Estratégias de Marketing

5 técnicas de marketing pessoal para melhorar a sua autoridade online

25 Maio, 2018 |

Muitas pessoas, porém, não têm conhecimento da magnitude e das portas que este recurso é capaz de abrir. Reunimos aqui algumas dicas práticas para melhorar a sua autoridade online através do marketing pessoal! Acompanhe!

Com certeza, já ouviu falar em marketing pessoal, mas talvez não tenha uma noção real do quão fundamental é colocá-lo em prática e aprimorá-lo para se destacar no mercado de trabalho e na internet. Aliás, será que tem feito um bom trabalho com a sua imagem pessoal?

Sabemos que, com o surgimento da internet, o processo de construção da marca pessoal foi tremendamente facilitado. Afinal, ela permite obter excelentes resultados a partir de investimentos razoáveis.

Muitas pessoas, porém, não têm conhecimento da magnitude e das portas que este recurso é capaz de abrir. Por isso, não lhe dão a devida atenção e acabam por adotar posturas que desfavorecem sua reputação no universo online.

Então, para que não cometa esse tipo de erro, reunimos aqui algumas dicas práticas para melhorar a sua autoridade online através do marketing pessoal! Acompanhe:

O que é marketing pessoal e qual é a sua importância

Antes de vermos as dicas, é preciso que não haja dúvidas relativamente ao que é o marketing pessoal e à sua importância. Quando falamos neste tipo de marketing, referimos-nos, claramente, às pessoas — e não a um produto ou serviço, necessariamente.

Podemos pensar no marketing pessoal como um método para ser visto por um público específico, chamando à atenção de maneira natural e inteligente. Dessa forma, é possível destacar-se, transmitir bons valores e demonstrar capacidades e qualidades que são valorizadas no âmbito profissional.

Bom, talvez ainda não tenha ficado claro o porquê de essa estratégia ser tão importante. Então, pense bem: de que adianta ser um profissional competente, qualificado e capacitado, se ninguém sabe disso? De qual maneira seria possível aproveitar todas as suas habilidades? A resposta para essa segunda pergunta é o marketing pessoal.

Por outras palavras, ele é a melhor forma de promover a sua imagem, trabalho e conteúdo de modo a que o público perceba o seu valor e tenha uma ótima impressão de si, tanto como pessoa quanto como profissional. Ainda assim, não confunda: não se trata de mera vaidade pessoal ou culto ao ego.

Como melhorar a sua autoridade online com o marketing pessoal

1. Saiba comportar-se na internet

Às vezes, no universo online é um pouco complicado separar o pessoal do profissional, mas isso é extremamente necessário. Saber como se comportar na internet é indispensável para não se expor desnecessariamente e evitar as famosas gafes.

Tenha em mente que a internet amplia as possibilidades e aumenta o seu alcance — qualquer informação a seu respeito agora é facilmente encontrada. Isso pode ser algo bom ou ruim, dependendo da forma como se posiciona.

Sendo assim, sugerimos atenção aos seguintes pontos:

  • tenha cuidado com posts polémicos e evite discussões online;
  • separe o pessoal do profissional — por exemplo, existe o LinkedIn para relações estritamente profissionais;
  • tenha cuidado com fotos e preserve a sua intimidade;
  • não polua a timeline alheia com posts e informações inúteis, que nada agregam ao seu público-alvo;
  • utilize a linguagem e o tom corretos;
  • evite demonstrar arrogância ou fazer piadas sobre tudo;
  • pense e repense antes de postar algo.

2. Crie perfis de qualidade

A dica aqui é prezar pela coerência. O seu marketing pessoal deve ser consistente em todas as suas redes sociais, bem como no site e no blog, para que o público se “ligue” a si mais facilmente.

Então, procure harmonizar cores, linguagem e imagens nos seus canais e conteúdos. Assim ele consegue notar quais são as características dos seus perfis que fazem sentido e que o representam.

