Estratégias de Marketing

Mensagens personalizadas: como aumentar o engagement do público?

12 Junho, 2019 (actualizado) |

Em tempos de globalização e acesso frenético a conteúdos, as mensagens personalizadas podem-se tornar grandes aliadas de um negócio com foco na comunicação digital.

A verdade é que hoje, com o acesso irrestrito a serviços e conteúdos pela Internet, as pessoas estão em busca de atendimentos e contactos diferenciados e únicos, que as façam se sentirem especiais e mais confiantes naquilo que escolheram consumir.

Ao utilizar as tácticas de mensagens personalizadas, a sua página gera mais leads e cria, com o seu público, uma boa relação que se consolida desde o primeiro contacto. Investir nesse tipo de comunicação pode ser o empurrãozinho que faltava para alcançar um novo patamar de relacionamento com os seus visitantes.

E isso é só o início! Neste artigo, vamos nos aprofundar nos benefícios das mensagens personalizadas e nas maneiras através das quais elas podem aumentar consideravelmente o engagement do seu público. Acompanhe!

A personalização de conteúdo

Em termos gerais, a personalização de conteúdo é uma estratégia de comunicação através da qual uma página ou serviço pode personalizar a sua relação com novos visitantes e com o seu público já estabelecido, trazendo uma forma de contacto em que o visitante se sinta mais acolhido e entendido.

O principal método de realização da personalização são as mensagens personalizadas, no entanto isso também pode ser feito através de anúncios, conteúdos disponíveis no seu blog e outros meios que também podem ser personalizados. Isso segmenta e direcciona a conversa com o visitante, de forma a atraí-lo aos seus objectivos.

A personalização de conteúdo é conhecida por diferentes termos que, normalmente, envolvem também palavras, como dinamismo, mensagens e comunicação, mas que se referem à mesma prática. Praticamente é quando faz a escolha certa do tom a ser usado para aquele visitante.

A prática da personalização

Através da personalização de conteúdo, pode utilizar os diversos dados colectados de visitantes recorrentes e leads em potencial para seccionar a abordagem de acordo com os pontos de sua preferência, como nome, histórico de navegação, landing pages, e-mail marketing, anúncios e outros.

Assim, a sua página pode seleccionar as informações vistas pelo visitante, tanto com foco no interesse previamente demonstrado por ele quanto em seus dados pessoais e profissionais. Dessa forma, ele passa a sentir-se mais reconhecido e mais inclinado a adquirir algum produto ou serviço — sem esquecer da possibilidade dele se tornar um visitante assíduo do site.

Investindo em mensagens personalizadas

Já deve ter percebido a quantidade de serviços e conteúdos disponíveis na Internet, ao alcance de um clique, muitos ocupando o lugar de concorrentes. Levando isso em consideração, como se destacar? Estamos num mercado competitivo e não podemos duvidar disso, nem mesmo deixar de ficar monitorando e atentos as tácticas dos concorrentes.

Existem muitas empresas que procuram copiar os mesmos processos feitos por suas empresas concorrentes, criando assim um mercado em que o visitante não consegue diferenciar uma empresa da outra diante da falta de personalização nos seus serviços. Uma das formas de obter um diferencial competitivo é com o uso de mensagens personalizadas.

A importância da atenção ao cliente

Imagine, por exemplo, que é um cliente e entra numa loja onde sempre comprou. Ainda assim, os atendentes não se abalam com a sua presença, chegando até mesmo a ignorá-lo, e não se lembram do seu nome ou dos itens que costuma comprar. Isso gera uma frustração muito grande ao visitante e, com certeza, ele não estará motivado a voltar àquele lugar.

Indo mais longe, imagine que deixou uma compra reservada na loja, mas, ao retornar, ela não está separada e nem mesmo o gerente lembra da sua reserva. Não é uma boa experiência, correcto? Dá a impressão de que a loja está ocupada demais com outras coisas e que sua necessidade de compra de nada tem importância para a empresa.

Agora, imagine que resolve fazer as suas compras noutra loja, na qual nunca foi. Assim que entra no ambiente, um empregado simpático vem perguntar o seu nome e coloca-se disponível. Fica atento às peças que chamam a sua atenção e ao estilo de roupas que veste.

