Email Marketing

FINALMENTE Gmail mudou! Passou a ser Responsive Email

28 Junho, 2019 (actualizado) |

A partir de 30 de Setembro 2016, o Gmail passou a ser Responsive Email (começou a suportar Media Queries). ATENÇÃO: Em Outubro 2016, estas alterações (Gmail suportar Media Queries) ainda estavam a decorrer. Por exemplo: Gmail ainda não suportava Media Queries na app IOS e Android. Por isso esteja atento aos desenvolvimentos em https://litmus.com/blog/gmail-to-support-responsive-email-design. Se você é um designer, ou […]

A partir de 30 de Setembro 2016, o Gmail passou a ser Responsive Email (começou a suportar Media Queries).

ATENÇÃO: Em Outubro 2016, estas alterações (Gmail suportar Media Queries) ainda estavam a decorrer. Por exemplo: Gmail ainda não suportava Media Queries na app IOS e Android. Por isso esteja atento aos desenvolvimentos em https://litmus.com/blog/gmail-to-support-responsive-email-design.

Se você é um designer, ou desempenha um cargo tecnológico, de certeza que já sabe disso  😉 Agora…se você é um comum mortal, deve estar a pensar:

“Media Queries?! Responsive Email?! Isso é importante para mim?”

Vejamos…

Já alguma vez abriu um email no seu telemóvel e… o tamanho do texto era demasiado pequeno (quase não conseguia ler) … ou botões e links demasiados pequenos (é uma luta conseguir clicar neles) … ou imagens demasiado grandes (para além da dimensão do ecrã)?

Isso é porque esses emails NÃO conseguem adaptar-se ao tamanho dos écrans dos telemóveis – foram criados para écrans maiores, tal como computadores.

Ou seja, esses emails NÃO são Responsive Design– não conseguem adaptar-se a todos os tamanhos de écrans (computadores; portáteis; tablets; smartphones…), rotações (horizontal vs. vertical) e resoluções dos écrans (800×600 pixels; 1024×768 pixels…).

Vejamos um exemplo.

Num computador, o email aparece assim (ver imagem seguinte):

Visualização de mail num computador

Figura – Visualização de mail num computador

E num smartphone, o email poderia aparecer certinho e direitinho (ver Fig. 2 – com Responsive Design), ou nem por isso (ver Fig. 1 – sem Responsive Design):

email gmail mobile responsive e não responsive

Figura – Visualização de um email sem Responsive Design (Fig. 1) e com Responsve Design (Fig. 2), num smartphone

Até 30 de Setembro 2016, os emails Gmail eram NÃO Responsive (ver Fig. 1).

A partir de 30 de Setembro 2016, o Gmail passou a ser Responsive Email (Fig. 2).

Um aparte, e aqui entre nós…

… até agora, o Gmail foi como “em casa de ferreiro espeto de pau” do Google, em relação ao Responsive Design!

Vejamos. Google penaliza fortemente os websites que não são Responsive Design.

No entanto, até 30 de Setembro de 2016, garantir que os seus emails eram devidamente apresentados (quando os destinatários os liam no Gmail) poderia ser um inferno – pelo menos, para quem não usava o E-goi (ver “O que significa Gmail Responsive Email para si, que usa o E-goi?”)

O mesmo acontece com o Outlook! Mas… quem não tem telhados de vidro? 😉 Por isso, mais vale tarde do que nunca!

O que significa Gmail Responsive Email para si, que usa o E-goi?”

Ou seja, tem de fazer alguma coisa, para suportar essa mudança do Gmail?

Não tem de fazer nada, desde que tenha o Responsive ativo (ou que tenha feito o HTML específico para responsive – caso se sinta à vontade com HTM).

E agora?

Agora, é celebrar com ação 😉

Se ainda não tem conta E-goi, então…

Experimente gratuitamente >>

Se já tem conta E-goi, então não adie mais!

Entre na sua área de cliente E-goi, e…

… envie esses emails e newsletters >>

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.