torna-se cada vez mais importante incluir na estratégia de marketing digital campanhas de Facebook ads. Só assim o seu conteúdo atingirá seu público-alvo. Não sabe como fazer? Nós explicamos como funciona. Boa leitura!

O que é Facebook ads?

Facebook ads são os famosos anúncios. É a possibilidade de impulsionar posts, mediante pagamento, para que o conteúdo atinja mais pessoas, ultrapassando o alcance que o Facebook oferece organicamente, ou seja, de forma gratuita.

Trata-se de uma ferramenta fundamental para quem quer atingir novos públicos, tornar sua marca conhecida e obter mais interações.

Como funciona o Facebook ads?

Campanhas de diversos tipos e com diferentes objetivos podem ser feitas no Facebook. Por isso, para pensar em uma estratégia que inclua Facebook ads, é importante definir uma meta. O que a sua empresa quer? Likes na página, visitas ao site, visualizações de vídeos, reações aos posts?

Após responder a essa pergunta, é necessário decidir qual o público que o seu negócio deseja atingir. É possível segmentar Facebook ads por localização, idade, género, interesses, etc. Esses dados não devem ser ignorados. Focar no público certo, que potencialmente terá interesse pelo seu negócio, é essencial para que uma campanha de Facebook ads seja bem-sucedida.

Quais são os formatos de anúncio?

São muitas as possibilidades e vale a pena tentar ser criativo na criação de anúncios. Confira o leque de possibilidades do Facebook ads.

Vídeo

É um dos formatos preferidos pelas pessoas. Com ele, a sua empresa pode apresentar os recursos do produto e chamar a atenção do público com sons e movimentos.

Imagem

Sendo belas fotos ou peças produzidas por designer, imagens estáticas também agradam. Direcione as pessoas para sites ou aplicações usando elementos visuais de alta qualidade.

Coleção

Várias imagens em um único post, integrando em conjunto um catálogo de produtos, por exemplo. Ideal para estimular as compras exibindo itens à venda, personalizados para cada indivíduo.

Carrossel

Possibilidade de postar até 10 imagens ou vídeos num mesmo anúncio, cada um com o seu próprio link.

Apresentação multimédia

Use movimento, som e texto para contar a sua história de forma encantadora em qualquer velocidade de conexão.

Canvas

Opção exclusiva para dispositivos móveis. Oferece uma experiência em todo o ecrã do seu anúncio otimizada para telemóveis e tablets.

Anúncios de geração de leads

Os anúncios de leads no Facebook e no Instagram ajudam a coletar informações de pessoas interessadas na sua empresa. Um anúncio de registo é apresentado usando uma imagem, vídeo ou carrossel, seguido de um formulário de registo quando o utilizador se envolve com o anúncio.

Ofertas

As ofertas são descontos que pode partilhar com os clientes no Facebook. Pode criar o seu anúncio de oferta para ser exibido como uma imagem, vídeo ou carrossel.

Envolvimento com a publicação

O seu post está a ter bom alcance orgânico e quer ampliá-lo? A maioria das publicações de páginas no Facebook pode ser impulsionada para gerar mais likes, comentários, partilhas e visualizações da foto.

Participações no evento

Os anúncios de participação no evento podem ser usados para promover o reconhecimento do seu evento e gerar participações. Pode criar o seu anúncio para ser exibido como uma imagem ou vídeo.

Likes na página

Esse tipo de anúncio é usado para levar os usuários a fazer like na sua página. É possível criar um anúncio de likes com um vídeo ou uma imagem

Quais são os termos importantes?

Para não se perca com tantas informações preciosas sobre como funciona o Facebook, listamos alguns termos muito peculiares encontrados dentro da plataforma do Facebook Ads que são bastante importantes e que serão muito usados ao longo da construção das suas campanhas. Conheça a definição de alguns e entenda para que eles servem.

Feed de notícias

Para fazer com que se mantenha em contacto com sua rede de amigos e com as páginas das empresas que escolheu seguir, foi criado o feed de notícias. Esse é o local em que normalmente aparecem conteúdos com os quais mais interage ou que apresentam uma grande possibilidade de identificação com o utilizador.