Depois de muita observação, o empregado faz sugestões certeiras, que lhe chegam a impressionar. Isso sem nunca esquecer o seu nome ou deixar de tratá-lo de maneira pessoal e cordial. Aí sim, dá vontade de comprar e de voltar sempre, não é mesmo?

Consideração online e offline

Como pode ver no tópico acima, é importante saber dar ao visitante um atendimento em que ele se sinta acolhido e prestigiado. Entender as necessidades dele é uma forma de fazê-lo criar confiança na sua marca e, posteriormente, divulgar de forma espontânea seus produtos e serviços para a rede de amigos dele.

Com a personalização de mensagens online é a mesma coisa. Os dados que utiliza, para segmentar a comunicação com o seu público, fazem com que ele se sinta reconhecido e imediatamente conectado. Consequentemente, a prática colabora para que gere leads ao longo de todo o funil de vendas, até mesmo em um primeiro contacto.

Além disso, mensagens personalizadas incentivam o engagement tanto de que quem já é cliente quanto de quem tem o potencial de vir a acompanhar o seu trabalho. Em linguagem clara, isso quer dizer que as hipóteses de aumentar a sua taxa de conversão aumentam.

Porém, é preciso escolher com atenção o tipo de linguagem que vai optar para transmitir essas mensagens. Será necessário falar de uma forma mais formal para transmitir maior seriedade ou o uso de termo mais contemporâneos pode causar uma aceitação maior nos seus visitantes? É bom levar em consideração essas questões ao fazer suas estratégias.

Criando e aplicando as estratégias

A personalização é um método com muitas possibilidades e tudo vai variar de acordo com a quantidade de dados que tem, com os seus objectivos e com o que deseja oferecer. Precisa também levar em consideração, na hora da criação de suas mensagens, se elas estão alinhadas à missão e à visão da sua empresa.

É interessante que o colaborador, que ficará encarregado na criação dessas mensagens, ter um conhecimento profundo da imagem da empresa. Pois, tendo esse tipo de conhecimento, fica mais fácil formular estratégias que estejam alinhadas às propostas da empresa e não prometer algo que não vai ao encontro do que ela propõe.

Para começar, faça um levantamento de dados dos seus diferentes públicos — visitantes das suas páginas, leads etc. — para definir quais informações podem ser úteis e em que lugares você deseja aplicá-las. A partir daí, existem dois caminhos a seguir. Veja!

Informações do visitante

Sabe quando recebe aquela mensagem pop-up, um e-mail marketing ou abre uma landing page com o seu nome? Isso é utilizar informações do visitante, exibindo dados da pessoa. Para isso, deve-se criar um texto padrão com espaços em branco em que serão encaixadas automaticamente as variáveis escolhidas, como o nome.

Uma forma prática e rápida de conseguir esse tipo de informação é quando sua empresa disponibiliza chabots. Através deles, a empresa começa a colectar informações que o visitante vai aos poucos divulgando. Isso também é útil para padronizar mensagens para serem enviadas quando recebe questões frequentes sobre o mesmo assunto.

Alteração de conteúdos

Aqui, pode escolher investir no dinamismo do conteúdo, separando o seu público e definindo as informações que devem ser exibidas de acordo com cada grupo. É uma estratégia interessante para anúncios, indicação de conteúdos ou mesmo convites para entrar em contacto, assinar uma newsletter e afins.

O uso de chatbots pode auxiliar na análise de palavras-chave ditas pelo visitante no contacto que ele teve. Através delas, podemos passar a escrever ou indicar conteúdos relacionados ao interesse dele. Parece complicado? Saiba que existem tecnologias e softwares disponíveis que automatizam essas tarefas, de forma que nem precisa se preocupar.

Momentos para utilizar a personalização

Como tudo na vida, é preciso esperar o momento certo para realizar uma ação. Você e sua empresa não devem esquecer disso quando começarem a pôr em prática as estratégias de mensagens personalizadas. Se sua empresa ainda não utiliza essa atividade, procure saber qual é o melhor momento para iniciar esse investimento.

Vale lembrar também da importância de fazer testes antes de começar o engagement através das mensagens personalizadas. Como também, fazer uma medição. Definir a frequência de cada mensagem é importante e faz com que nem analise de forma exagerada, nem mesmo deixe de medir.

