Email Marketing

Marketing de Conteúdo e Email Marketing: Como Unir essas Estratégias

18 Janeiro, 2018 |

Você possivelmente já conhece o poder do Marketing de Conteúdo e do Email Marketing individualmente. Sabe, então que o Marketing de Conteúdo é uma excelente estratégia de atração de novos clientes, através da geração de valor e da construção de autoridade. Deve saber também que o Email Marketing não morreu e continua sendo o melhor […]

Você possivelmente já conhece o poder do Marketing de Conteúdo e do Email Marketing individualmente.

Sabe, então que o Marketing de Conteúdo é uma excelente estratégia de atração de novos clientes, através da geração de valor e da construção de autoridade.

Deve saber também que o Email Marketing não morreu e continua sendo o melhor canal de comunicação direta e exclusiva com o seu potencial cliente, ajudando a fomentar um relacionamento saudável e que aproxima empresas e pessoas.

Então, se cada uma já tem um papel fundamental para o Marketing do seu negócio e podem gerar resultados incríveis, imagine o poder dessas duas estratégias juntas!

Neste post vamos justamente ajudar você a alinhar e coordenar Marketing de Conteúdo e Emails para aumentar o potencial de cada uma dessas ações, fazendo muito mais com o que você já tem.

E se você só faz uso de uma dessas estratégias, vai entender como a outra é importante e impacta diretamente nos frutos que você vem colhendo!

Mas antes, vamos entender melhor como cada uma delas funciona separadamente.

O poder do Marketing de Conteúdo

Como você já sabe, a melhor estratégia de atração de novos clientes é através do Marketing de Conteúdo.

Afinal, com ele é possível ser a resposta que os seus potenciais consumidores procuram, tirando as principais dúvidas deles sobre temas relacionados a sua área de atuação.

Com isso, estará a:

  • Educar o seu mercado;
  • Gerar autoridade;
  • Aumentar as hipóteses de alcançar boas posições nos mecanismos de pesquisa;
  • Atrair as pessoas certas!

Excelente, não é? Só uma estratégia como essa pode transformar a maneira com que a sua empresa vende, aumentando muito as vendas!

Mas existem outras estratégias incríveis, e uma delas é com certeza o Email Marketing.

A força do Email Marketing

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Email continua a ser uma fantástica estratégia de Marketing, afinal, quem não email?

Para se ter uma ideia, cerca de 92% dos adultos presentes online utilizam email, sendo que 61% deles utilizam diariamente, segundo pesquisa da Pew Research. É muita gente e, com isso, muitas oportunidades.

A grande vantagem dos emails é reter a atenção e com isso construir uma relação de confiança e interesse por parte dos seus contatos.

Cada novo email é uma nova oportunidade de falar diretamente com o utilizador e obter alguns minutos — ou mesmo segundos — da sua preciosa atenção.

E no meio de tantos ruídos de comunicação e tantas informações que tentam roubar a atenção do seu potencial cliente, ter a possibilidade de uma comunicação pessoal vale ouro.

Agora, entendendo melhor cada uma delas, imagine quantas possibilidades e benefícios existem na junção dessas duas estratégias!

Unindo Forças: Marketing de Conteúdo + Email Marketing

Se já trabalha com uma ou mesmo essas duas estratégias de forma individual, parabéns: você possivelmente já está conquistando bons números e ganhando vantagem em relação aos seus concorrentes.

Porém, a grande jogada de Marketing é nunca excluir uma estratégia em detrimento de outra, mas unir forças para alcançar os melhores resultados!

Assim você potencializa a capacidade de cada estratégia gerar benefícios e ainda conquista novas possibilidades.

Como o Email Marketing contribui para uma estratégia de Conteúdo

Você quer, com o conteúdo, atrair a maior quantidade de pessoas para o seu blog. Afinal, quanto mais visitas, mais leads. E quanto mais leads, mais oportunidades de venda.

Além disso, o número de visitas é um dos fatores que podem ajudar no ranqueamento das suas páginas, afinal os mecanismos entendem que quanto mais pessoas leem os seus posts, mais valor ele tem gerado.

Por isso, que tal criar uma newsletter e divulgar os seus melhores conteúdos por email?

Você possivelmente já tem os contatos dos seus clientes atuais ou passados, e essa pode ser a oportunidade de atraí-los tanto a conhecer os seus conteúdos quanto a comprar-lhe mais!

O ROI — retorno sobre o investimento — de uma estratégia de email é muito alto, afinal os investimentos para criar uma campanha são muito baixos.

Com isso, esse pode ser um dos principais canais de aquisição de visitas, largando a dependência das redes sociais e criando um novo canal de comunicação.

Além disso, com o tempo poderá segmentar a sua base de contatos, direcionando apenas os conteúdos que realmente interessam para as pessoas certas e aumentando a sua conversão!