Pixel de conversão

Antes de mais nada, precisa entender o que é conversão. Ela é uma acção que algum utilizador toma, como o preenchimento de um formulário ou uma interacção feita com o seu post, o que aproxima do status de potencial cliente classificado pela sua empresa.

O pixel de conversão serve para acompanhar o quão efectiva está a ser a sua campanha fora da plataforma do Facebook. Isso serve para monitorar a repercussão que ela está a ter e para verificar o que pode melhorar para atingir seus objectivos com mais precisão.

ROAS

O ROAS é a abreviação do termo Return over Ad Spend e é basicamente o cálculo do ROI em relação às suas campanhas no Facebook Ads. Mostra o retorno que obteve analisando todo o investimento que foi feito com a publicidade dentro da plataforma. Uma importante ferramenta para ficar atento e sempre considerar.

Facebook Conversion Lift

Essa é uma importante solução para calcular os impactos que os seus negócios têm apresentado. Além disso, dá uma resolução de como funciona o Facebook na sua campanha. Geralmente usado para acompanhar os parâmetros oferecidos pelo marketing, o Facebook Conversion Lift acompanha também a receita adicional que está sendo criada de modo offline.

Publicação sem exibição na Página

Esse é um dos termos que mais ajudam a perceber como funciona o Facebook. Geralmente acontece com uma publicação que foi feita, mas só vai ser veiculada em uma data específica para um determinado público. Ela pode ser usada para promover um conjunto de ofertas, e só depois aparece no feed de notícias.

Como criar uma campanha de Facebook ads?

Definidos os tipos de publicação listados acima que melhor atendam aos seus objetivos, é hora de resolver outras duas partes importantes. Confira:

Segmentação

Quando criar um anúncio, será preciso definir o público-alvo. Como foi referido, o Facebook oferece diversas possibilidades de segmentação:

  • localização (país, cidade e até mesmo região);
  • idade;
  • género;
  • idioma;
  • dados demográficos, como: relacionamento, formação, ocupação, morada, afinidade étnica, preferências políticas;
  • interesses (hobbies, gostos e hábitos);
  • comportamento (dispositivos que usam para aceder, sistemas operacionais, etc.);
  • conexões (atinja pessoas que tenham um tipo de conexão específica com a sua página, aplicação ou evento).

Fazendo uma segmentação adequada, otimiza o seu orçamento, direcionando o investimento para o alvo correto e propondo uma comunicação adequada.

Orçamento

Definir o valor que gostaria de investir em Facebook ads é importante para o planeamento da campanha. Atualmente, há duas opções para a gestão do seu orçamento.

Diário

Com o orçamento diário, define quanto gastará em cada dia de anúncio, seja para campanhas sem data para terminar (poderá cancelar quando quiser) ou com data de início e término.

Vitalício

O valor inserido será o máximo que gastará durante a sua campanha inteira, seja para um único dia ou para uma programação específica de dias e horários.

Como facilitar a criação de campanhas?

Não entendeu muito bem como funciona o Facebook ads? Achou complicado seguir algum dos passos acima? Pois saiba que há um plug-in que auxilia na criação e gestão de campanhas de anúncios no Facebook.

Com o Facebook Lead Ads, é possível automatizar várias tarefas e aumentar exponencialmente as oportunidades de negócio. Com ele, poderá criar anúncios que aumentam as oportunidades de negócio e, ao mesmo tempo, o engagement da sua página.

Gostou das nossas dicas e de aprender sobre como funciona o Facebook ads? Então acompanhe-nos nas redes sociais e fique a par de outros conteúdos como este! Estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn. Esperamos por si!

One thought on “Facebook ads: o que é e como funciona? Aprenda a usar!

    Avatar
    Dora Mussak
    12 Dezembro, 2021

    Gostei e quero fazer algo simples em este começo pois no momento nao disponho de muito dinheiro, espero vender e essa é minha meta.
    obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.