Agora que você já entendeu a importância e os benefícios das mensagens personalizadas para o engagement do seu público, aqui vão dicas de onde e como aplicar a estratégia. Acompanhe!

Nome

Essa é uma das personalizações mais simples e comuns e, ainda assim, uma das mais eficientes. Utilizar o nome do visitante ou cliente faz com que ele se sinta especial! Pode adicionar os nomes a mensagens instantâneas no Facebook, nos chats automáticos do seu site, em e-mail marketing, em push etc. Esse é um belo gatilho.

Essa é uma das formas da sua empresa ter engagement e um grande passo no investimento de mensagens personalizadas. É interessante que toda sua equipa, ou as pessoas que tiverem encarregadas dessa função, estarem atentas a esse importante detalhe que pode fazer toda a diferença.

Campos personalizados

Os Custom Fields, ou campos personalizados, são geralmente usados para inserir informações e podem receber diversos formatos. Alguns podem conter caixas de marcação, listas ou caracteres específicos. É interessante você definir as informações que devem ser compartilhadas de acordo com os interesses da pessoa.

Algumas informações que devem estar contidas são assuntos, como gostos, objectivos ou segmento empresarial. No entanto, tenha cuidado para não pedir informações a mais do visitante e ele acabar cansando-se da experiência que está a ter. Procure sempre trabalhar com as informações que são mais essenciais.

Mensagem responsiva

Não podemos deixar de lado o facto das pessoas, actualmente, sempre usarem o smartphone como forma de realizar qualquer tipo de actividade online. Esse dispositivo móvel tornou-se um meio fácil e prático de analisar e organizar a procura do nosso dia a dia. Por isso, a sua empresa precisa saber disso ao fazer mensagens personalizadas.

Considere se o visitante está acedendo ao seu site através de um dispositivo móvel e envie uma mensagem personalizada convidando-o a descarregar o seu aplicativo na hora. Com ele fica mais fácil do que o visitante aceder pelo navegador do smartphone. Além disso, uma empresa só tem a ganhar quando oferece seu próprio aplicativo.

Localização

Vai realizar um evento? Envie mensagens personalizadas ao seu público, de acordo com a localização de cada um. Pode ser um convite, um push ou até mesmo acções exclusivas para pessoas que residem, ou frequentam áreas específicas. A realização de eventos faz com que a sua empresa ganhe visibilidade no mercado.

Além de promover o networking — que é uma estratégia de poder aproximar pessoas da mesma área de interesse e estar perto de companhias do mesmo segmento que o seu — o contato com essas pessoas faz com que você amplie seus conhecimentos e fique atento às principais tendências de mercado.

A comunicação como engagement

A atenção às plataformas digitais deve ser constante e toda empresa que deseja enriquecer sua presença online sabe da eficácia das suas ferramentas. As mensagens personalizadas são uma das formas de investir em marketing digital e criar um ambiente agradável que possa trazer uma melhor experiência para qualquer visitante.

O cuidado que é preciso ter com a comunicação é constante, o marketing é um sector que muito pode ajudar na elaboração de estratégias que corroboram para a construção de uma linguagem mais próxima ao visitante para que ele se sinta compreendido e possa criar uma confiança na sua empresa.

É tudo uma questão de criar um relacionamento com o visitante de modo sólido, para que, entendendo suas necessidades, possa conduzi-lo ao caminho de decisão de compra e que ele consiga ter empatia com sua empresa. E assim, sua empresa acaba a conquistar de forma natural o engagement que ela tanto procura.

Personalizando para obter mais engagement

Como percebeu, ao longo desse conteúdo, mensagens personalizadas são algo que vai trazer um diferencial enorme para sua empresa. Para isso, é preciso um planeamento detalhado, de forma colaborativa e que incentive as pessoas da sua equipa a procurar sempre melhorar os seus processos. Pois, como bem sabemos, o mercado tem constantes mudanças e ninguém pode ficar por fora delas.

E aí, o que achou destas ideias? Para ter ainda mais sucesso nessa estratégia, não se esqueça de produzir formulários e aplicá-los ao seu público. Dessa forma, reúne informações que podem deixar as suas mensagens personalizadas cada vez mais poderosas.

Se você gostou desse conteúdo, leia também nosso artigo sobre estratégia de e-mail para blog. Nele pode aprender os benefícios desse recurso e como usá-lo a seu favor. Confira!

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