Email Marketing

O que é E-mail Marketing? [+ Vantagens de Usar este Canal]

17 Novembro, 2021 (actualizado) |

O E-mail marketing é o canal digital mais rentável. Venha conhecer toda a sua importância e as suas vantagens!

Quer saber o que é e-mail marketing e a sua importância? Neste artigo você vai perceber o quanto o email marketing é essencial na sua estratégia de marketing. Atualmente, estabelecer uma relação duradoura com os clientes requer determinação e ferramentas que possibilitem ter impacto na vida dos utilizadores. Com o e-mail marketing terá a possibilidade de trabalhar através de métricas, que vão ajudar a sua empresa a ser bem sucedida e a melhorar a forma como cria conteúdo.

Quer saber como? Venha connosco e fique a conhecer os benefícios do e-mail marketing e algumas curiosidades sobre esta estratégia!

O que é e-mail marketing?

Bem, o termo já fala por si, não é verdade? E-mail marketing é uma forma de fazer uso de mensagens eletrónicas para distribuir conteúdo, na procura de oportunidades de negócio. É a técnica mais antiga no mundo do marketing digital, e que se mantêm até os dias de hoje como um dos melhores e mais eficazes recursos de comunicação.

O email marketing é uma estratégia verdadeiramente completa pois é capaz não só de retomar o contacto com os clientes que estão inativos e adquirir novos contactos, através de prospeção como também de ser usado para fidelizar clientes.

Já pensou no quanto o email marketing é relevante? Muitas redes sociais surgiram com o avanço da tecnologia e da internet, algumas tornaram-se uma tendência e, depois de algum tempo ficaram esquecidas e outras tomaram o seu lugar mas o e-mail não morreu e continua intacto quanto à sua utilidade.

Os objetivos e a sua utilidade

Os gestores precisam entender as vantagens do e-mail marketing enquanto canal de comunicação e vendas, porque pode ser utilizado com vários objetivos. Basta saber a maneira correta de criar relações e ser objetivo em relação às estratégias que serão usadas para atingir as suas metas. Veja alguns exemplos do que pode ser feito através desta estratégia!

Manter contacto com os clientes

Através de um fluxo de nutrição, pode “conversar” com os seus clientes mostrando-se presente e, desta forma, transmitir o quanto se importa com eles. Alguns entram em contacto para encontrar um produto ou serviço que melhor sirva as suas necessidades, outros procuram conhecimento acerca de uma nova ferramenta de gestão ou liderança.

Estas opções possibilitam uma ligação com o lead. Quando for educá-lo com assuntos do seu interesse, planeie o envio de mensagens com conteúdo que o seu site oferece. Caso não tenha essa estratégia, comece a pensar nessa possibilidade. Afinal de contas, uma marca que se mostra especialista num determinado tema ou área de negócio pode alcançar um bom engagement e consequentemente gerar mais vendas.

Se a sua comunicação por email for relacionada com produtos, aproveite para informar os seus clientes sempre que houver descontos, promoções e novas linhas de produtos/serviços. É importante que seja o principal canal de informação em relação às novidades da sua empresa.

Ser Top of Mind do cliente

O Top of Mind é um sinal de notoriedade e uma maneira de manter este status é mostrando ao cliente o quanto é relevante para a sua empresa. Por isso, explore as vantagens do e-mail para conseguir alcançar cada vez mais notoriedade para a sua marca.

Captar novos clientes com e-mail marketing

A prospeção é uma atividade na vida de um vendedor em que o objetivo é a conquista de novos clientes. Muitos optam pelas vantagens do e-mail para captar o interesse de potenciais clientes. Afinal de contas, é uma ferramenta que possibilita um tom de conversa mais profissional e que mostra mais seriedade.

Interagir com os utilizadores

Nem todos os seus clientes estão nas redes sociais. Apesar de serem amplamente utilizadas, alguns utilizadores continuam a preferir o e-mail como principal forma de comunicação. Por isso, valorize o contacto com as pessoas através deste canal e ofereça conteúdos exclusivos para um melhor aproveitamento das vantagens do e-mail.

Aumentar Vendas com e-mail marketing

O aumento nas vendas é um ótimo motivo para usufruir das vantagens do e-mail. Pois assim pode aproveitar para colocar à venda produtos com prazo de validade muito próximo ou escoar stock.

Uma oportunidade interessante de venda é quando o cliente deixa algum produto abandonado no carrinho do e-commerce. Nesse momento, a sua marca pode enviar um e-mail lembrando-o de que há produtos esquecidos e que ainda pode finalizar a compra.

Conhecer melhor o cliente

Uma das vantagens do e-mail é a privacidade da conversa entre si e o cliente. Desta forma, o utilizador fica mais à vontade para expor os seus problemas e esclarecer dúvidas em relação a algum produto ou serviço.

