Email Marketing

Como Recuperar Clientes Inactivos (ou ex-clientes) com Email Marketing

31 Maio, 2017 |

Recuperar um cliente vs adquirir um novo Antes de tudo o resto, importa dizer que o custo de reter um cliente actual, ou de recuperar um cliente inativo, é bastante inferior ao custo de aquisição de um novo cliente. Pense no seguinte: o que é que lhe parece mais difícil? Vender o seu produto/serviço a […]

Recuperar um cliente vs adquirir um novo

Antes de tudo o resto, importa dizer que o custo de reter um cliente actual, ou de recuperar um cliente inativo, é bastante inferior ao custo de aquisição de um novo cliente. Pense no seguinte: o que é que lhe parece mais difícil? Vender o seu produto/serviço a alguém que já conhece a sua marca e já recorreu a ela previamente, ou a alguém que não sabe que a sua empresa existe? Pois. Temos a certeza que respondeu sozinho a esta questão.

Nenhum produto ou serviço está verdadeiramente acabado, e isso é bom para todos. As empresas desenvolvem versões melhoradas dos seus produtos e serviços ao longo do tempo, pelo que é natural que, durante o processo, se perca um par (ou um milhar de pares) de clientes por falhas de comunicação ou de eficácia do bem.

Quando devo apontar a comunicação a clientes inativos?

Imagine que faz parte da indústria do marketing digital e que vende um software que ajuda os seus clientes a gerir as redes sociais das suas empresas – o produto tem novidades todos os meses e um conjunto de possibilidades enorme, mas não era assim no início, certo? As coisas evoluem. É natural que no início do ciclo de vida deste produto, muitos clientes tenham desistido da sua compra, muito embora tenham sido atraídos pela ideia.

Imagine que agora tem, então, uma mão-cheia de novidades para oferecer. Um produto melhorado, adaptado às exigências do consumidor. É a oportunidade ideal para comunicar com esses ex-clientes, ou clientes inativos. Como? Nós damos-lhe umas dicas.

Pense como se só tivesse uma oportunidade

Esta devia ser uma regra de ouro para qualquer outra estratégia de comunicação de marketing por email, mas é ainda mais importante quando o tema é atrair de volta antigos consumidores. Não aborreça os seus consumidores inativos – foi por alguma razão que eles deixaram de recorrer aos seus serviços, pelo que estar constantemente a lembrar-lhes disso só vai fazer com que as coisas piorem para o seu lado.

Ao invés disso, quando comunicar para clientes inativos ou ex-clientes, faça-o como se fosse a sua última oportunidade de os ter de volta. Seja claro na sua mensagem, preciso, comunique as suas novas vantagens e características do produto. Deixe-os apaixonarem-se novamente por si e redescobrir a magia.

Recorra a dados que auxiliem na comunicação

A maioria das empresas tem mais do que um produto ou serviço. Imagine que o seu negócio é um E-commerce de calçado: faz sentido comunicar acerca da nova oferta de saltos altos a clientes que compravam exclusivamente ténis?

Uma vez mais, esta é uma regra que serve para toda a comunicação por email, e não apenas quando lida com antigos clientes. Recorra a dados internos, ao seu funil de vendas e a sistemas de automação de marketing (nós temos um excelente serviço de automação). Não desperdice aquela que pode ser a sua única oportunidade comunicando algo que não é adequado ao recipiente da mensagem.

Faça os consumidores sentirem-se desejados

Um antigo cliente (ou um cliente inativo) pode tê-lo abandonado por uma míriade de razões, mas, algures no tempo, ele esteve suficientemente encantado pela sua oferta para se tornar um cliente. Agarre-se a isso, espalhe empatia em campanhas direcionadas a eles, como um desconto especial de regresso ou alguma espécie de oferta limitada que os obrigue a repensar a sua decisão.

Lembre-se: um cliente inativo é uma lead fria. Mas continua a ser uma lead. Tire partido disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.