Estratégias de Marketing

Geração de leads: 6 dicas para melhorar os resultados

13 Junho, 2019 (actualizado) |

A geração de leads surge como uma das formas mais eficientes para assegurar uma relação saudável e duradoura entre empresa e cliente. Todavia, o que de facto são os leads e quais as estratégias que uma empresa pode utilizar para atraí-los? Para responder essa pergunta criamos este post. Acompanhe!

Quais as estratégias de marketing digital que utiliza para garantir a geração de leads qualificados e impulsionar a sua empresa na internet? Saber atrair clientes potenciais é indispensável, principalmente quando falamos de um processo de compra que já não é feito sempre de forma impulsiva.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e têm maior poder de pesquisa e decisão, o que lhes permite ignorar aquilo que não julgarem interessante. Assim sendo, a geração de leads surge como uma das formas mais eficientes para assegurar uma relação saudável e duradoura entre empresa e cliente.

No entanto, o que de facto são os leads e quais as estratégias que uma empresa pode utilizar para atraí-los? Para responder a essa pergunta criámos este post. Acompanhe!

O que são leads?

Em suma, os leads são oportunidades de negócio para o seu empreendimento. São utilizadores que forneceram dados de contatos — como nome, e-mail e telefone — em troca de uma oferta de valor — como conteúdo útil, avaliação e ferramentas.

Ou seja, trata-se de pessoas que já demonstraram interesse no tema da sua empresa e que, provavelmente, teriam vontade de saber mais sobre o que ela tem a dizer, tanto em termos de produtos ou serviços oferecidos como de conhecimento.

A empresa precisa, então, estar atenta para conduzir o cliente potencial da melhor maneira pela jornada de compra. Isso porque, geralmente, ele está à procura de uma grande quantidade de informações e, para que a sua empresa seja escolhida no final, é necessário produzir conteúdo atraente e relevante para guiá-lo ao longo do processo.

Como gerar leads para uma marca?

1. Disponibilize e-books

Disponibilizar conteúdos ricos em formato de e-book é uma das formas mais populares para gerar leads. A grande vantagem dessa alternativa é a possibilidade de aprofundar-se num determinado assunto — de uma forma que não seria possível num post do seu blog, por exemplo.

Além disso, a oferta de e-books com conteúdos valiosos permite que a empresa eduque o utilizador, obtenha os seus dados para contacto e, ainda, demonstre que é autoridade no assunto. Contudo, é imprescindível ter atenção na produção deste material para se ter o retorno desejado — vale a pena lembrar que o processo exige bastante planeamento e pode ser demorado.

Veja alguns pontos que merecem a sua atenção:

  • ortografia;
  • edição do ficheiro;
  • linguagem ideal;
  • informações realmente úteis e passadas de modo didático;
  • formulário simples.

2. Produza webinars

Webinar — apresentações e eventos pela internet que podem ocorrer ao vivo ou não — é outra forma bastante comum de atrair leads. Para isso, porém, é preciso conhecer profundamente o público da marca, a ponto de saber exatamente aquilo que lhe interessa e produzir conteúdo relevante para a transmissão.

Outro aspecto positivo dos webinars é a possibilidade de a empresa comunicar e interagir com o utilizador, o seu potencial cliente. Desta forma é mais fácil conduzir o conteúdo de acordo com os interesses do público e responder às suas dúvidas — tudo isso por um custo consideravelmente baixo.

3. Ofereça consultorias gratuitas

Outra estratégia eficiente para gerar leads é oferecer consultorias gratuitas que ajudem na tomada de decisões, contribuindo, assim, para que o potencial cliente atinja os seus objetivos. Entretanto, é importante salientar que o foco deve ser realmente ajudar e não fechar negócio.

Esta é uma alternativa bastante interessante, uma vez que demonstra a disposição do seu negócio em solucionar as dúvidas e problemas dos seus clientes, garantindo que eles se sintam mais suscetíveis a fornecer os seus dados de contacto.

4. Forneça templates

Sabe quais são aqueles modelos de documentos prontos que são usados em qualquer contexto e facilitam um determinado trabalho — como ficheiros de excel, apresentações, contractos e calendários, por exemplo? Eles são os chamados templates e funcionam muito bem para gerar leads qualificados.

Com um apelo altamente prático, esse material surge como um facilitador para o utilizador que, uma vez mais, verá a empresa como uma solucionadora dos seus problemas. É válido lembrar que muitos negócios constroem templates próprios que otimizam o trabalho no seu dia a dia e se esquecem de que os seus leads também podem enfrentar dificuldades muito semelhantes.

Caso essa ideia criativa seja interessante para si, lembre-se de disponibilizar esse tipo de conteúdo de maneira autoexplicativa ou com instruções, pois o potencial cliente está à procura de algo prático e que simplifique a sua rotina.

5. Crie uma série de conteúdos

Concentrar uma série de conteúdos numa Landing Page é uma ideia ótima para atrair o futuro cliente e transformá-lo num lead de qualidade. Contudo, é fundamental que essa página de entrada cause uma primeira impressão positiva, pois ela funciona como uma espécie de cartão de visita do negócio.

Ela precisa ser envolvente e empolgante para o cliente em potencial, por isso é importante ser bem planeada e pensada de modo que o impressione. Ou seja, a Landing Page pode ser entendida como uma verdadeira isca digital.

Talvez esteja a perguntar-se que conteúdos ricos é possível oferecer nestas páginas. Podemos sugerir dois formatos: vídeos e cursos.

Produzir uma série de vídeos pode resultar em muitas oportunidades de negócio para a empresa, portanto não deixe de aproveitar as facilidades do audiovisual para criar conteúdos ricos e partilhá-los numa Landing Page.

Em relação aos cursos, essa é outra opção para geração de leads qualificados, uma vez que ensinar algo é uma boa maneira de conquistar a simpatia da audiência e de alcançar o status de autoridade no assunto em questão.

6. Produza podcasts

Podcast é, basicamente, uma forma de comunicação que possibilita o consumo de conteúdo em áudio. É como se fosse um programa de rádio com locutores, os quais comentam um determinado tema, e uma trilha sonora ao fundo — a diferença, no entanto, está no facto de os podcasts não serem ao vivo.

Caso prefira uma alternativa de produção mais descomplicada e divertida do que vídeos, o podcast é a opção perfeita. O ideal, então, é procurar por um ambiente acusticamente bem isolado, esmerar-se na captação do áudio e contar com profissionais que abordem o assunto de maneira bem-humorada e objetiva.

Por fim, lembre-se: o mercado está repleto de oportunidades e é preciso saber como aproveitá-las. Sendo assim, não deixe de investir na conquista de potenciais clientes, pois essa pode ser a grande mais-valia do seu negócio.

Agora que já conhece 6 diferentes estratégias para geração de leads, o que acha de descobrir a importância de monitorar visitas no e-commerce e melhorar os resultados da sua empresa de uma vez por todas?

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