Fidelizar clientes com e-mail marketing

fidelização de clientes através das vantagens do e-mail é um dos principais objetivos em relação ao investimento feito neste canal. A fidelização acontece quando utilizador desperta para um problema que precisa ser resolvido ou uma necessidade que necessita ser satisfeita e a empresa está presente para ajudar.

Quais os tipos de e-mail marketing?

Existem vários exemplos de e-mail com variados objetivos que dependem muito das metas que uma empresa deseja atingir e do perfil do público que será impactado pelas ações de marketing. Reunimos alguns tipos de e-mail marketing deles para uma melhor compreensão de cada um deles. Confira o que mais se aplica à sua estratégia, inspire-se e aplique no seu negócio:

O e-mail marketing é muito mais do que uma forma de comunicar, é também uma forma de tornar dinâmico o seu serviço. Existem duas formas eficazes de dar início a essa estratégia: software de Email Marketing Local ou serviços de Email Marketing Web Based (ou online).

Os locais são prestados através de um programa que é instalado no seu computador, com ligação a um servidor específico que realiza os envios aos seus destinatários.

Os web based ou online (como o E-goi) podem ser contratados online, e permitem realizar toda a gestão e configuração dos envios dos emails sem que seja necessário instalar qualquer tipo de aplicação.

Que plataforma utilizar?

Para ajudar a evitar spam e emails fraudulentos (phishing), qualquer empresa de email como o Gmail, Outlook ou Yahoo limitam os envios massivos. No caso do Gmail, por exemplo, não é possível enviar um e-mail para mais de 500 destinatários de uma só vez. Usar uma plataforma específica permite a realização das seguintes tarefas:

  • criação de newsletters para fazer e-mail marketing como um profissional;
  • elaboração de templates temáticos para as suas campanhas de vendas;
  • ferramentas para melhorar a sua campanha (análise de html, pontuação de spam, links quebrados, etc.);
  • testes A/B;
  • métricas que lhe permitem melhorar resultados, por exemplo: taxas de aberturas, cliques, geolocalização, etc.

Uma das vantagens do e-mail é a possibilidade de realizar Testes A/B, que permitem a análise de variáveis entre dois tipos de formatos. Geralmente são feitos em landing pages, com o objetivo de saber qual o design que melhor contribui para a conversão de visitantes em clientes. No caso do e-mail, é possível fazer esse teste com a sua base de dados. No entanto, fique atento e saiba analisar os resultados para tomar uma decisão mais assertiva.

Quais os benefícios do e-mail marketing?

Para perceber as vantagens do e-mail marketing pense no seguinte: por que será que geralmente não recebe todas as atualizações das páginas das quais gosta no seu Facebook ou até mesmo publicações específicas dos seus amigos?

Apesar do Facebook e, em particular, o Instagram estarem na moda, o e-mail marketing tem um enorme ganho em relação a qualquer rede social: o seu alcance não é limitado. Aqueles que fazem parte da sua lista receberão todas as suas comunicações, sem diferenciação. Conheça abaixo mais vantagens deste canal para perceber o quanto o seu uso é relevante.

Melhor ROI

O retorno sobre o investimento é o lucro que uma empresa obtém em relação ao que investiu. É uma métrica com a qual muitos gestores trabalham e que permite avaliar qual a verba que pode ser investida em tráfego de forma a aumentar a captação de novos clientes.

Claro que as redes sociais são mais modernas e atrativas. Mas o seu negócio sobrevive à custa de ferramentas bonitas ou de ferramentas lucrativas? Para se ter uma ideia, o e-mail marketing tem um ROI de 3800%. Incrível, não é? As razões pelas quais este retorno é tão melhor no e-mail marketing são óbvias: simplicidade, baixo custo e alta eficácia. Com isto, não restam dúvidas sobre os motivos pelos quais deve investir a sério nesta estratégia.

Maior interação

À primeira vista, parece que a interação é um conceito apenas ligado ao Facebook e ao Instagram. É natural pensar assim, afinal todos sabemos o quão eficazes são as redes sociais no reconhecimento da marca e na possibilidade constante de diálogo.

O que talvez não saiba – mas que os nossos parceiros da Quicksprout descobriram – é que o potencial de interação e partilha de conteúdo de um subscritor de email é três vezes superior comparativamente com o conteúdo que é partilhado com amigos e conhecidos nas redes sociais. Por isso, mesmo que elas sejam a sua principal escolha, não subestime as vantagens do e-mail marketing para atingir resultados.

Para quem enviar e-mail marketing?

Se vende produtos ou serviços, então a utilização desta ferramenta é obrigatória. Aliás, é interessante até para quem não tem intenção de vender. É perfeito para que bloggers e influenciadores digitais possam distribuir o seu conteúdo.

