Estratégias de Marketing

Remarketing: o que é, por que é importante e como criar uma estratégia?

16 Outubro, 2018 |

O marketing digital oferece uma série de possibilidades para as empresas venderem mais e melhor, e uma dessas facilidades é o remarketing.

Talvez nunca tenha ouvido falar nisso, mas provavelmente lembra-se de ter sido “perseguido” enquanto navegava na internet por banners de anúncios de algum produto ou serviço que pesquisou minutos, horas ou, até mesmo, dias antes.

Acredite: isso não é obra do destino, mas remarketing mesmo. A estratégia tem um forte poder de impacto sobre o utilizador com potencial de consumo, por isso pode ser uma grande aliada do seu negócio.

Quer saber mais sobre a poderosa ferramenta? Acompanhe este post!

O que é remarketing?

Essa estratégia de marketing digital é também conhecida, genericamente, como retargeting. Targeting, em português, quer dizer “mirar” ou “apontar”, — e retargeting, portanto, significa mirar de novo no mesmo consumidor.

Em outras palavras, o remarketing sugere voltar a fazer marketing para utilizadores que já demonstraram interesse pelo seu produto ou serviço com o objectivo de gerar impacto mais uma vez. Mesmo depois do consumidor ter abandonado o site, por meio dessa estratégia a empresa consegue atrai-lo novamente, fazendo-o voltar e concluir a compra.

Com base nas acções anteriores executadas por um cliente potencial na internet, a empresa tem mais chances de direcionar seus anúncios on-line com eficiência e reconquistar aquele utilizador que seu site considerava perdido até então.

Como o remarketing pode ajudar nas vendas?

Não é à toa que o remarketing é bastante utilizado por empresas que têm negócios na internet: essa estratégia aumenta as conversões, partindo do pressuposto que o cliente raramente faz a compra depois de uma primeira pesquisa no site — especialmente quando falamos de vendas de alto valor e complexas, como as que exigem orçamentos.

É nesse cenário que o remarketing entra — para permitir que o anúncio de um produto apareça mais vezes na tela do consumidor. Dessa forma, o cliente não só será sempre lembrado da oferta e continuará ponderando sobre a compra, como estará, aos poucos, mais convencido de que vale a pena concluí-la.

Como o remarketing deve ser desenvolvido?

Como tudo no marketing, as campanhas de remarketing requerem planeamento, para não perderem o valor. Ou seja, não basta encher a tela do usuário com os anúncios dos seus produtos e esperar vencê-lo pelo cansaço. É necessário assegurar a relevância da publicidade.

É importante ter em mente que os usuários estão em diferentes estágios do processo de compra — conscientização, consideração, compra ou fidelização —, por isso, é preciso separá-los em listas conforme o tipo de acção tomada, como se fosse a segmentação do e-mail marketing.

Por exemplo: o remarketing para quem apenas visualizou o produto no seu e-commerce será diferente daquele que for direcionado ao consumidor que inseriu o item no carrinho ou que efectivamente o adquiriu. Veja outros exemplos de listas:

  • quem visitou mais de cinco páginas do seu site;
  • quem se inscreveu no seu blog;
  • quem comprou mais de 50€, 100€ ou 1.000€;
  • quem deixou um comentário em seu post;
  • quem fez download de algum conteúdo que ofereceu;
  • quem respondeu a sua pesquisa.

Existem diversas opções de listas e é sempre importante realizar essa segmentação e estruturar o plano de remarketing antes de aplicá-lo, pois, assim, a sua empresa conseguirá alcançar clientes potenciais em diferentes etapas do funil de vendas.

Com relação ao seu funcionamento, o remarketing precisa de cookies: quando  acede à página da publicidade, um cookie — uma espécie de “carimbo” — é armazenado no seu computador. É assim que o Google consegue identificar o utilizador e exibir em outros sites parceiros ou nas páginas de resultados os anúncios do produto, serviço ou site anteriormente visualizado.

Dessa forma, o consumidor será impactado durante um determinado tempo por novos anúncios da marca interessada em convencê-lo a fazer a conversão. O período dessa campanha de remarketing normalmente é de 30 dias, mas pode variar de acordo com a plataforma e as configurações

Quais as vantagens do remarketing?

A ideia dessa estratégia é manter a marca na mente do cliente enquanto ele pensa no assunto, mas talvez se pergunte se existem outras vantagens ao se investir nessa ação. A resposta é sim. Quando comparado a uma campanha comum, o remarketing apresenta vários benefícios, como:

  • foca num perfil de utilizador com elevado potencial de compra;
  • apresenta maior taxa de conversão do que a taxa das campanhas em geral;
  • proporciona maior frequência de exibição dos anúncios;
  • ajuda a eliminar a indecisão na finalização da compra.

Em relação ao último tópico, é interessante frisar que o e-commerce pode usufruir desse benefício nos casos de abandono de carrinho. Para tanto, sugerimos que você crie anúncios de remarketing oferecendo portes de envio grátis ou descontos.

Como integrar remarketing e inbound marketing?

Além de promover seus produtos, muitos e-commerces estão apostando numa possibilidade poderosa do marketing digital: integrar retargeting e inbound marketing. Isso é, criar campanhas promovendo conteúdo.

O objetivo dessa acção é combater a grande quantidade de utilizadores que não voltam para consumir mais conteúdos — um dos principais problemas do inbound marketing. Sendo assim, para captar a sua audiência e gerar leads, o retargeting pode ser associado com as técnicas de landing page.

A importância dessa estratégia fica ainda mais evidente se pararmos para pensar nas etapas de cada visitante no funil de vendas. Enquanto o uso do remarketing sozinho tende a acelerar a decisão de compra, a ferramenta combinada com o inbound marketing cria oportunidades para que o consumidor avance no processo sem perder a hipótese de construir um relacionamento antes de vender.

Como usar o remarketing nos canais?

Facebook

O remarketing no Facebook é uma ótima opção para aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce e fidelizar clientes. A rede social está entre as mais utilizadas do mundo e as chances de engagement são altíssimas, mas é necessário prestar atenção em alguns pontos. Veja as dicas:

  • faça uma segmentação correta, para auxiliar o direccionamento do remarketing;
  • realize análises periódicas dos resultados, para optimizar a campanha quando for preciso;
  • personalize os anúncios;
  • não esqueça de atualizar a publicidade quando seus produtos sofrerem mudanças de stock, preço, etc;
  • utilize o remarketing para pessoas que curtiram sua fanpage;
  • promova eventos com o remarketing.

Google

Investir em remarketing no Google Ads é importante para continuar a mostrar o seu produto para o consumidor enquanto ele pesquisa sobre o assunto. Além disso, essa é uma ótima opção para um alcance em grande escala. Algumas possibilidades dessa modalidade são:

  • otimização de lances de palavra, para ter mais chances de mostrar seu anúncio para alguém que esteja na sua lista de remarketing;
  • diminuição de lances, para você não gastar seus cliques com utilizadores que não sejam compradores potenciais;
  • customização do texto do anúncio;
  • criação de listas para otimizar visitantes.

Além desses canais, existem o Instagram, o e-mail marketing e vários outros que podem ser utilizados nessa ação de resgate aos clientes. Portanto, para aumentar suas conversões no marketing digital, não deixe de utilizar o remarketing nas campanhas do seu e-commerce.

Quer se aprofundar no assunto? Então, confira 4 regras para aumentar suas conversões!

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