Redes Sociais

Boas práticas para postar no Facebook e aumentar o engagement

13 Junho, 2019 (actualizado) |

Para além do impulsionamento dos posts no Facebook, há uma série de boas práticas que ajudam a atingir ótimos resultados. A seguir, separamos algumas dicas essenciais para postar no Facebook e ter sucesso. Confira!

No início do ano, o Facebook anunciou mais uma mudança preocupante para os produtores de conteúdo que têm páginas nesta rede. O tão temido algoritmo — que define e organiza como as milhares de publicações serão entregues ao público — foi alterado novamente.

Desde então, tem-se priorizado posts feitos por pessoas comuns, como amigos e familiares, em detrimento do que é produzido pelas páginas. Mas não se assuste: ainda é possível postar no Facebook e alcançar muita gente, aumentando o engagement de sua página.

E engana-se quem acha que os anúncios são a única solução. Para além do impulsionamento dos posts, há uma série de boas práticas que ajudam a atingir ótimos resultados.

A seguir, separamos algumas dicas essenciais para postar no Facebook e ter sucesso. Confira!

Abuse dos vídeos

Vídeo está na moda. Isso já não é novidade para ninguém. Existem até canais de televisão a pedir para os telespectadores enviarem depoimentos neste formato. Seja no Instagram, no WhatsApp ou no Facebook, esse tipo de conteúdo é cada vez mais popular.

Mas não se trata de qualquer vídeo: é preciso chamar à atenção das pessoas de alguma maneira. E a melhor forma de conseguir isso é produzindo um material que seja interessante e relevante para o seu público.

Não adianta nada fazer um vídeo lindo e muito bem produzido se o tema não despertar a curiosidade das pessoas que gostam sua página, não é verdade? Então, antes de postar no Facebook, planeie a criação dos materiais: os curtos, com menos de um minuto, geralmente têm maior engagement.

Qual o assunto sobre o qual o seu público tem mais dúvidas? Fazer um inquérito antes de produzir o conteúdo é uma boa opção. Ah, e nada de postar links do YouTube, ok? O recomendado é fazer upload do vídeo diretamente no Facebook, porque isso influencia bastante no engajamento.

Fique atento aos melhores horários

Que tal aproveitar melhor as informações que a própria rede social oferece sobre a sua audiência? No Facebook Insights, é possível saber em que horários a maior parte do seu público está on-line, aumentando, assim, as hipóteses de que os interessados sejam impactados pelas suas publicações.

Seria um desperdício produzir conteúdos interessantíssimos e divulgá-los quando a maioria das pessoas não está conectada, concorda?

Então, antes de postar no Facebook, recomendamos que aceda ao gestor da página, clique em Informações e, depois, em Publicações. Nesta seção, é possível descobrir quais são os dias e horários em que o maior número de fãs está conectado. Trata-se de uma forma simples de otimizar o alcance das suas publicações.

Use o Facebook Lead Ads

Com tanta gente a produzir conteúdo e perante as mudanças anunciadas pelo Facebook, é desafiador destacar-se, não é verdade? Além de produzir conteúdo de qualidade, que atenda às expectativas do seu público, é importante utilizar o Facebook Ads da melhor maneira possível para atingir mais pessoas.

As opções para quem quer criar uma campanha são variadas, tanto em relação ao formato quanto ao objetivo, passando pelas diversas possibilidades de segmentação. Aliás, trata-se de um ponto central para ser bem-sucedido nesse aspecto.

Melhor do que tentar atingir todo a gente é chegar a quem tem mais hipóteses de se interessar pelo negócio. Portanto, definir muito bem um público-alvo é essencial para o sucesso dos anúncios.

Não percebe muito disso? Não se preocupe. Há ferramentas que auxiliam nessa missão, como o Facebook Lead Ads. Com ele, é possível automatizar várias tarefas, aumentando significativamente as oportunidades de negócio e, consequentemente, o engagement da sua página.

Recicle conteúdos antigos

Lembra-se daquele post que se tornou viral há três meses, batendo o recorde de interação na página? Que tal publicá-lo novamente, com outra roupagem? Não há problema nenhum em repetir conteúdo.

De lá para cá, o seu público pode ter crescido ou vários dos seus seguidores podem não ter visto esse post. Sendo assim, abordar o tema que fez sucesso há algum tempo atrás é mais do que recomendado.

O post original foi um card com link? Por que não fazer, agora, um vídeo curtinho? Ou um álbum de fotos? Com o assunto definido — e já sabendo que é de interesse das pessoas —, torna-se mais fácil usar a criatividade para abordá-lo.

Não se esqueça do CTA

Provavelmente já se deparou com frases do tipo “se concorda, partilhe; se discorda, goste!” ou “marque o seu amigo que ficaria ótimo com essa camisa!”, não é verdade? Essa é uma técnica muito comum e eficiente para envolver as pessoas numa publicação.

Estamos a falar dos famosos CTAs (Call to Action, em inglês, ou chamada para ação). Sem dúvida, um link que é postado com uma chamada neutra não tem o mesmo engagement de quando se adiciona um CTA como “clique e saiba mais!”.

Pode parecer óbvio que o link é divulgado para ser acedido, mas as pessoas agem mais quando há um comando explícito. Portanto, para postar no Facebook e ter um bom engagement, não se esqueça de adicionar um CTA atraente.

Converse com o público

Ao contrário dos meios de comunicação em massa, em que o público é apenas receptor das informações, há a opção de fácil interação nas redes sociais. As caixas de comentários desses canais e dos blogs não devem ser desprezadas.

Dialogar com as pessoas é essencial para saber qual o caminho a seguir para agradá-las e qual o conteúdo a produzir para despertar o interesse de cada uma delas. Portanto, faça inquéritos, perguntas ou concursos, responda aos comentários e estabeleça uma conversa.

Sem dúvida que, ao sentir-se parte da sua comunicação, o seguidor ficará muito mais estimulado a falar bem de si ou do produto/serviço que é oferecido.

Fique atento ao timing

Na internet, os famosos memes aparecem e desaparecem a uma velocidade impressionante. Por isso, é importante agir rapidamente para não ficar de fora.

O assunto que viralizou tem a ver consigo? É possível utilizá-lo sem forçar a barra? Então, corra! Ações criativas que aproveitam bem as oportunidades são ótimas para aumentar o engagement no Facebook.

Mas atenção: não deixe que o tiro lhe saia pela culatra. Avalie bem se vale a pena entrar em alguma polémica, afinal não compensa ser engraçadinho e gerar buzz a qualquer custo. Antes de postar no Facebook, pense bem no seu público e no que ele acharia de determinados conteúdos.

Como pôde ver, com algumas ações relativamente simples, é possível postar no Facebook de maneira otimizada e, assim, aumentar o engagement da sua página. Que tal partilhar nossas dicas nas redes sociais? Assim, os seus contatos vão poder colocá-las em prática também!

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