O e-mail marketing faz maravilhas quando combinado com o e-commerce e também serve como solução ideal em muitas outras áreas de negócio. Do turismo à saúde, das imobiliárias à banca. Onde quer que o utilize, o email marketing é uma via obrigatória para o sucesso.

Qual o primeiro passo?

O e-mail marketing é simples, eficaz e fácil de usar. Imagine-se no início do século XX, o que é mais difícil? Enviar uma carta a alguém de localidade conhecida ou esperar que a pessoa passe na rua para entregar um flyer que possivelmente nem será lido?

O email marketing segue a mesma lógica: ao ter o endereço eletrónico de um utilizador, é possível enviar uma mensagem tendo a certeza de que ela foi entregue.

Há várias soluções no mercado que lhe permitem, com poucos cliques, criar um formulário de inscrição ou fazer upload da sua lista de contactos e começar a enviar emails.

Não precisa ser um mago tecnológico. Quem utiliza o Google ou o Youtube também saberá como fazer email marketing.

Como fazer a sua lista de contactos?

Existem serviços gratuitos para começar a fazer email marketing de maneira profissional (e não só) como o plano Social One da E-goi.

Com este plano, a sua marca tem as vantagens do e-mail marketing e diversas oportunidades ao seu alcance sem custos e com todas as grandes funcionalidades. A única diferença é que os seus emails vêm com publicidade e não terá suporte técnico personalizado.

No entanto, é possível recorrer a guias, vídeos com conteúdo autoexplicativo mas, caso necessite melhorar os seus conhecimentos, pode fazer este curso grátis. Assim, aposta na sua capacitação profissional e aproveita também para ficar atento às tendências do mercado.

Quais as métricas de e-mail marketing?

As métricas são baseadas nas diversas formas de medir o resultado de uma estratégia. Isso faz com que se possa acompanhar o comportamento do cliente e se esteja em sintonia com aquilo que vai fazer com o seu negócio possa ser bem sucedido. Conheça a seguir algumas métricas de análise ao seu e-mail marketing.

Custo por lead

Para ter a segurança de um bom negócio e continuar a aproveitar as vantagens do e-mail, o custo por lead é uma forma de organizar o seu orçamento. Entenda que, cada pessoa que se interessou de alguma forma pelos seus serviços, vale uma quantia em dinheiro. Este cálculo é feito dividindo o seu investimento de marketing pelo número de leads.

Custo por clique

Parecido com o anterior, esta métrica é focada na média em dinheiro que a sua empresa recebe com os cliques no seu e-mail marketing. O resultado pode ser calculado dividindo o número de cliques pelo valor total do investimento. Por isso, aposte sempre em mensagens com títulos atraentes e que instiguem o interesse do leitor.

Taxa de rejeição

Esta métrica mostra a percentagem de pessoas que viu o seu e-mail e não interagiu com o seu conteúdo. Elas dizem muito sobre o interesse do utilizador no seu conteúdo, por isso, procure vê-las como uma forma de otimizar os conteúdos que oferece.

Que outras ferramentas digitais existem?

Conhecer as vantagens do e-mail é um primeiro passo para aqueles que querem saber mais sobre marketing digital. Envios de mensagens personalizadas são só o início. Existem outras ferramentas e soluções que maximizam os seus ganhos. Confira abaixo o exemplo de algumas delas e como funcionam.

Marketing Automation

Muitos gestores compreendem que esta estratégia representa um excelente investimento no seu negócio porque permite agilizar processos dentro da empresa e oferece a possibilidade de realizar um atendimento mais personalizado ao cliente. Com o marketing automation, a sua empresa melhora o seu ritmo de trabalho.

SMS marketing

Sabia que o SMS é bastante útil e é um serviço que também pode ser automatizado? Com este canal, é possível enviar lembretes e manter o seu cliente atento. Por exemplo, se tem uma clínica e precisa informar os pacientes das suas consultas ou simplesmente para comunicar promoções, o SMS é uma excelente alternativa.

Notificações push

Tendo em mente que os utilizadores estão sempre atentos a cada notificação que aparece nos seus smartphones, as notificações push podem ser um recurso interessante para manter os clientes atentos aos seus serviços. Um exemplo disso é informar sobre a data de um webinar que a sua empresa está a promover ou quando um e-book do interesse do cliente se encontra disponível para download.

Como pôde perceber ao longo deste artigo, é necessário que a sua marca saiba quais as vantagens do e-mail marketing para poder explorar este canal de comunicação que é tão eficaz e que pode ajudar bastante ao crescimento da sua empresa. Em suma, é preciso fazer um bom uso do email marketing, ser relevante na vida das pessoas que se interessam pelos seus produtos ou serviços e ter sempre um pensamento estratégico.

Gostou do nosso artigo? Já que se interessou por este tema, que tal saber mais sobre o regulamento geral de proteção de dados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.