Email Marketing

Estratégias de Email Marketing para Otimizar as Vendas

27 Fevereiro, 2024 (actualizado) |

Quem trabalha com e-commerce sabe que os grandes desafios são a aquisição de tráfego e consequentemente a conversão. O e-mail marketing é uma das formas mais eficientes para atrair clientes para o seu ecommerce, não tem um custo alto e proporciona um ótimo ROI, por isso, tornou-se um dos melhores canais de vendas para e-commerces.  20% do […]

Quem trabalha com e-commerce sabe que os grandes desafios são a aquisição de tráfego e consequentemente a conversão.

O e-mail marketing é uma das formas mais eficientes para atrair clientes para o seu ecommerce, não tem um custo alto e proporciona um ótimo ROI, por isso, tornou-se um dos melhores canais de vendas para e-commerces.  20% do faturação de algumas lojas virtuais é realizada através deste canal.

roi email marketing

Este artigo tem como objetivo mostrar algumas dicas para potencializar as suas vendas com o e-mail marketing, construindo uma segmentação eficiente.

Segmentação: O que é?

Quando falamos sobre segmentação do e-mail marketing, falamos sobre fazer com que o seu produto seja direcionado diretamente para o público alvo adequado à sua estratégia. Com este público definido, fica mais fácil atingir ações específicas, como gerar vendas.

Se a sua segmentação é geral, sem sexo, idade, localização e preferências definidas, vai acabar por atingir pessoas que não querem adquirir o seu produto e conteúdo, por isso a criação de uma segmentação é essencial para consiga alcançar o público certo e converter.

Como construir uma segmentação?

Para começar a construir uma segmentação eficiente, é necessário entender o seu público alvo porque dentro dele há inúmeras variações de idade, gêneros, preferências, entre outros.

Para isto é muito importante a recolha de dados na sua loja virtual e integrá-la com uma ferramenta eficiente, como a e-goi, para fazer a gestão destes dados e poder separar em vários tipos de segmentação.

Segmentação de Email Marketing para Ecommerce

Algumas informações que podem ser recolhidas no seu e-commerce:

  • # Registo do cliente
  • # Navegação no Site
  • # Categoria de produtos comprados
  • # Abandono de carrinho
  • # Histórico de compra

A segmentação tem que ser realizada com base na informação coletada. Com base nesta informação você pode comunicar, por exemplo, com clientes que compraram produtos relacionados a algum outro e, que, demonstraram pela sua navegação interesse nesta categoria.

Outro exemplo bem simples: suponhamos que o seu e-commerce vende produtos para homens e mulheres e que sua maior linha é a feminina. Não faz sentido os homens receberem uma quantidade enorme de e-mails com seleção feminina. Provavelmente muitos homens vão acabar por se remover, por não acharem o conteúdo relevante.

 

Alguns exemplos de como segmentar:

Por estágio de compra

Alguns clientes podem estar no processo de pesquisa e consideração de determinada categoria de produto, enquanto outros podem já ser clientes e estar a considerar uma próxima compra.

Interesses

Cada cliente possui uma necessidade e interesse em relação aos seus produtos. Assim, pode analisá-lo com base em seu perfil de compra e navegação no site e fazer o cliente finalizar a compra com base nestes critérios.

Engajamento

Na sua loja virtual há clientes mais ativos como consumidores e abertos a receber as suas informações, como também há um grupo de pessoas inativas e desinteressadas.

Se tirar partido dessas informações, pode enviar mensagens automatizadas com base no seu comportamento. Desta forma vai atingir clientes qualificados e obter uma taxa de conversão maior.

Conclusão

Recolhidos os dados e mapeada a jornada do cliente na sua loja virtual é possível criar várias segmentações para enviar e-mails personalizados. Segundo uma pesquisa da Forrester campanhas de email baseadas em segmentação e automação podem gerar um aumento de 4x de receita.

Então aproveite, conheça a e-goi e as suas integrações e aplique estas estratégias de segmentação no seu e-commerce. Lembrando que para lojas virtuais magento a e-goi já possui um plugin de fácil instalação. Entenda também o porque o Magento é, na nossa opinião, a melhor plataforma de e-commerce neste outro post que fizemos.

Tem alguma outra ideia de gatilho para envio de e-mail marketing com base no comportamento do consumidor na sua loja virtual?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.