Email Marketing

Como Utilizar o Gatilho Mental de Urgência/Escassez

29 Junho, 2017 |

Para entender como o gatilho mental de urgência/escassez age, primeiro temos que entender como funciona a mente do consumidor.

Em muitas ocasiões de compra, os clientes seguem as seguintes etapas: reconhecimento da necessidade, pesquisa de informações, avaliação das alternativas e a compra. O intervalo entre cada etapa pode durar alguns segundos, algumas horas, alguns dias ou meses. Ou ainda, na pior das hipóteses, a compra pode não ser realizada, até porque achar que não é prioridade é muito comum.

Em contrapartida, já percebeu que quase tudo o que está menos disponível é mais valorizado? Um produto torna-se mais desejável quando é escasso. Muitas vezes até gera paixões como algumas marcas de luxo. Já deu por si a sonhar com um Ferrari?

 

Tirar partido do Gatilho Mental de Escassez para fechar negócios

Outro exemplo, você pretende comprar um apartamento e anda a avaliar algumas opções. Um dos imóveis visitados é perfeito, está numa ótima localização, o preço está dentro do seu orçamento, é espaçoso, é completamente novo, a vista é incrível, ou seja, é uma oportunidade única. Então o seu agente imobiliário liga e diz que há um outro cliente interessado neste apartamento, e que se realmente quiser, deverá fechar negócio já. Um imóvel nestas condições raramente aparece. O que faria?

Pois bem, é justamente este sentimento de perda (com a urgência e a escassez), somado a uma ansiedade positiva, que coloca a razão de lado e acelera o momento de decisão de uma compra.

Aumentando as suas Conversões através do Email Marketing

Uma das formas de trabalhar com este gatilho mental é inserindo na sua campanha de e-mail marketing uma validade para uma oferta, através de um relógio com contagem regressiva. O que chega há mente do cliente é: eu tenho uma ótima oportunidade com desconto, mas se eu não comprar agora, eu perco.

Como implementar na prática?

Para isso, utilizamos um serviço gratuito chamado Sendtric. O passo a passo do uso do Sendtric + E-goi está neste vídeo:

Se preferir, pode seguir também as etapas:

SENDTRIC

1) Aceda ao Sendtric (http://sendtric.com)

2) Insira o seu e-mail.

3) Determine a data para a contagem decrescente.

4) Escolha o seu idioma. Isto é importante para que os termos “dias, horas, minutos e segundos” apareçam no idioma adequado.

5) Escolha as cores do fundo (background) e números (numbers).

6) Se desejar que o relógio fique centralizado, marque a opção “Encapsulate in a centered table?”. Este recurso funciona na maioria dos fornecedores de e-mail marketing, porém em alguns o relógio fica alinhado à direita.

7) Aceite os Termos de Serviço. E clique em “Gerenate”.

8) Copie o código gerado no Sendtric.

E-GOI

Se já é cliente E-goi, basta clicar aqui, fazer login na sua conta, e avançar para a sua campanha de email no E-goi. Consulte este guia se ainda não sabe como criar uma.

Se ainda não é cliente E-goi, basta criar uma conta E-goi aqui:

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E seguir este passo a passo:

9) Aceda à sua campanha criada no E-goi (Easygoi).

10) Adicione o elemento “texto longo”na sua campanha e cole o código gerado no Sendtric.

11) E por último, a dica mais importante: faça muitos testes antes de enviar para a sua lista de contatos.

Se você tiver dúvida em alguma etapa deste processo, veja o vídeo. Se a dúvida persistir, comente logo abaixo.

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