Bom, isso tudo partindo do princípio de que conhece as suas personas — os perfis de pessoas que deseja impactar com a sua estratégia de marketing pessoal.

Dessa forma, torna-se mais fácil criar conteúdos relevantes, participar em grupos onde se partilha conhecimentos da área, fazer interações inteligentes e cultivar relacionamentos.

3. Utilize o marketing digital a seu favor

Já trabalha com um público bem definido, e deve saber o que ele procura para agir com base nisso. Por isso, caso ainda não o tenha, crie um blog: forneça conteúdo sobre o seu nicho de atuação e aposte no SEO para impulsionar a sua marca pessoal no Google.

Veja outras sugestões:

  • seja ativo nas redes sociais (com muito bom senso e sabedoria, é claro);
  • fale sobre o seu trabalho e mais-valias;
  • mantenha um perfil atualizado no LinkedIn;
  • partilhe conteúdos relevantes e próprios;
  • produza vídeos e webnários;
  • participe em fóruns da sua área de atuação;
  • aproveite o Instagram Stories;
  • interaja — converse, partilhe e comente conteúdos relacionados aos seus interesses para expandir a sua rede de contatos.

4. Escolha qual o conteúdo a publicar para atrair pessoas

Para atrair e conquistar a audiência é preciso, realmente, destacar quais são as vantagens enquanto profissional. As pessoas devem encontrar algo em si que não encontram em mais ninguém. Nesse sentido, questione-se: quais são as suas mais valias? Tendo isso identificado, crie conteúdo, posicione-se e garanta a sua autoridade online.

Saber qual conteúdo escolher para publicar no seu blog ou nas suas redes sociais é uma ótima forma de oferecer valor. Por isso, procure fontes pouco acessíveis nas suas pesquisas e acrescente reflexões pessoais com que as pessoas possam identificar-se e para que também se torne uma referência no assunto.

Caso esteja a parecer difícil, tire um tempo para estudar o perfil da sua audiência e compreender de que forma ela poderia interessar-se e “engajar-se” com o seu conteúdo. A partir disso, é possível determinar o que publicar nos seus canais.

Não deixe, ainda, de seguir pessoas que tenham uma boa imagem! Espelhe-se nelas e no que elas criam, e identifique o que parece funcionar e o que poderia ser melhorado nos seus perfis. Afinal, o que seria pertinente partilhar com os seus seguidores?

5. Relacione-se

O networking é imprescindível para uma estratégia de marketing pessoal eficiente, pois permite-lhe ser mais conhecido. Então, mantenha contato, faça parcerias, troque conhecimento e aprenda com profissionais que conheceu e achou interessantes.

Para encontrar essas personalidades influentes, vá aos eventos da sua área, entregue e troque cartões de visita, apresente-se e converse educadamente.

Além de cultivar essas relações, saiba que eles não devem ser baseados em interesses, mas sim em cooperação mútua. Afinal, profissionais bem-sucedidos entendem a importância de relacionar-se e estar, sinceramente, à disposição para ajudar, mesmo quando não precisam.

Outra ideia é explorar todo o potencial do LinkedIn. A rede social é a mais indicada para criar relações profissionais, portanto, aproveite os seus recursos e invista na sua imagem pessoal online.

Mesmo que não tenha muita experiência profissional, veja quantas possibilidades essa rede social lhe proporciona:

  • anexar certificados;
  • falar de experiências, como trabalhos voluntários e estágios;
  • apontar resultados de testes e prémios;
  • pedir recomendações;
  • interagir com pessoas da sua idade que podem tornar-se contatos relevantes no futuro;
  • participar em grupos;
  • atualizar o perfil conforme for evoluindo na carreira.

Enfim, como vimos até aqui, ao investir no marketing pessoal conseguirá mostrar ao mundo as suas mais-valias, a sua personalidade e o seu legado — coisas que só você tem e que ninguém pode copiar!

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