Como o Marketing de Conteúdo incrementa as ações de Email Marketing

De caras, você que já tem uma estratégia de emails ou planeia começar uma sabe que quanto maior for a sua base de contatos realmente engajados, melhores serão os seus resultados.

E o seu blog pode ser uma excelente ferramenta de captura de novos emails, para incrementar a sua base de dados e melhorar as suas métricas de engajamento, gerando mais resultados com os emails.

Além disso, um email só será aberto e terá a interação dos seus utilizadores se tiver — além de um bom assunto — conteúdos que realmente façam sentido e gerem valor para os seus leitores.

Por isso, você precisa usar a sua estratégia de conteúdo como uma fonte de bons emails, partilhando os melhores posts, ebooks e infográficos da sua estratégia e aumentando o engajamento dos seus contatos.

Afinal, ninguém merece receber apenas emails promocionais, a falar sobre os seus produtos e serviços.

Eles são importantes, mas não devem ser a principal fonte de conteúdo das suas newsletters. Caso contrário, em muito pouco tempo os seus contatos ficarão cansados de receber emails promocionais e acabarão por se remover.

Pensar fora da caixa: novas maneiras de combinar estratégias de conteúdo e email

Todas as possibilidades que listamos até aqui são apenas o básico que sua equipa poderá fazer para combinar essas duas estratégias.

Além disso, existem diversas formas de dar um passo a mais e ir além do óbvio e alcançar excelentes resultados!

Por isso, vamos listar algumas possibilidades:

1. Crie fluxos de nutrição

Isso já é comum com materiais ricos e outros conteúdos, porém mesmo os seus blogposts podem fazer parte de um ciclo de automação de emails.

Para isso, além de uma boa ferramenta, basta segmentar a sua base de contactos através das áreas de interesse ou perfis e, com isso, criar uma sequência de emails que ajude os seus contactos a caminhar pelo funil de vendas de maneira saudável.

2. Crie um fluxo RSS

Além disso, no seu blog é possível permitir que as pessoas se registem para receber automaticamente as novidades dos seus conteúdos, segmentando tanto por tema como pelo tempo médio de recebimento dos emails!

Assim cria mais uma possibilidade para que as pessoas mais interessadas estejam sempre atentas às atualizações dos seus conteúdos, mantendo-as sempre engajadas e bem informadas a seu respeito.

3. Use os dados a seu favor

Criar diferentes emails sobre diferentes assuntos vai ajudar a entender melhor quais são os principais interesses da sua persona.

Afinal, se trabalha com Marketing e percebeu que os emails sobre Redes Sociais geram mais cliques que os sobre SEO, essa é uma grande oportunidade para direcionar esforços e aumentar a produção de conteúdos sobre o tema que realmente gera valor para os seus contatos.

4. Não pense apenas em blogposts e ebooks

Infográficos, vídeos, webinars… todos eles são bons conteúdos para serem divulgados por email!

Por isso incremente os seus disparos e divulgue todos os tipos de conteúdos criados que possam ser relevantes para a sua base de emails!

Essa ação também ajudará a entender o tipo de conteúdo que gera o maior engajamento — e com isso o maior interesse — da sua base de dados, ajudando a sua equipa de conteúdo a estar cada vez mais alinhada com as expectativas do seu público.

5. Invista no visual dos seus emails

Além do assunto, outros elementos ajudam a captar a atenção dos seus leitores de email, mesmo quando estiver a divulgar os seus conteúdos.

Por isso, pode usar imagens que ajudem a entender os conteúdos presentes no email, cores, gifs e o que mais fizer sentido.

Lembre-se sempre de não exagerar. A boa experiência do utilizador é uma prioridade, mas só descobrirá o que realmente funciona se testar.

6. Incentive as pessoas a registaram-se para receber emails

Pop-ups, campos de registo no site, posts em redes sociais… tudo isso pode incentivar as pessoas a inscreverem-se na suas newsletters, aumentando a sua base e também o engajamento dos seus contatos.

Afinal, as pessoas nunca se vão inscrever para receberem os seus emails se não souberem que isso é possível!

Conclusão: vá além do que já faz

Teste coisas novas sempre e garanta que a sua equipa está sempre à procura de novas possibilidades para fazer um bom casamento entre essas duas estratégias.

Sem emails, os seus conteúdos não serão conhecidos por tantas pessoas. Sem conteúdos, a sua equipa de email em pouco tempo esgotará as possibilidades, perdendo a atenção dos seus contatos!

E se precisa de mais insights para começar a combinar essas duas possibilidades, nós podemos ajudar.

Faça o download do nosso ebook e descubra diversas maneiras de integrar conteúdos e emails de uma maneira que faça sentido para o seu leitor e ao mesmo tempo contribua para o desenvolvimento da sua estratégia de Marketing.

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