Marketing Automation

Saiba como escolher a melhor ferramenta de marketing automation

24 Março, 2023 (actualizado) |

Neste artigo, vamos apresentar o que é uma ferramenta de marketing automation, suas vantagens e como escolher a melhor para o seu negócio

Agendar campanhas de e-mail marketing e publicações nas redes sociais pode ser visto como uma automação. Contudo, o universo da automação de marketing vai muito além disso. Ao escolher corretamente uma ferramenta de marketing automation para o seu negócio, pode integrar por vários canais, com mensagens personalizadas, em todas as etapas do funil de vendas.

O processo exige muita estratégia. Enquanto é bombardeado com uma quantidade gigantesca de informações, o desafio é o de manter uma relação com pessoas que nunca viu na vida. Se utilizar a mensagem certa, no canal certo e na hora certa… é um match perfeito! Nutre a lead, a mesma tem um potencial de conversão maior e, para além disso, a sua empresa aumenta a receita. Parece incrível, não acha?

Agora pense em fazer isto de forma escalável. Só precisa construir o fluxo uma vez. De seguida, monitorizar para garantir que tudo está a correr bem e pronto. Esta é a magia do marketing automation!

O que é uma ferramenta de marketing automation?

É a utilização da tecnologia, através de softwares, com o intuito de automatizar as ações e os processos de marketing. Isto não significa robotizar a relação com o cliente. Pelo contrário, torna-a mais personalizada e presente.

Quais são os seus benefícios?

A automação de marketing melhora a eficiência e da produtividade, por exemplo. E não para por aqui. Utilizando esta ferramenta, é possível, ainda:

  • agir de forma personalizada com os públicos;
  • melhorar a relação com o cliente;
  • melhor gestão de atividades;
  • organizar as tarefas;
  • reduzir trabalhos manuais;
  • aumentar a geração de leads;
  • acompanhar o processo de nutrição de leads;
  • diminuir o ciclo de vendas;
  • reduzir os custos;
  • aumentar as vendas.

Não deixe de ver o nosso artigo com tudo o que precisa saber sobre marketing automation.

Como escolher a melhor ferramenta?

É importante entender agora como escolher a ferramenta de marketing automation que melhor responde às necessidades da sua empresa. Por isso, conheça as principais dicas para ajudar nessa decisão.

Muitos canais num só lugar

Procure por uma ferramenta que ofereça muitas funções. Além de aumentar a sua produtividade, o facto de integrar vários canais faz com que a estratégia seja construída num só sitio. Pode captar a lead, nutrir, converter e fidelizar, por exemplo.

Acompanhamento estratégico

Com os objetivos do seu negócio e a sua estratégia de marketing já definidos, procure por uma ferramenta que possa oferecer um Acompanhamento Estratégico Personalizado. Constrói fluxos de automação avançados com a ajuda de especialistas em marketing digital, e, acima de tudo, consegue ter mais tempo livre para dedicar a outras atividades.

Verifique a facilidade

Não adianta a ferramenta parecer completa, quando é quase impossível colocá-la em prática. A plataforma deve ser intuitiva e de fácil acesso. Para além disso, o idioma é um dos itens a ser avaliado nesta etapa. Atrapalha a velocidade se precisar de apoio sempre que for utilizar algum recurso. O que nos leva ao próximo item.

Avalie como é o suporte

Por muito fácil que seja usar a ferramenta, em algum momento será necessário recorrer ao suporte. Não vai querer ver a sua estratégia de marketing parada por falta dele. Sendo assim, é bom verificar como funciona essa assistência antes de contratar o serviço.

Entenda as possibilidades de personalização

Para algumas instituições é fundamental poder personalizar uma campanha. Confirmar essa possibilidade no sistema vai evitar dores de cabeça após a contratação. Por isso, verifique se tem como configurar processos, inserir marcas, segmentar, entre outras.

Considere as integrações com outras ferramentas

As ferramentas de automação de marketing dificilmente operam sozinhas. É necessária uma interligação com o CRM da empresa ou, até mesmo, com outras ferramentas, como para blog e e-commerce, por exemplo. Portanto, verifique essas opções para ter certeza que será funcional depois.

Explore os relatórios disponíveis

Acompanhar e medir são palavras de ordem no mundo do marketing. Por isso, para além de executar tarefas, é essencial ter acesso aos resultados alcançados e saber onde pode melhorar. Da mesma forma, é preciso ter acesso a relatórios que ofereçam a visão das campanhas realizadas.

Análise do custo/benefício

Tão importante como qualquer uma das dicas acima é a análise do valor pago pelo serviço. Entenda os benefícios oferecidos e qual a ferramenta trará o melhor resultado para as suas estratégias. De seguida, avalie se a relação de custo e benefício é interessante e viável para o negócio. Até mesmo para que possa optar por planos mais acessíveis dentro da mesma ferramenta.

Quais as principais funcionalidades a avaliar?

Embora cada negócio e estratégia tenha as suas particularidades, algumas funcionalidades precisam de ser avaliadas na hora de considerar as ferramentas disponíveis. Conheça as principais e como podem fazer a diferença no seu dia a dia.

Programação de envio de e-mails

Desta forma é possível configurar o envio de campanhas de e-mail marketing de acordo com a base de contactos, segmentações e o seu momento de nutrição, além de poder acompanhar os resultados através de relatórios.

Criação de landing pages

Uma forma muito utilizada para a captura de leads é a criação de landing pages, por exemplo, nas quais os utilizadores preenchem os seus contactos, geralmente para campanhas exclusivas. Esteja atento à utilização em vários dispositivos.

Agendamento de publicações nas redes sociais

Se eu pudesse apostar, apostaria que a grande maioria dos seus atuais e potenciais clientes estão nas redes sociais. No entanto, não é fácil criar conteúdo para diferentes plataformas, publicar e ainda monitorizar. A atualização constante é muito importante, mas, muitas vezes, o tempo é reduzido. Então, a opção é agendar estas punblicações nas redes sociais.

Segmentação de listas

Nem todos os seus clientes estão na mesma etapa no funil de vendas e é essencial que a mensagem seja personalizada de acordo com a sua fase de nutrição. Por isso, é muito importante segmentar os seus contactos de acordo com os interesses de cada um.

Lead Tracking e Lead Scoring

Estes são recursos de deteção da oportunidade, desde a captura até a conversão e o seu processo de qualificação. Assim, conhece melhor o seu cliente e consegue fazer ações mais assertivas e efetivas.

Em conclusão:

Se procura uma ferramenta de marketing automation, não faltam opções no mercado. São todas muito importantes para que as suas campanhas se tornem cada vez mais certeiras e com melhores resultados. No entanto, para isso, é essencial escolher uma plataforma que esteja em sintonia com os seus objetivos e que ofereça o necessário para a boa execução das suas ações. Esteja atento a isso e não terá mais dúvidas.

Quer dar um passo em direção à automação de marketing? Nós ajudamos!

Quero testar »

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.