Estratégias de Marketing

Técnicas de filmagem: aprenda como gravar vídeos com qualidade

14 Agosto, 2018 |

Se existe um comportamento que une todos os portugueses conectados, é o interesse por vídeos. Pessoas de diferentes perfis socio-económicos, faixas etárias, géneros, origens etc. consomem esse tipo de conteúdo com frequência.

Seja nas redes sociais, seja no WhatsApp, o vídeo definitivamente caiu no gosto popular. Novidades surgem com frequência: recentemente, o Instagram lançou a IG TV, que permite a publicação de vídeos de até 10 minutos.

Devido ao interesse crescente por esse formato, é cada vez mais importante produzir vídeos de qualidade. Por isso, conhecer e colocar em prática algumas técnicas de filmagem é mais do que recomendado.

Ao contrário do que muitos pensam, isso é não é assunto apenas de profissionais de vídeo. São dicas simples que qualquer um pode aplicar para agradar a audiência e conseguir mais seguidores no Youtube.

Para ajudar nessa tarefa, preparamos este artigo com algumas das principais técnicas de filmagem. Boa leitura e sucesso com seus vídeos!

Equipamento

A escolha do equipamento é uma parte importante do processo, caso queira oferecer um vídeo de qualidade para a sua audiência. Pode ser um smartphone ou uma câmera, o importante é que filme em HD e que, de preferência, suporte um microfone externo.

Por falar em microfone, é um item importante para o seu kit. Escolha o que mais se adapta às suas necessidades e possibilidades: direcional, de lapela etc. Ainda é interessante ter um tripé e alguns acessórios de iluminação, como lâmpadas de LED e rebatedores.

Há muitos equipamentos usados em ótimo estado e com preço mais acessível. Embora optar pelos usados seja uma boa opção, não deixe de verificar a origem e a reputação da loja ou do vendedor — em caso de pessoa física — antes de comprar.

Som

Uma das principais técnicas de filmagem diz respeito ao áudio da gravação, afinal, não adianta nada a imagem ser maravilhosa se o som deixar a desejar. Embora a maioria das câmeras tenha microfone embutido, a qualidade não costuma ser muito boa. Para uma gravação com resultado profissional, o ideal é utilizar microfones ou gravadores externos. Esses equipamentos conseguirão captar o áudio com mais qualidade.

Como citamos anteriormente, duas das opções mais comuns são o microfone direcional — que pode ser acoplado à câmera ou ao celular — e o de lapela, que é afixado na roupa da pessoa que falará. Outra alternativa é um gravador portátil: ele grava o som que posteriormente vai ser sincronizado com a imagem.

Atenção redobrada para filmagens externas, pois os barulhos tendem a ser maiores e difíceis de serem controlados. Se possível, escolha horários em que os sons do dia a dia sejam menores.

Iluminação

Saber trabalhar com a luz disponível é uma das principais técnicas de filmagem. Aqui temos uma vantagem: a melhor luz é a natural, ou seja, o sol. De graça e presente em grande parte dos dias.

Em alguns casos, talvez precise de um assistente. Utilizar um rebatedor ou um difusor pode ser necessário. Como o próprio nome já diz, o rebatedor reflete os raios solares, que podem ser direcionados para onde desejar. Já o difusor deixa a luz mais uniforme, pois “quebra” o sol, evitando definir pontos isolados.

Pela ausência da luz natural, filmar à noite ou em ambientes internos é mais desafiador. Para obter um resultado profissional, é preciso ter ainda mais atenção à iluminação. A opção com melhor custo-benefício são as luzes de LED: elas são baratas e apresentam bom resultado.

Enquadramento

Muito se fala em enquadramento quando o assunto está relacionado a técnicas de filmagem. Mas você sabe exatamente do que se trata? Enquadramento nada mais é do que posicionar os elementos dentro de uma cena, de um quadro. Para conseguir resultados profissionais, é preciso treinar seu olhar. Com o tempo, você conseguirá fazer o melhor enquadramento de maneira automática.

A “Regra dos Terços” é a mais comum. Para utilizá-la é preciso dividir a cena em nove quadrados imaginários, traçando duas linhas horizontais e duas verticais. Nos pontos de cruzamento devem estar o objeto ou o personagem que você quer destacar. A maioria das câmeras, inclusive de celulares, vem com essas linhas (grade) para orientar o enquadramento.

Abaixo elencamos alguns planos de filmagem que podem ser utilizados em vídeos para internet. Escolha o que mais se adequar às suas ideias:

  • Plano geral: a câmera fica distante do objeto, mostrando uma paisagem ou cenário por completo;
  • Plano médio: a pessoa é enquadrada por inteiro, geralmente em pé;
  • Plano americano: a pessoa é enquadrada do joelho para cima;
  • Meio primeiro plano: apenas o tronco da pessoa é enquadrado;
  • Primeiro plano: muito utilizado por youtubers, enquadramento do peito para cima;
  • Primeiríssimo plano: apenas a cabeça é enquadrada, com foco no rosto.

Criatividade

Não é porque a maioria das pessoas se filma de frente, encarando a câmera, que você terá que fazer da mesma forma. Experimente outros ângulos e estilos de narrativa diferentes. Variar os cenários também é importante.

Busque inspiração em filmes, clipes, vlogs e seriados para desenvolver seu próprio estilo de filmar. Assim, seus vídeos ficarão mais atraentes.

Edição

A edição do material está diretamente relacionada ao sucesso do produto final. É importante definir qual é o melhor formato para o seu vídeo: vai fazer cortes rápidos, usar uma tomada única, incluir imagens de cobertura, títulos ou créditos?

Há vários softwares, pagos e gratuitos, para smartphones e computadores, que auxiliam na edição de vídeos. O interessante é você testar alguns e escolher aqueles que mais gostar e tiver facilidade para usar. Confira abaixo nossas sugestões.

Lightworks

Indicado para quem já tem certa experiência em edição de vídeo, embora não seja complicado de usar. Apesar de ter muitas funcionalidades, o uso é intuitivo. A licença do programa é grátis e está disponível para PC e Mac.

Pinnacle Studio

É um software de edição bem completo, porém apresenta uma interface mais simples. É recomendado para pessoas com pouca experiência em edição. A licença é paga, com um período gratuito de teste de 15 dias. O Pinnacle está disponível para PC, MacBook e iPhone.

Adobe Premiere

Sem dúvidas é um dos programas para edição de vídeo mais famosos e utilizados. É completo e recomendado para editores profissionais. Está disponível para PC e MacBook e a licença é grátis por 30 dias.

Como pode ver, com técnicas básicas, é possível garantir um resultado profissional para o seu conteúdo. E o melhor: ficou claro que é possível produzir um vídeo de qualidade com baixo orçamento. Aliando o que você aprendeu neste artigo com técnicas de SEO para Youtube, o sucesso é garantido.

Agora que você já sabe quais técnicas de filmagem seguir para produzir um ótimo vídeo, que tal acompanhar-nos nas redes sociais para conferir mais dicas como estas? Estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn. Esperamos por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.